O

Iamspe é a instituição dos sonhos para muitos médicos. Isso porque o Hospital do Servidor Público Estadual é um dos mais referenciados do Brasil com atendimento em rede própria e credenciada. Só em 2020, os programas de Residência Médica do Iamspe ofereceram 247 vagas, tanto de acesso direto, quanto de pré-requisito.

Conquistar uma vaga no Iamspe, por exemplo, requer muito conhecimento da prova, principalmente dos temas e das especialidades mais incidentes. Existem bancas examinadoras que gostam de cobrar alguns pontos específicos, e muitas questões ou temas podem se repetir.  

Embora o edital do Iamspe, quando divulgado, informa que as 80 questões de prova se dividem de maneira igual entre as cinco grandes áreas médicas, alguns assuntos podem cair em mais de uma área, como, por exemplo, uma questão que aborda anemia ferropriva em um bebê de 10 meses. Aqui, entram duas especialidades: Hematologia e Pediatria.  

Por isso que a categorização desses temas faz toda diferença na preparação do médico que irá prestar a prova de Residência Médica do Iamspe. Ele precisa dominar os assuntos e as especialidades de prova da instituição de interesse, e identificar qual é a incidência para alcançar uma boa pontuação.  

Leia mais: Por que fazer Residência Médica no Hospital do Servidor Público Estadual?

E quais são as especialidades mais incidentes na prova de Residência Médica do Iamspe?

A partir desse ranking de especialidades, fizemos um levantamento de temas mais recorrentes:

Em Pediatria, é comum o Iamspe cobrar Neonatologia, Imunizações, Doenças infecciosas e Doenças infecciosas respiratórias. É preciso dominar esses assuntos se quiser gabaritar a prova, não esquecendo das questões de Doenças diarreica, que costumam cair bastante.

Em Saúde Coletiva estão as questões mais difíceis, com um grau de interpretação um pouco maior que as demais. Atenção para o SUS, Vigilância em Saúde, Estudos epidemiológicos, APS e ESF e Medicina do trabalho, pois com certeza elas aparecerão na sua prova. Aprenda a interpretar números, gráficos, estatísticas e você conseguirá uns pontos a mais.

O que despenca na prova do Iamspe em Ginecologia é Endometriose, seguido por Patologias pré-neoplásicas. Vulvovaginites, Incontinência urinária e Anticoncepção também são assuntos com muita chance de serem cobrados. Estude muitas questões, se possível.

Leia mais: Pólipos e hiperplasias de endométrio: o que eu preciso saber para a prova de residência médica?

Abdome Agudo é um dos temas mais incidentes não só no Iamspe, mas em quase todas as instituições de Residência Médica do país. O nível de dificuldade e complexidade é alto, mas se você estudar direitinho, não tem o porquê ter medo. Depois vem Cuidados pré-operatórios, Abdome agudo inflamatório – Pancreatite Aguda, Princípios e conceitos em Oncologia e por fim Hérnias de parede abdominal.

Quer uma dica? Faça muitas questões de abdome agudo, não só do Iamspe, e anote seus erros.  Para revisão, disponibilizamos aqui um mapa mental pra te ajudar a dominar esse assunto.

Em Obstetrícia, o tema mais incidente na prova do Iamspe é Assistência ao pré-natal. Parto, mecanismos e complicações, Síndromes hemorrágicas, Vitalidade fetal e Síndromes hipertensivas também tem grandes chances de aparecer na sua prova. Invista seu tempo fazendo questões dessa especialidade.

Neste artigo, aprofundamos um pouco mais sobre os temas recorrentes na prova do Iamspe, mas, se você quiser ficar por dentro do que mais cai nas provas de Residência Médica em geral, acesse também o Guia Estatístico Medcel que te ajudará na sua preparação para o R1.

Gabarite a prova de Residência Médica do Iamspe 2023

Estude de maneira direcionada e seja aprovado no Iamspe! Em pouco tempo, você estará duas vezes mais preparado para alcançar a vaga dos seus sonhos. Matricule-se hoje no Reta Final Iamspe Residência Médica 2023.

Acompanhe este Blog para ficar por dentro de novidades!  

Aproveite e siga também a Medcel nas redes sociais pelos links abaixo.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
13/9/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo