ode ser que você esteja ouvindo sobre Inteligência Artificial (IA) com mais frequência nos últimos tempos, mas a verdade é que essa tecnologia já é bastante difundida em diversos segmentos, inclusive na Medicina.
A IA tem se tornado cada vez mais presente, possibilitando uma série de benefícios e oportunidades. Com o poder de processar e analisar grandes quantidades de dados, ela pode transformar a maneira como os médicos diagnosticam doenças, tratam pacientes e conduzem pesquisas médicas.
Mas, será que o envolvimento da IA no atendimento ao paciente pode ser algo que abale o protagonismo do médico? Saiba mais sobre esse universo tecnológico que está cada vez mais próximo de você!
Leia também: Veja 5 tendências do futuro da medicina
A interface histórica entre IA e Medicina
Os primórdios da Inteligência Artificial datam de muito tempo atrás, por isso, vamos destacar apenas alguns marcos importantes para o nosso contexto atual.
As décadas de 1960 e 1970 foram palco de vários acontecimentos que trouxeram a IA para a realidade médica. Um deles foi o desenvolvimento do sistema MYCIN, criado na Universidade de Stanford. MYCIN foi projetado para auxiliar no diagnóstico e tratamento de infecções sanguíneas causadas por bactérias, fornecendo recomendações de tratamento com base em informações clínicas e laboratoriais. Já Howard Bleish, outro importante pesquisador da época, oferecia um sistema que, avaliando dados de um paciente, sugeria ações para restabelecer seu equilíbrio hidroeletrolítico.
Entretanto, em relação ao atendimento propriamente dito, o primeiro chatbot foi o ELIZA. O software ELIZA foi programado para desempenhar o papel de um psicoterapeuta, enquanto os usuários humanos seriam pacientes. A interação era baseada em um script pré-determinado de acordo com a sua base de dados.
Transformando o atendimento com Inteligência Artificial
A IA tem o potencial de revolucionar o atendimento. Confira alguns avanços importantes:
1. Aprimoramento da experiência do paciente
Os pacientes podem se comunicar com assistentes virtuais ou chatbots, eliminando a necessidade de interfaces complexas ou digitais. Isso pode melhorar a experiência, facilitando o acesso a informações e serviços médicos.
2. Atendimento personalizado e contextual
Os sistemas de IA por voz podem reconhecer e interpretar comandos e solicitações dos pacientes de maneira mais precisa. Com base no histórico, informações médicas e preferências pessoais, a IA pode fornecer respostas personalizadas e contextualmente relevantes.
3. Acesso rápido a informações médicas
A agilidade na pesquisa auxilia a rotina dos médicos e também na dos pacientes. A IA pode colaborar no acesso rápido às informações, sem precisar navegar em sites ou ler longos documentos. Isso pode incluir informações sobre sintomas, diagnósticos, tratamentos, medicamentos e até mesmo agendamento de consultas.
4. Triagem e encaminhamento eficientes
A IA também pode auxiliar na identificação preliminar de sintomas e condições. Essa triagem ajudar a direcionar os pacientes para o nível de atendimento apropriado, fornecendo recomendações de cuidados ou encaminhando-os a um médico especialista, se necessário.
5. Monitoramento remoto e assistência contínua
A IA pode ser integrada a dispositivos de monitoramento remoto para coletar e analisar dados de saúde dos pacientes. Isso permite um acompanhamento contínuo e a detecção precoce de problemas, fornecendo alertas ou orientações.
Outras aplicações importantes da IA na Medicina
A IA já tem diversas aplicações que ajudam, e muito, no dia a dia médico. Relembre algumas das mais importantes:
- Auxílio em diagnósticos e/ou diagnóstico precoce: maior precisão dos resultados, buscando padrões em exames laboratoriais e de imagem, especialmente em radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. A ferramenta pode acessar bancos de imagem, fazendo comparações com exames anteriores e possibilitando ao médico um olhar mais assertivo.
- Assistência em cirurgias: pode ajudar os cirurgiões a planejar procedimentos, fornecendo informações em tempo real durante a cirurgia e até mesmo operando robôs cirúrgicos de forma mais precisa. Além disso, a IA pode analisar dados de pacientes antes, durante e após a cirurgia para otimizar os resultados e a recuperação.
- Melhora na eficiência de tratamentos: algoritmos de IA podem buscar em bibliografias correlações e padrões complexos, auxiliando na previsão de respostas a tratamentos. Um exemplo é o Watson, um programa criado pela IBM que é capaz de apontar as possibilidades mais promissoras no tratamento de um paciente, inclusive trazendo as complicações e os efeitos colaterais potenciais.
- Armazenamento e localização de dados: arquivos podem ser digitalizados, facilitando a organização e proteção, bem como o acesso a eles. Um bom exemplo são os prontuários eletrônicos.
Aproveite para ler: Avanços na medicina: inteligência artificial e cirurgia robótica
Por fim, a IA pode tirar o protagonismo médico no atendimento?
Você pode ter reparado em algumas expressões-chaves ao longo desse artigo, como: “auxilia”, “colabora”, “suporte”, “facilita”, “melhora”. Ou seja, é importante destacar que a IA deve ser usada como uma ferramenta complementar, com os médicos desempenhando um papel central na interpretação dos resultados, na tomada de decisões clínicas e na interação com os pacientes.
Então, voltando à nossa pergunta: a IA pode tirar o protagonismo médico no atendimento? A resposta é não. Até mesmo a IA por voz, que vem com a promessa de facilitar ainda mais nas intermediações, é limitada em cenários particulares da ação humana. Afinal, a Medicina ultrapassa a relação saúde-doença, tendo as interações pessoais como cernes de um cuidado abrangente e eficaz.
Assista ao vídeo do gastroenterologista e professor da Medcel, José Américo, comentando rapidamente alguns pontos sobre o assunto!
Prepare-se com a Medcel!
Que tal aproveitar e testar, por 7 dias grátis, a plataforma da Nova Medcel? CLIQUE AQUI e confira nossos cursos preparatórios para sair na frente nos processos seletivos. Comece agora mesmo sua jornada de aprovação!
Cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão. Compartilhe com seus amigos e siga a @medcel nas redes sociais!
Não deixe de ler:
Soft skills: o que são e como desenvolvê-las na carreira médica
Como fazer estágio extracurricular em Medicina?
Avanços da Medicina no cenário pós-pandemia
REFERÊNCIAS
Eliza: o primeiro robô de conversação. Disponível em: https://www.inbot.com.br/chatbots/eliza-o-primeiro-robo-de-conversacao/. Acesso em: 17 mai. 2023.
Inteligência Artificial e Medicina. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/f3kqKJjVQJxB4985fDMVb8b/. Acesso em: 17 mai. 2023.
Inteligência Artificial Na Medicina: Como Ela Pode Ser Usada? Disponível em: https://www.ipemed.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-medicina-como-ela-pode-ser-usada?utm_source=google&utm_medium=organic. Acesso em: 17 mai. 2023.
Inteligência Artificial por voz será o futuro do atendimento? Disponível em: https://www.odebate.com.br/digital/inteligencia-artificial-por-voz-sera-o-futuro-do-atendimento.html. Acesso em: 17 mai. 2023.
Inteligência artificial, prática médica e a relação médico-paciente. Disponível em: https://cqh.org.br/ojs-2.4.8/index.php/ras/article/view/134/164. Acesso em: 17 mai. 2023.
Shutterstock — valiantsin suprunovich. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/medical-ai-concept-doctor-using-artificial-2283725607. Acesso em: 17 mai. 2023.