M

uitos acham que é possível estudar para a prova de Residência Médica sozinho. Só que, para alcançar o resultado esperado, é preciso ter direcionamento, pois as provas de residência estão cada vez mais acirradas.

A relação candidato/vaga do processo seletivo de 2021, da USP-RP (Ribeirão Preto), por exemplo, foi de 23,47. Por isso que uma boa estratégia, aliada a ferramentas úteis, é essencial para ficar entre os primeiros lugares.  

Um bom curso preparatório de Residência Médica irá te ajudar a entender melhor como funciona as provas anteriores das instituições, como: o que é cobrado na prova, principais temas, as especialidades mais recorrentes, as pegadinhas e os casos clínicos abordados. Além do suporte emocional para equilíbrio com os estudos, a vida pessoal e profissional.  

Quando começar a estudar para prova de Residência Médica?

O ideal é começar a estudar a partir do 5º ano da faculdade, quando você, aluno de Medicina, passa a vivenciar na prática o que aprendeu nos últimos anos.

Leia mais: Dá para conciliar o internato com o estudo para a prova de Residência Médica?

Método passivo versus método ativo

Não existe aprendizado sem método eficaz. O conhecimento não se constrói logo no primeiro contato com um conteúdo. Por isso, que para ter sucesso no resultado é preciso de foco, deixando de lado o método passivo e colocando em prática o método ativo.

E o que é Método Passivo?

Esse é o método mais comum, pois se refere a forma de estudo receptiva, em que o aluno assiste uma aula, escuta ou lê um conteúdo sem fazer anotações ou revisões. Ele espera memorizar ou decorar um conteúdo sem esforços ou técnicas de fixação. Muitos candidatos que estudam sozinhos para Residência Médica falham ou não obtém o resultado esperado ao estudar dessa forma.  

Curva do Esquecimento

Quantas vezes você estudou um tema e terminou sem se lembrar do que acabou de ver? Isso é normal e tem nome: se chama curva do esquecimento.  

O filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, que também era um grande pesquisador da área de psicologia, foi quem formulou a Teoria da Curva do Esquecimento, em 1885.  

Resumidamente, essa teoria diz que:

  • Em 20 minutos, você esquece 42% do que aprendeu;
  • Depois de uma hora, esquece 56%;
  • Em 30 dias, já se foram cerca de 80% dos conhecimentos que você adquiriu.

E como faz para driblar a curva do esquecimento?  

Por meio do Método Ativo!

O método ativo consiste no processo de memorização do conteúdo, ou seja, resolver questões, fazer anotações, escrever um resumo, desenhar um mapa mental, explicar o conteúdo para alguém ou a si mesmo. Quanto mais ativo é seu processo de aprendizagem, mais efetivo ele se torna.

Diferenciais da Medcel

Inclusive, o método ativo é a base da Medcel, e isso nos diferencia dos demais cursinhos preparatórios que ainda usam recursos antigos e métodos passivos de aprendizagem, como: apostilas, livros físicos, aulas presenciais e integrais.

Aqui, o aluno se prepara faltando um ou dois anos para a prova com o Método Medcel de estudar. Com recursos digitais na plataforma, que os auxiliam na fixação do conteúdo, permitindo um acompanhamento evolutivo pessoal, por meio de uma base teórica, seguida da prática por questões, verificação de desempenho e, por fim, revisão programada.

‍É muito comum ver os graduandos adiarem a preparação para a prova Residência Médica achando que o conteúdo visto na faculdade já é o suficiente para ser aprovado, ou porque não tem tempo ou porque ainda não escolheu a especialidade ou a instituição que irá fazer.  

O ideal é começar a estudar mesmo sem ter tudo definido. A sua bagagem de conhecimento até o dia da prova precisa ser robusta e, você, precisa estar 100% preparado para encarar uma das etapas mais difíceis da vida, pois, à medida que os anos vão passando, a concorrência por uma vaga de residência médica vai aumentando.

Ainda não começou a se preparar para as provas de Residência Médica?

Conheça o Extensivo Programado Digital 2023, ideal para quem pretende se preparar em até 2 anos. Ou Extensivo Digital 2023, curso perfeito para quem vai prestar a prova no próximo ano.  

Leia também: Editais de Residência Médica 2023: inscrições, taxas e número de vagas

Gostou deste artigo?

Compartilhe com um colega e assine a nossa newsletter para receber os posts em primeira mão!

Siga, também, nossas redes sociais.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
28/9/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo