V

ocê tem dúvidas de como é o processo para a Prova de Residência Médica, ou mesmo, de como funciona a avaliação de fato e as possibilidades para se preparar em relação aos estudos? Então, acredite! Esse post é feito para você tirar uma série de dúvidas e ficar menos ansioso para a prova de residência. Garantimos que, ao terminar de ver este post, você vai salvá-lo nos seus favoritos para consultar depois, viu?

Leia também: Como escolher o curso ideal para ser aprovado na prova de Residência Médica.

Como é o processo da Residência Médica?

Primeiramente, é importante ressaltar que cada instituição tem seu método. A USP Ribeirão, por exemplo, conta com uma fase única e no Edital de 2021, por conta da pandemia da COVID-19, a prova foi realizada de maneira remota, com fiscalização em tempo real online. O candidato estava equipado com um computador com microfone e câmera para fazer a prova – e todo o processo foi registrado em vídeo.

Mas, de maneira geral, as provas possuem uma fase – que é a prova – e, depois, uma análise curricular e uma entrevista pessoal. Já contamos como você pode fazer esse currículo aqui: o que é um currículo para a Residência Médica.

De qualquer forma, a prova sempre tem mais peso para garantir a tão sonhada vaga. Nos exames, as especialidades mais citadas são as 5 cadeiras médicas: pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, clínica médica e saúde coletiva. É importante estudar bem os temas dessas áreas e também ter em mente diferentes fatores que podem prejudicar seu desempenho.

Como é a prova de Residência Médica?

Como já falamos, dependendo da instituição, e até mesmo da especialidade, o exame pode ter diferenças grandes. A existência da prova prática é um exemplo, já que em alguns processos seletivos ela pode representar até 50% da sua nota. Em outros processos, ela pode não existir.

Obrigatória em todos os casos, a prova teórica é constituída de questões objetivas de múltipla escolha, cujo conteúdo se divide entre as cinco áreas básicas que a gente falou ali em cima. Embora não seja uma regra, a maioria das avaliações é estruturada em três níveis de dificuldade, com um peso mais ou menos parecido. Esse é um dos principais desafios do concurso.

Dica: Para não se perder tempo, recomenda-se a leitura de todo o conteúdo para que você assinale as questões mais fáceis e deixe as mais difíceis para o final.Quando exigida, a segunda fase testa as habilidades práticas do candidato. Diferentemente do que muitos recém-formados supõem, na prova prática, são cobrados apenas procedimentos simples, mas que devem ser executados com perfeição.

Leia também: Como é a prova prática da Residência Médica.  

Como me preparar para a prova de Residência Médica?

Existem várias maneiras e métodos de estudo que podem te ajudar a ser aprovados. Para finalizar esse post, trazemos para você um dos melhores jeitos de estudar para a prova de residência médica: uma lista de exercícios das principais instituições que oferecem programas de residência médica no Brasil. São as provas e os gabaritos das últimas provas! Assim, você já começa a entender a dinâmica da instituição que deseja ser aprovado e consegue ficar mais preparado para o dia da prova.

E se eu precisar de mais?

A Medcel tem uma extensa lista de cursos que podem te ajudar a se preparar para a Residência Médica. Não estamos falando somente de conteúdo para a prova, mas de todo um suporte para o processo, bem como dicas de estudos e materiais complementares que ajudarão você a passar por este momento. Quer conhecer a nossa plataforma durante 7 dias sem pagar nada? Então clique aqui e experimente agora mesmo!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
15/3/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo