arantir um bom desempenho na prova da Residência Médica exige muito mais do que dedicar horas aos estudos e realizar simulados de maneira contínua. Por isso, durante o processo de preparação para o exame, você deve ter consciência dos pontos que necessita melhorar, mas, além disso, é recomendável estar atento a alguns fatores que podem levá-lo a prejuízos na hora da prova em si.
Se você teve interesse na leitura deste texto, possivelmente já se submeteu ao exame pelo menos uma vez e notou que tem algo que pode estar te levando a um desempenho insatisfatório. É, portanto, para te ajudar a superar esses obstáculos que desenvolvemos esse material.
Saiba mais sobre o que cai na prova do IAMSPE aqui!
5 fatores que podem estar te prejudicando na prova da Residência
- Iniciar a prova da Residência Médica pela ordem, sem ter visto o conteúdo todo – Essa é uma medida que pode prejudicar a gestão do tempo de prova, uma vez que quando o candidato inicia respondendo as perguntas das áreas que domina, terá mais tempo para dedicar-se à compreensão das demais questões com mais confiança de ter ido bem em questões anteriores.
- Ler o enunciado da pergunta com pressa, como quem já domina o assunto – Essa atitude pode levar a uma interpretação enganosa do enunciado e do que a banca realmente espera do candidato na resposta.
- Esquecer-se de controlar o tempo de prova – Treinar durante os simulados, e colocar em prática o tempo de realização do exame, pode ajudar a evitar a ansiedade ao deparar-se com um número alto de questões para responder em curto tempo. Aluno Medcel tem acesso a um banco de conteúdos com mais de 83 mil questões que podem ajudar nessa tarefa.
- Não fazer pausas para administrar o estresse – É comum que a ansiedade e o estresse fiquem mais altos em alguns momentos da prova, principalmente, entre a segunda e terceira hora do exame. Por isso, é importante fazer pequenas pausas, respirar, relaxar e retomar o controle da situação quando isso ocorre; sem deixar que o nervosismo e a “necessidade” de encerrar o processo tomem conta da situação.
- Não reservar tempo ideal para passagem do gabarito – O ideal é que você tenha tempo de passar as respostas para o gabarito questão a questão, checando tudo com tranquilidade. Isso é valioso porque uma questão passada no campo errado pode prejudicar a sequência de todas as outras.
Atenção aos pontos que podem ser trabalhados durante a preparação.
Como dissemos antes, alguns fatores podem ser observados ainda na fase de estudos, a fim de melhorar o seu rendimento de maneira geral. São eles:
- Parar de gastar horas navegando em redes sociais.
- Dividir o tempo de produtividade/ estudos em pequenos blocos de hora.
- Ter consciência das horas líquidas que dedicou a cada área de estudo.
- Ter apoio na criação de um cronograma de estudos personalizado.
- Ter acesso a uma multiplataforma, que te permita ter acesso a videoaulas longas ou curtas, de onde você estiver.
- Ter contato com profissional especializado em orientar estudos. Na Medcel, os alunos têm acesso a um orientador de estudos.
- Ter conhecimento de quais são os temas mais incidentes de acordo com o seu objetivo de aprovação.
Leia também: Técnicas de memorização: como garantir que uma informação seja fixada no cérebro
Está estudando para as provas da Residência Médica? Veja as recomendações da The British University Columbia
- Organize grupos de estudos.
- Pratique simulando com provas antigas.
- Faça pausas de 5 minutos a cada 20-30 minutos de estudo.
- Estude exemplos de casos reais de pacientes.
- Use cursos de revisão.
Leia também: Como é a prova prática de Residência Médica?