D

esde a preparação para ingressar no curso de Medicina, os estudantes já se deparam com uma rotina de estudos muito intensa.

E com o passar do tempo, à medida que o tão sonhado CRM vai chegando mais perto, a rotina se torna extremamente imprevisível e cansativa, incluindo medos e inseguranças sobre o futuro da carreira.

Dentro desse contexto, o estudante ao se aproximar de seu 5º ano da graduação de Medicina, se depara com uma pergunta quase inevitável: É possível conciliar o internato com o estudo para a prova de Residência Médica?

Leia também: Quais as melhores instituições para fazer Residência Médica no Brasil

Talvez, de forma quase automática, a maioria dos que se deparam com esse questionamento tendem a responder que essa tarefa é quase impossível.

Para te ajudar a se organizar e conseguir conciliar com destreza esses dois momentos tão importantes da sua formação enquanto médico, destacamos a seguir alguns pontos fundamentais para a sua preparação.

Internato ou Residência Médica?

O primeiro passo é compreender que estudar para o Internato e para a Residência Médica não são ações excludentes, mas complementares.

O Internato, que ocorre nos dois últimos anos da graduação em Medicina, é o momento do aluno vivenciar na prática o que aprendeu ao longo dos anos, realizando atendimentos de forma supervisionada pelos seus professores.

Já a prova de Residência Médica, processo seletivo de teor complexo e extremamente concorrido, demanda ao estudante ter um conhecimento aprofundado dos principais conteúdos estudados ao longo da graduação.

Percebe como, na realidade, os dois são complementares no seu processo de aprendizado?

Estudar para a prova de Residência Médica enquanto você ainda está realizando o seu internato, além de oferecer um maior tempo de preparo até chegar o momento da prova, te garante colocar em prática o que se vê na teoria, ajudando a fixar ainda mais o conteúdo.

Mas, afinal, qual o caminho para conciliar essas duas tarefas e objetivos?

Organização

Você ainda vai se deparar muito com essa palavra, pois sem organização a sua caminhada na área médica será muito mais tortuosa para alcançar seus objetivos.

O volume excessivo de conteúdos a serem vistos, a rotina exaustiva e inconstante de plantões, a ampla concorrência para as melhores vagas de Residência Médica, a necessidade de conciliar estudos, lazer e saúde, tudo isso, sem organização, vira caos.

E como começar a se organizar?

Planejamento

Para buscar tranquilidade no processo, e segurança de que você conseguirá cumprir todas as suas obrigações - pessoais e estudantis - um bom planejamento é fundamental.

Para unir seus estudos do internato e para a Residência Médica, comece por levantar todas as suas tarefas diárias, o tempo gasto para cada atividade, incluindo período de deslocamento, tempo de descanso, horário para cuidar da saúde, rotina de trabalho/plantões, aulas dentre outros.

Fazer uma lista com as suas tarefas é uma boa estratégia nesse momento.

Leia também: Como criar metas de estudos e ser aprovado em concursos médicos

Além disso, faça o levantamento do edital das Instituições que você tem interesse e veja quais os conteúdos cobrados. Essa informação é fundamental para você montar uma boa estratégia de estudos associada ao seu internato.

Com essas informações em mãos, o que fazer?

Cronograma

Se sem organização e planejamento fica difícil conciliar o internato com a Residência Médica, a principal ferramenta desse processo precisa ser um bom cronograma.

Por aqui já te ensinamos o passo a passo de como montar um cronograma de estudos infalível, mas é sempre bom reforçar

Juntamente com o seu cronograma de estudos da graduação, busque associar os dois conteúdos, de forma a estudar a teoria para as provas, juntamente com a prática que o internado oferece.

Além disso, você não pode se esquecer de todas as outras questões que cercam o seu dia, portanto, um cronograma com horários bem definidos te ajudará a manter o seu foco, e ter mais controle sobre seu dia e horários.

Quando temos um direcionamento claro sobre o que tem que ser feito, fica mais difícil gastarmos tempo com coisas que te desviam do trajeto, como por exemplo, perder horas nas redes sociais ou se entregar à preguiça que muitas vezes bate à porta.

Saiba sobre o Edital de Residência Médica 2023!

Use a tecnologia a seu favor

Os recursos tecnológicos, quando falamos sobre processos de estudo, muitas vezes se colocam como vilões, afinal, é muito tentador ficar assistindo a sua série favorita ou perder horas navegando por suas redes sociais.

Mas quando usada da forma correta, ela é um grande aliado. Aproveite os aplicativos de otimização de tempo e organização, gravador de voz para as explicações dos professores em seu internato, bloco de notas para anotações importantes, cronômetro para controle do seu tempo, dentre outros.

Além disso, as facilidades digitais se aplicam também aos formatos com que você tem acesso ao seu material de estudos, como por exemplo, ebooks, ou vídeo aulas. Ter acesso na palma da mão, a todo o seu conteúdo de estudos, tornará seu tempo muito mais produtivo.

Busque um bom método de ensino

A junção de recursos tecnológicos avançados e um bom método de ensino, sem dúvidas é fundamental para esse processo, e a Medcel está preparada para te levar até a aprovação.

Considerada a maior e mais completa plataforma de estudos de Medicina, a Medcel já transformou a vida de milhares de estudantes, mostrando que muitas vezes o que acreditamos ser inalcançável, é totalmente possível.

Com uma boa gestão e otimização do tempo, conteúdos de qualidade e uma equipe especializada te acompanhando, é possível você tirar um excelente proveito do internato enquanto se prepara com eficiência para as provas de Residência Médica.

A Medcel, se preocupa com seus alunos, respeitando a sua individualidade e compreendendo que não existe uma única forma de estudar.

Com uma equipe especializada, nossos cursos oferecem um Orientador de Estudos, que te acompanhará ao longo de sua trajetória, te ajudará a criar o seu cronograma de estudos de acordo com a sua realidade, e a cumprí-lo. Ainda, te ajudará com a indicação de conteúdos e materiais, bem como com a análise de métricas de estudo.

Além disso, sabemos que para os estudantes de Medicina, cada segundo vale muito, e quanto mais otimizado for o seu período de estudos, maior será o seu resultado. Sendo assim, a Medcel oferece 900 horas de videoaulas gravadas, 49 livros, e um banco de dados com 30 mil questões de prova disponíveis para uma imersão completa.

E sabe o melhor? O material é disponibilizado em diversos formatos, como em podcasts, ebooks, aulas gravadas e ao vivo totalmente interativas. Além disso, você consegue acessar os conteúdos de forma offline, te garantindo o acesso onde quer que você esteja.

Com os recursos certos, estudar para o internato e para a Residência Médica ao mesmo tempo, deixa de ser algo impossível, e passa a ser uma oportunidade de adquirir ainda mais conhecimento.

Gostou das dicas do conteúdo? Veja também o edital de Residência Médica da AMP - Paraná!

Venha conhecer os nossos cursos, temos certeza que temos o curso ideal para o seu perfil! Acesse o nosso site e faça um teste por 7 dias de nossos produtos, é gratuito!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/2/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo