A

no novo, metas novas. Quem nunca esperou o ano chegar para fazer aquela tradicional lista de metas, não é mesmo?

O ano de 2022 já começou com tudo, e para muitos estudantes esse momento não é diferente. Para ter sucesso nos estudos, é fundamental ter planejamento e organização, e as metas são parte fundamental disso tudo.

Apesar de parecer algo simples - e muitas vezes realmente é - muitos estudantes acabam por negligenciar a importância das metas, e não as criam, ou estabelecem metas impossíveis de serem alcançadas.

Metas x Objetivos

Inicialmente, é importante compreender a diferença entre metas e objetivos, já que é muito comum confundir os dois conceitos.

Quando falamos de objetivos, estamos falando, de acordo com o significado literal da palavra, daquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação, ou seja, é o propósito. Um exemplo é: “Passar na prova de Residência Médica”.

Já as metas são aquilo que precisamos realizar durante o percurso para alcançar os nossos objetivos, elas funcionam como uma bússola, norteando o processo de estudo, como por exemplo, “Revisar os conteúdos 3 vezes na semana”.

Qual a importância das metas nos estudos?

Sem metas de estudo bem estabelecidas, dificilmente vamos alcançar nossos objetivos.

Um tempo de estudo de qualidade requer disciplina, clareza e organização, e são as metas que fornecem isso.Quando sabemos o que precisa ser feito, fica muito mais fácil seguir o trajeto sem desvios, otimizar o tempo, e cumprir cronogramas de estudo.

Ocorre que muitas pessoas acabam por traçar metas não compatíveis com a sua realidade de vida, o que resulta no não cumprimento das mesmas, e por consequência acaba em frustração, já que o seu objetivo inicial fica prejudicado por isso.

Como traçar metas possíveis de serem alcançadas?

Ao pensar em traçar suas metas, é importante começar do micro, por pequenos passos, para que você sempre se veja motivado com os resultados e continue cumprindo-as.

Além disso, para criar metas de estudo de sucesso, é preciso seguir algumas características básicas, e para que você não esqueça quais são, já salva esse mnemônico, que explicaremos em detalhes a seguir:

  • Mensuráveis
  • Específicas
  • Temporais
  • Alcançáveis
  • Significativas

Vamos ver em detalhes?

Mensuráveis

Toda meta bem definida precisa ser passível de ser medida, quantificada. Sem essa clareza em sua definição, ela fica inespecífica e vazia.

Portanto, defina com clareza, por exemplo, quantas matérias você pretende estudar dentro de um determinado espaço de tempo, ou então para quantos editais você irá se dedicar, ou quantas provas você pretende realizar no ano.

Outro fator mensurável importante no momento de definição de metas de estudo é saber quantificar quanto tempo você gasta para ler uma página, para que seja possível determinar quanto tempo você levará para estudar determinados conteúdos e materiais.

Específicas

As metas precisam ser extremamente claras para que sejam atingíveis. Para cumprir uma meta, você precisa saber realmente para onde está indo. Nesse momento ser detalhista importa!

Portanto, não adianta por exemplo somente estabelecer em um cronograma semanal que você pretende estudar 5 horas por dia. Na sua meta precisa constar quais matérias serão estudadas dentro daquele intervalo de tempo.

Quanto mais específica for a sua definição, maior a possibilidade de conseguir cumprir o que foi proposto.

Temporais

O tipo de definição temporal depende do tipo de cada meta ou objetivo estabelecido, mas ele precisa existir. Sem um marco temporal de início e fim para cumprimento daquela meta, ou seja, sem a determinação de um prazo final para alcançá-la, qual a motivação você terá para se manter organizado, disciplinado, e cumprir com afinco?

Portanto, ao invés de somente desejar passar na prova de Residência Médica ou no programa de Revalidação do Diploma, por exemplo, você precisa definir em quanto tempo você pretende passar, e se organizar dentro desse período estabelecido.

A questão temporal também é importante ao pensarmos no contexto de metas de curto prazo. Por exemplo, ao criar o seu cronograma de estudo, defina por quanto tempo ele valerá, e vá testando. Comece por uma semana e veja se é possível cumprir, depois aumente para duas e assim por diante.

Quando se usa de forma clara a definição de tempo para cumprimento do que foi estabelecido, ela contribui para que seja possível enxergar também as falhas ao longo do processo. Afinal, de que adianta criar uma meta de estudos de 8 horas por dia, se você efetivamente só consegue estudar 4 horas, por exemplo?

Alcançáveis

Se atenha à sua realidade de vida e a sua rotina no momento de traçar as suas metas.

Lembre-se sempre, elas são SUAS, portanto precisam respeitar todas as particularidades que te cercam, para que elas sejam realmente alcançáveis. Seja honesto consigo mesmo no momento de defini-las. Seguir metas genéricas ou se espelhar nas metas de outras pessoas, pode te levar para o sentido oposto do que você gostaria de seguir.

Considere os recursos que você tem disponível, seu tempo livre, as suas obrigações diárias, seu tempo de trabalho, de deslocamento, tempo de lazer, seu horário de melhor produtividade, dentre outras questões pessoais. Somente assim você conseguirá traçar metas realmente realistas.

Significativas

Se algo não faz sentido para você, qual o fator motivador você teria para seguir em frente?

O mesmo deve ser levado em consideração ao traçar as suas metas. Pense sempre no que está por trás daquilo que você está estabelecendo, qual o real MOTIVO daquilo que você está fazendo.

Essa vai ser a verdadeira mola propulsora dos seus estudos e do cumprimento de tudo aquilo que tiver sido traçado para o seu caminho.

Viu como as metas, mesmo que simples, são carregadas de significados por trás? Elas levam consigo uma estratégia de ouro para você chegar naquilo que tanto almeja.

Mas nós sabemos que mesmo que o processo pareça simples, nem sempre é possível traçarmos sozinhos o caminho. Ou, mesmo que consigamos traçar, a rotina muitas vezes atarefada pode nos levar para um caminho diferente do esperado.

Para tanto, você sabia que a Medcel te dá suporte para a criação de um cronograma de estudos personalizado e, também acompanha a sua performance ao longo de toda a trajetória do curso?

Esse é o papel do Orientador de Estudos

O Orientador de Estudos é um especialista em concursos médicos que leva em consideração todas as suas particularidades para te ajudar a bater as suas metas e, assim alcançar o seu grande objetivo: ser aprovado.

Gostou do conteúdo? Confira o que cai na prova na Residência Médica na UFRJ!

A Medcel possui a maior e mais completa plataforma de estudos de Medicina e já transformou a vida de milhares de estudantes e médicos.

Acesse o nosso site e faça um teste gratuito de nossos cursos por 7 dias

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
25/1/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo