A

prova prática de Residência Médica irá avaliar, além do conhecimento, as habilidades e a postura do candidato para resolver situações comuns no dia a dia de um médico.

Leia também: Como funciona a prova prática de Residência Médica?

Para os candidatos que foram aprovados na primeira etapa dos exames de Residência Médica e já provaram seus conhecimentos teóricos, agora é o momento de mostrar as habilidades práticas, tão necessárias no atendimento dos pacientes e na rotina das instituições de saúde. Pensando nesta etapa dos processos seletivos, a Medcel separou algumas dicas valiosas para o candidato passar na prova prática de Residência Médica.  

1. Postura

Tenha cuidado com o comportamento e a postura. Você deve fazer na simulação exatamente o que um médico faria em um atendimento real. Ações simples como cumprimentar o paciente, a linguagem corporal e a empatia durante a avaliação serão levadas em consideração.  

2. Observe bem o cenário em cada estação

Observe todos os instrumentos e materiais disponíveis nos cenários. Eles não estão ali por acaso. Pode acontecer também do candidato ter que solicitar algo que não esteja à vista, como um kit sutura, por exemplo. Verifique se existem instruções afixadas na mesa de atendimento, pois alguns examinadores deixam avisos de que após encerrar a anamnese, o candidato não pode voltar a fazê-la, por exemplo.  

3. Converse com o paciente

Mesmo que o paciente seja um ator ou simulador de paciente humano (manikin), siga os procedimentos padrões de um bom atendimento, iniciando a consulta com um cumprimento amistoso, peça permissão para realizar um exame físico, aqueça as mãos, verbalize o procedimento que irá fazer e ao encerrar o atendimento pergunte para o paciente se ficou alguma dúvida. Imagine que é uma situação real, entre no clima e capriche na comunicação.  

4. Seja objetivo e mantenha o foco

Nesta segunda fase do processo seletivo, os examinadores da prova prática de Residência Médica querem ver se o candidato está preparado para lidar com situações comuns do dia a dia, logo, é provável, que os casos não sejam extremamente complexos e nem com diagnósticos muito complicados. Os temas mais frequentes são doenças crônicas, hipertensão, diabetes, pré-natal, calendário vacinal, saúde da família e também alguns casos de emergência além de procedimentos como uma entubação orotraqueal ou demonstrar uma sutura, relacionados às 5 grandes áreas: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Preventiva e Social.  Se estiver com dúvidas na hora de fechar o diagnóstico, simplifique e escolha a opção mais óbvia. As chances de abordarem assuntos básicos são grandes.  

5. Higiene  

Assim como na vida real, durante a simulação dos cenários o candidato deve seguir o protocolo: lavar as mãos, manter a área de trabalho higienizada, usar luvas e máscaras quando necessário. Conforme já citamos no tópico 1, a postura também conta para a avaliação global e a higiene é uma delas.  

6. Treine e estude para a prova prática

Existem várias formas de se preparar. Além do conhecimento teórico que será muito importante, o candidato pode treinar alguns procedimentos comuns, para que na hora da prova consiga demonstrar maior habilidade e ganhar tempo.  Para aqueles que não podem fazer um curso preparatório, reúna o máximo de checklists e entenda o que foi cobrado nas estações das últimas provas. Combine com amigos para praticar juntos, por exemplo. Outras alternativas são os cursos online, com resolução de dúvidas e exercícios e os treinamentos de simulação.

Leia também: Quais são os desafios da prova prática de Residência Médica?

Dica bônus: Faça um curso preparatório para a prova prática de Residência Médica

Durante o treinamento da Medcel, o aluno aprende procedimentos que são abordados em provas práticas, todos conduzidos por professores altamente qualificados e com experiência na avaliação do aluno e criação de uma prova prática de cada uma das especialidades e temas diversos, serão discutidos o padrão ouro no atendimento e preparo da prova. O aluno desse treinamento para a prova prática terá ainda a oportunidade de manejar diferentes dispositivos médicos reais tais quais: DEA, desfibrilador hospitalar, dispositivos de manejo de via aérea, fios e instrumental cirúrgico para suturas e nós, dispositivos e instrumental ginecológico e obstétrico, entre outros.

Quer se preparar e ser aprovado na prova prática Residência Médica? Acesse nosso site garanta já a sua vaga!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
22/9/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo