A

prova de Residência Médica exige, além do conhecimento técnico, muita dedicação e inteligência emocional para conciliar as outras áreas da vida. Mas com organização e foco, é possível alcançar a tão sonhada aprovação na Residência Médica.

Pensando nisso, fizemos uma lista, com vários passos importantes a serem seguidos durante o processo de preparação para o concurso de Residência Médica e que, com certeza, serão fundamentais para o candidato durante seus estudos.

Saiba quais são esses passos e se prepare!  

Leia também: Como ser aprovado na prova prática de Residência Médica.

1. Inclua os estudos na sua rotina

Além de dedicar um tempo aos estudos em formatos tradicionais, é importante aproveitar as especificidades da sua rotina para conciliar os estudos com outras áreas. Enquanto se desloca até o trabalho, escute um podcast com conteúdos relevantes ou leia um e-book ou veja vídeos curtos e explicativos enquanto está no ônibus, por exemplo.

Estude onde e quando quiser, sem necessariamente ter que abrir mão de plantões ou eventos importantes.

Cada médico tem um horário, alguns trabalham em mais de um lugar, outros têm filhos pequenos, outros moram longe e acabam perdendo muito tempo de deslocamento. Cada um sabe das suas lutas. Por isso, é importante que exista flexibilidade e disciplina na vida do candidato à Residência Médica.  

2. Tenha uma estratégia para ser aprovado na Residência Médica

Já pensou alguma vez em incluir a inteligência artificial como uma aliada nos seus estudos? Embora o ideal seja que todo o conteúdo seja revisado, sabemos que na prática a realidade é outra. Muitas vezes é preciso priorizar as questões que podem realmente cair nas provas e focar nos assuntos que provavelmente serão fatores de eliminação.

Usar a análise de dados e estatística é muito importante para perceber quais foram as questões e temas mais recorrentes nos últimos anos e de que forma eles aparecem nas provas.

3. Tenha um apoio profissional personalizado

Contar com a ajuda de um Orientador de Estudos pode ser decisivo para a sua aprovação na Residência Médica. Na Medcel, temos um profissional que apoia os alunos na jornada de estudos ao criar cronogramas personalizados, enviar lembretes e monitorar desempenho. Além disso, ele é a ponte entre alunos e corpo docente e o responsável por levar suas dúvidas até o professor.

Leia também: Quais são os desafios na prova de Residência Médica?

4. Tenha em mãos as ferramentas didáticas certas

Saber o que estudar e ter um material didático bom faz toda a diferença. Além de ser um “guia” para seus estudos, os livros, vídeos, podcasts e conteúdos em vários formatos podem ser interligados.

Na Andragogia a educação para adultos é ampla e vai além da sala de aula. Conhecida desde os anos 1970, a Andragogia acredita no ensino com foco no autoconhecimento e motivação, e é frequentemente aplicada à educação continuada. E aqui na Medcel é assim: contamos com um corpo docente extremamente qualificado e com uma didática centrada na experiência do aluno.  

5. Converse com quem já passou na Residência Médica

Saber que não está sozinho nesta jornada é fundamental. Busque conversar com médicos que são referência para você, fale com professores e colegas de profissão. Dividir as angústias e entender como a prova funciona irá trazer esclarecimento e segurança.

Aqui na Medcel já ajudamos mais de 36 mil alunos a conquistarem a tão sonhada aprovação na Residência Médica.

Clique aqui e comece a estudar gratuitamente.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
18/10/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo