E

ntrar no novo ano com as metas já traçadas é um grande passo em direção ao sucesso, e isso se aplica a todas as áreas de nossas vidas, inclusive a estudantil!

Sabemos que os concursos da área médica são extremamente concorridos e que envolvem um grande volume de conteúdos, demandando assim muita disciplina do estudante.

Seja o seu objetivo passar nas provas de Residência Médica no próximo ano, conseguir a revalidação de seu diploma, ou até mesmo conciliar os dois com o término do curso de Medicina, é fundamental que se tenha foco nos estudos.

Mas ter disciplina diante da rotina intensa e desgastante que a maioria dos médicos ou estudantes dos períodos finais levam, nem sempre é tarefa fácil.

Para isso, existe uma coisa que é fundamental sobre esse assunto: Estratégia!

Muitos estudantes ainda acreditam que só conseguem passar em concursos quem tem tempo livre para estudar. Mas isso não é necessariamente uma verdade.

Claro que é fundamental ter horas disponíveis para os estudos, mas o mais importante é saber como, de fato, utilizar estas horas de forma produtiva.

Para isso, é fundamental que exista um planejamento de estudos. É por meio dele que você conseguirá otimizar o seu tempo, para que ele realmente te leve à aprovação.

E para te ajudar nesse momento de reflexão e preparação para 2022, separamos algumas dicas fundamentais para quem tem como foco passar nos concursos médicos.

1.   Priorize a sua individualidade

Na hora de fazer o seu planejamento de estudos é fundamental que você estabeleça os passos que deverão ser adotados de acordo com as suas individualidades. O seu tempo livre, a sua rotina de trabalho, suas demandas sociais, o edital escolhido por você, tudo isso precisa ornar na hora de montar um planejamento realmente efetivo.

O planejamento deve ser um condutor criterioso, que leve em consideração todas as nuances que você deverá encontrar para alcançar o seu objetivo.

2.   Faça o levantamento dos editais que você tem interesse

Quando vamos realizar uma viagem, a primeira coisa que fazemos é pesquisar o nosso local de destino, e as coisas que encontraremos no lugar para que possamos nos preparar, não é? Nos estudos isso não é diferente.

A trajetória de estudos nem sempre é previsível, ainda mais com a rotina instável que os médicos levam, mas se você domina o objetivo que pretende alcançar, ela se torna mais controlável.

Ou seja, antes de pensar em determinar, por exemplo, o tempo que você irá separar para estudar, você precisa buscar os editais das provas para as quais você pretende se candidatar.

Com o edital da última prova em mãos, você poderá examinar atentamente tudo o que foi cobrado, todos os pormenores que regem aquele concurso, para que você consiga realmente focar no que importa.

3.   Fique de olho nas datas

Para que seu planejamento de estudos seja eficaz, é importante que você esteja sempre por dentro das datas das provas que pretende realizar!

Elas serão as principais referências na hora de se planejar.

Dica de ouro: Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais, por lá nós sempre colocamos as informações mais importantes sobre os editais lançados!

4.   Faça um cronograma de estudos

O cronograma é a estratégia norteadora de qualquer planejamento. Ele é uma das principais ferramentas de estudo, pois é por meio dele que você conseguirá visualizar, de fato, o que precisa ser feito, e quando precisa ser feito.

Além disso, ter um cronograma sempre à vista, te ajudará a perceber os pontos de fragilidade no seu plano, e te orientará para se organizar da maneira mais efetiva.

A partir do momento em que você tem em mãos os conteúdos que efetivamente caem na prova, você consegue estabelecer uma dinâmica de estudos mais efetiva, traçando um panorama entre o tempo disponível x conteúdo do edital x prioridades de temas a serem estudados.

Saiba Mais: Como montar um cronograma de estudos?

5.   Use a tecnologia a seu favor

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e eles podem ser excelentes aliados na hora de você montar o seu planejamento de estudos!

Você sabia que a Medcel além de ser a número 1 em aprovação e possuir os melhores cursos do mercado, é pioneira no desenvolvimento de recursos tecnológicos para facilitar ainda mais os seus estudos?

A ferramenta Persona foi desenvolvida pensando exatamente na importância do planejamento personalizado, bem como do acompanhamento ao longo de toda a trajetória de estudos.

Por meio dela o aluno recebe um suporte de um Orientador de Estudos, que ajudará na criação de um cronograma individualizado, levando em consideração toda a rotina da pessoa, bem como os objetivos que pretende alcançar.

E mais, além de ajudar na criação do cronograma, a ferramenta conta com uma equipe especializada que irá acompanhar o seu desenvolvimento e o cumprimento do cronograma estabelecido. Nós iremos enviar lembretes, sugestões de matérias a serem estudadas, e oferecer o suporte necessário ao longo de toda a caminhada até a sua aprovação.

É a junção de recursos tecnológicos de ponta, com o conteúdo mais completo e atualizado da área médica. Melhor combinação para um planejamento de sucesso.

Saiba Mais: 8 aplicativos médicos para você baixar agora.

Viu como é fundamental a preparação de um bom planejamento de estudos, para que você consiga ser aprovado em um concurso ou Residência Médica? Ele é a base para um estudo otimizado.

No dia 10 de janeiro de 2022 será dado início às aulas de nossos cursos. Aproveite as nossas dicas e se prepare para não perder mais tempo.

Acesse agora o nosso site, veja a opção que mais se enquadra com o seu perfil e objetivo, e faça um teste de 7 dias! É gratuito!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
10/1/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo