Como funciona a prova prática de Residência Médica?

Como funciona a prova prática de Residência Médica?

prova prática de Residência Médica é uma etapa nos processos seletivos das principais instituições, que exige, além do conhecimento, uma postura adequada e inteligência emocional do candidato para resolver as atividades propostas em cada cenário. Saiba como funciona a prova prática de R1 e se prepare!   Leia também: Quais são os desafios da prova de Residência Médica?

O por quê da prova prática  de Residência Médica

Embora a prova prática de Residência Médica seja uma exigência da maioria das Instituições, ela não é obrigatória. Ela só começou a ser aplicada depois de 2004, quando a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) instaurou-a por meio da Resolução 008/04, ficando a cargo de cada programa decidir se esta etapa entraria no edital ou não.   Enquanto a prova teórica - obrigatória e realizada por todos os programas de Residência Médica - avalia o nível de conhecimento teórico do aluno, a prova prática é importante para testar questões comportamentais, atitudes dos candidatos ao realizar um atendimento e a inteligência emocional para lidar com os pacientes no dia a dia.   

Mas como funciona a prova prática de Residência Médica?

Ainda de acordo com a Resolução 008/04, a prova prática deverá ser aplicada aos candidatos que passaram na primeira fase (prova escrita) e irá envolver as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social.    Geralmente as instituições elaboram ao menos 5 estações com cenários, onde os candidatos terão que resolver um caso relacionado à rotina de um hospital, com o uso de um simulador, ator ou equipamento para demonstrar uma habilidade específica.    Em cada uma das 5 estações, envolvendo as áreas citadas acima, o candidato deve ficar atento aos detalhes para contemplar os itens esperados em suas respostas e atitudes. Pode acontecer da Instituição entregar um quadro clínico já definido e pedir apenas um tratamento ou cobrar procedimentos básicos, como pedir para o candidato fazer uma sutura. Em estações onde o tempo é maior, podem exigir que o candidato faça uma anamnese, por exemplo. 

Qual o tempo de duração da prova prática?   

Usualmente os candidatos terão entre 5 e 10 minutos para realizar as tarefas propostas em cada uma das estações. Antes de um alerta soar, os candidatos recebem orientações sobre como proceder durante a rotação, lembrando que as questões de 10 minutos (tempo máximo permitido) exigirão mais do candidato que as questões de 5 minutos.  

Como é feita a avaliação da prova prática?  

Cada Instituição deverá, de forma explícita, colocar no edital do processo de seleção os critérios que serão avaliados. Por isso, o candidato deve ler com cuidado o edital e seguir todas as orientações da Residência Médica que pretende ingressar.   Quer se preparar com quem realmente entende do assunto? Podemos te ajudar! CLIQUE AQUI, para garantir sua inscrição!   


Conteúdos exclusivos

Tudo sobre a prova prática do Revalida

Tudo sobre a prova prática do Revalida

Faça o login para baixarBaixar

Você sabe a resposta dessa questão?

Alternativa incorreta...

Quer saber a resposta?

Faça seu login ou cadastre-se e continue a treinar seu conhecimento

Faça o seu cadastro

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos Medcel

Ver política de privacidade
Coach de Aprovação

Mais vistos