A

prova prática de Residência Médica é uma etapa nos processos seletivos das principais instituições, que exige, além do conhecimento, uma postura adequada e inteligência emocional do candidato para resolver as atividades propostas em cada cenário. Saiba como funciona a prova prática de R1 e se prepare!  

Leia também: Quais são os desafios da prova de Residência Médica?

O por quê da prova prática de Residência Médica

Embora a prova prática de Residência Médica seja uma exigência da maioria das Instituições, ela não é obrigatória. Ela só começou a ser aplicada depois de 2004, quando a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) instaurou-a por meio da Resolução 008/04, ficando a cargo de cada programa decidir se esta etapa entraria no edital ou não.

Enquanto a prova teórica - obrigatória e realizada por todos os programas de Residência Médica - avalia o nível de conhecimento teórico do aluno, a prova prática é importante para testar questões comportamentais, atitudes dos candidatos ao realizar um atendimento e a inteligência emocional para lidar com os pacientes no dia a dia.  

Mas como funciona a prova prática de Residência Médica?

Ainda de acordo com a Resolução 008/04, a prova prática deverá ser aplicada aos candidatos que passaram na primeira fase (prova escrita) e irá envolver as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social.

Geralmente as instituições elaboram ao menos 5 estações com cenários, onde os candidatos terão que resolver um caso relacionado à rotina de um hospital, com o uso de um simulador, ator ou equipamento para demonstrar uma habilidade específica.

Em cada uma das 5 estações, envolvendo as áreas citadas acima, o candidato deve ficar atento aos detalhes para contemplar os itens esperados em suas respostas e atitudes. Pode acontecer da Instituição entregar um quadro clínico já definido e pedir apenas um tratamento ou cobrar procedimentos básicos, como pedir para o candidato fazer uma sutura. Em estações onde o tempo é maior, podem exigir que o candidato faça uma anamnese, por exemplo.

Qual o tempo de duração da prova prática?  

Usualmente os candidatos terão entre 5 e 10 minutos para realizar as tarefas propostas em cada uma das estações. Antes de um alerta soar, os candidatos recebem orientações sobre como proceder durante a rotação, lembrando que as questões de 10 minutos (tempo máximo permitido) exigirão mais do candidato que as questões de 5 minutos.  

Como é feita a avaliação da prova prática?  

Cada Instituição deverá, de forma explícita, colocar no edital do processo de seleção os critérios que serão avaliados. Por isso, o candidato deve ler com cuidado o edital e seguir todas as orientações da Residência Médica que pretende ingressar.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
16/9/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo