Atualizado em 05/12/2022.

Se você fez a prova do IAMSPE Residência Médica 2023, no dia 03/12, sábado, já pode consultar o resultado do gabarito preliminar acessando aqui.

De acordo com o IAMSPE, esta edição contou com 4.489 inscritos para 143 vagas de acesso direto, distribuídas da seguinte forma:

Leia mais:  Relação candidato/vaga: confira as 5 instituições de R1 mais concorridas

Processo seletivo do IAMSPE 2023

O processo seletivo é composto por três fases, mas nem todas as especialidades passam pela terceira etapa. Este ano, o IAMSPE aumentou a quantidade de especialidades que terá que passar pelo processo de entrevista e análise de currículo. Confira a distribuição:

1ª FASE: Prova Objetiva, para todas as especialidades;

2ª FASE: Prova Prática (casos clínicos), para todas as especialidades;

3ª FASE: Entrevista e Análise de Currículo, para as especialidades de Dermatologia, Infectologia, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oftalmologia e Radioterapia

  • Sobre a 1ª fase:

A prova objetiva foi presencial e contou com 80 questões de 5 alternativas, com pontuação de 0,125 cada, avaliada de 0 a 10 pontos e com peso de 50% na nota final. O tempo para sua realização foi de 3h30min, realizada no turno da manhã.

  • Sobre a 2ª fase:

A prova prática (casos clínicos) aconteceu presencialmente no mesmo dia da prova objetiva (03 de dezembro de 2022), com duração de 2 horas. Ela vale de 0 a 10 pontos e tem peso de 50% na nota final.

Para Dermatologia, Infectologia, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oftalmologia e Radioterapia, o peso será de 40%.

Todos os candidatos que fizeram a prova objetiva também fizeram a prova prática, no entanto, somente serão corrigidas as provas dos candidatos aprovados e classificados na prova objetiva, segundo o que consta no item 11.2.4 do edital.

  • Sobre a 3ª fase:

Apenas os candidatos inscritos nas especialidades para Dermatologia, Infectologia, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oftalmologia e Radioterapia, participarão da terceira fase que é composta de Entrevista e Análise de Currículo, de caráter classificatória e eliminatória, avaliada na escala de 0 a 10 pontos e com peso na nota de 10% (dez por cento).

Esta fase está prevista para ser realizada entre os dias 2 e 5 de fevereiro de 2023 em local e horário a ser disponibilizado no endereço eletrônico do INSTITUTO QUADRIX.  

Critérios de avaliação:

Quer saber todos os detalhes da prova do IAMSPE 2023? Assista à live de correção de prova disponível em nosso canal oficial do YouTube ou aqui no blog:

Recurso e sistema de pontuação IAMSPE 2023

Os candidatos poderão interpor recurso contra os gabaritos preliminares da prova de objetiva, das 10h do dia 5 de dezembro de 2022, até às 18h do dia 6 de dezembro de 2022 (horário   oficial   de Brasília/DF), por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível em concursos.quadrix.org.br.  

Referente ao sistema de pontuação, para todas as especialidades, exceto Dermatologia, Infectologia, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oftalmologia e Radioterapia, a média final será na escala de 0 a 10, de acordo com a seguinte fórmula:  

[(NO x 0,5) + (NP x 0,5)]

NO = Nota da Prova Objetiva (1ª FASE)
NP = Nota da Prova Prática (2ª FASE)

Para a especialidade, Dermatologia, Infectologia, Medicina Esportiva, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oftalmologia e Radioterapia, a média final será expressa na escala de 0 a 10 de acordo com a seguinte fórmula:

[(NO x 0,5) + (NP x 0,4) + (NE x 0,1)]

NO = Nota da Prova Objetiva (1ª FASE)
NP = Nota da Prova Prática (2ª FASE)
NE = Nota da Entrevista e Análise de Currículo (3ª FASE)

Em caso de empate, o critério para desempate será: 

  1. Maior nota na prova escrita; 
  1. Maior nota na prova prática;  
  1. Maior idade. 

Atenção* O candidato que teve participação prevista pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica PROVAB ou pelo Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade/ Medicina Geral de Família e Comunidade PRMGFC, deve ter a sua pontuação acrescida em até 10% (dez por cento) em cada fase do processo seletivo, limitado à nota máxima de cada prova. Mais detalhes sobre o PROVAB e o PRMGFC você encontra no item 15.1 do edital.

Resultado Final e Matrículas IAMSPE 2023

O resultado final do processo seletivo para as especialidades de duas fases, será divulgado em 02 de fevereiro de 2022. E o resultado final para especialidades com três fases, será divulgado em 15 de fevereiro de 2022.  

As matrículas terão início no mesmo dia da divulgação do resultado final, informados acima. A lista completa de documentos costa no item 17.4 do edital. O Programa de Residência Médica do IAMSPE terá início no dia 1º de março de 2023, às 8 horas.

O Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão, criado em 1966 para atender médicos e servidores públicos estaduais e seus dependentes, por meio do Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo. 

Atualmente, o Iamspe oferece atendimento de rede própria e credenciada, incluindo hospitais, clínicas, laboratórios, além dos médicos que atendem em consultórios e clínicas particulares (sem custo adicional), e está presente em mais de 170 municípios do Estado de São Paulo. 

Leia mais: Residência Médica Unifesp 2023: saiu o edital!

Temas que mais caem no Iamspe

  • Sistema Único de Saúde – SUS; 
  • Abdome Agudo; 
  • Neonatologia; 
  • Doenças infecciosas; 
  • Imunizações; 
  • Vigilância em Saúde com ênfase em Vigilância epidemiológica; 
  • Endometriose; 
  • Assistência ao pré-natal; 
  • Medicina do Trabalho; 
  • Estudos epidemiológicos. 

Leia também: O que mais cai na prova do IAMSPE Residência Médica?

Especialidades com mais vagas no Iamspe 2023

  • Clínica Médica; 
  • Cirurgia Geral; 
  • Psiquiatria. 

Especialidades com menos vagas no Iamspe 2023

  • Patologia; 
  • Neurocirurgia; 
  • Radioterapia.

Leia mais: Residência de Neurocirurgia: como é rotina, tempo, atuação

Gabarite a prova de Residência Médica 2023/2024

Estude de maneira direcionada e seja aprovado na Residência Médica dos seus sonhos. Conheça nossos cursos grátis e teste por 7 dias grátis. Saiba mais aqui. 

Acompanhe este Blog para ficar por dentro de novidades! Aproveite e siga também a Medcel nas redes sociais.   

REFERÊNCIAS

Edital IAMSPE 2022/2023
Disponível em: 1_IAMSPE_RM-2023-EDITAL 001-AREAS BASICAS_ACESSO DIRETO.pdf (quadrix.org.br)

Iamspe abre inscrições para Programa de Residência Médica com início em 2021
Disponível em: http://www.iamspe.sp.gov.br/residencia-medica-3/ 

Iamspe — Concursos
Disponível em: http://www.iamspe.sp.gov.br/faca-parte/concursos/ 

Iamspe — Residência Médica
Disponível em: http://www.iamspe.sp.gov.br/residencia-medica/ 

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual — Iamspe processo seletivo para preenchimento de vagas do programa de residência médica 2021
Disponível em: http://www.iamspe.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/02/2_IAMSPE_RM-2021-comunicado_30_01_21.pdf 

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
5/12/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo