Residência Médica: como montar um cronograma de estudos?

Residência Médica: como montar um cronograma de estudos?

Muitos estudantes que se preparam para a Residência Médica acreditam que o fator principal de destaque nos estudos é o número de horas disponíveis para tal.  O número de horas disponíveis é importante? Sim. É o principal? Não!  A verdade é que para se ter uma rotina realmente produtiva é fundamental ter uma boa estratégia para os estudos. Afinal, de que adianta ter várias horas livres se não souber usá-las, certo?  A dica de ouro para o estudante, que quer passar na prova de Residência Médica, é a montagem de um bom cronograma de estudos.  Parece simples, mas a verdade é que a maioria das pessoas montam cronogramas incompatíveis com a sua realidade, e o que poderia ser uma estratégia poderosa de estudos, acaba por atrapalhar seu rendimento.  Para montar um cronograma realmente efetivo é importante ficar atento a alguns detalhes importantes.   Leia também: 5 passos para ser aprovado na Residência Médica.

Qual a vantagem de montar um cronograma de estudos? 

Passar na Residência Médica requer muita dedicação aos estudos, mas é possível tanto para quem tem muito tempo livre, quanto para quem tem uma rotina pesada e agitada.  Como mencionado acima, a quantidade de horas disponíveis não é o fator principal para um estudo de qualidade, mas sim a forma com que você otimiza seu tempo, e o cronograma tem um papel fundamental nisso pois se trata de uma ferramenta de planejamento.  Para os estudos, assim como em outras esferas da nossa vida, ter uma rotina é fundamental. Nosso cérebro funciona por repetição, por isso, quanto mais organizado você for com suas tarefas diárias, mais facilidade você terá para se concentrar, resultando em um maior rendimento. 

Especifique o seu objetivo 

Antes de montar o seu cronograma, é necessário se questionar sobre qual a sua ordem de preferência das instituições para realizar a Residência Médica.  Ter em mente de forma clara qual a sua meta permitirá que você estude a fundo as peculiaridades da prova que irá realizar, o grau de concorrência e os conteúdos mais cobrados, informações essas que serão fundamentais na hora de montar seu cronograma de estudos. 

Mapeie os conteúdos de Residência Médica

Com o objetivo traçado, vá em busca dos editais das últimas provas dessas instituições. Com eles em mãos, busque identificar quais os conteúdos mais cobrados, qual a incidência nas últimas provas, e a partir disso será possível definir com quais conteúdos você precisará gastar mais tempo de estudo.  Com um cronograma bem organizado será possível estudar toda a matéria necessária para a prova, mas é importante dar ênfase às que apresentam um maior peso.  Leia também: Mitos e verdades sobre a Residência Médica. 

Qual a sua rotina? 

Antes de traçar metas, como por exemplo, estudar 6 horas por dia, é fundamental compreender como é a sua rotina. Observe o seu dia e estabeleça horários compatíveis com a sua realidade.   Anote todos os seus afazeres, não deixando de incluir intervalos de descanso, para se alimentar, período adequado de sono, horário de trabalho, lazer, dentre outros.  Após, estabeleça a ordem de importância destes afazeres. Quando temos essa ordem bem definida fica mais fácil dimensionar quanto de tempo de fato deverá despender para cada atividade do seu dia, sem que se perca tempo demasiado com tarefas não tão importantes.  Se você criar um cronograma de estudos sem antes analisar todo o conjunto do seu dia,  ele não corresponderá com as horas que realmente tem disponíveis para estudo e, por consequência, irá se frustrar por não conseguir realizar o que foi programado, a matéria irá acumular e o resultado será o oposto do que de fato almejamos. 

Monte o cronograma 

Com todas as informações anteriores em mãos, chegou a hora de montar o cronograma de estudos.  Seja realista e condizente com a sua realidade. Com a lista de prioridades em mãos, defina o tempo que você tem disponível para os estudos.  Após, e com o levantamento de conteúdos realizado após a leitura do edital, faça a divisão das matérias que precisam ser estudadas, concedendo um tempo maior para as que aparecem com um peso maior nas provas que você irá prestar.  Uma dica importante é não escolher somente uma matéria por dia. Quando você estuda temáticas variadas no mesmo dia, o seu cérebro tende a absorver melhor as informações.  Além disso, não deixe de considerar em seu cronograma um tempo separado para imprevistos, assim, caso ocorra algum, você não se desorganiza.  Inicie seus estudos com a revisão do último conteúdo estudado daquela matéria. Nesta hora, os resumos ajudam a fazer isso de forma eficiente. 

Revisão de conteúdo e resolução de questões de Residência

É muito importante que você inclua em seu cronograma não somente o tempo para a revisão da matéria estudada no dia anterior, mas principalmente o tempo de resolução de questões.  Sejam divididas por grupos de matérias, sejam por simulados mesclando todos os conteúdos, é fundamental que se resolva questões ao longo da semana. Elas serão a sua métrica e o termômetro de como está o seu rendimento.  Por meio dos resultados você conseguirá identificar qual conteúdo está precisando de mais atenção e com isso ajustar a distribuição do seu tempo em seu cronograma quando necessário.  Além disso, realizar revisões de conteúdo e exercícios são excelentes recursos de fixação das matérias.   Leia também: Como escolher a instituição de Residência Médica.

A importância de um cronograma de estudos personalizado 

Neste artigo você pôde perceber que ter uma boa estratégia na hora de estudar é o caminho para o sucesso. E traçar um bom cronograma de estudos é a chave nesse caminho.  Muitos estudantes incorrem no erro de pegar cronogramas generalistas, ou montado para outras pessoas, e tentam encaixá-lo em seus estudos.   Inicialmente pode até ser que funcione, mas logo apresentam as falhas de incompatibilidade com a realidade daquele estudante, bem como a ineficiência no que tange à qualidade e quantidade de conteúdos a serem estudados.  Portanto, não abra mão de ter um cronograma personalizado de acordo com a sua rotina e necessidades de estudo.  A MEDCEL está preparada para te ajudar nessa caminhada, e possui os recursos tecnológicos necessários, que garantirão a você um estudo personalizado para te levar à aprovação.  Possuímos uma equipe experiente e focada em um atendimento humanizado, e sabendo que cada pessoa tem as suas peculiaridades, estamos preparados para tratar de seus estudos de forma individualizada  Com uma metodologia de ponta, desenvolvemos a ferramenta Persona para facilitar o seu momento de estudo.  Por meio desta ferramenta você poderá montar, com o auxílio de um Orientador de Estudos, um cronograma que se encaixe na sua rotina de vida, de acordo com o edital escolhido por você, garantindo assim uma maior fluidez.   Ainda, por meio da ferramenta e com o auxílio da nossa equipe, você terá acesso ao acompanhamento de seu desenvolvimento, e receberá recomendações de estudo das áreas que você apresentar menor rendimento, tudo de forma a garantir um excelente processo de aprendizagem.  Além disso, contamos com um banco de dados de mais de 30 mil questões comentadas com foco nos temas mais incidentes nas últimas provas de Residência Médica.  Portanto, acesse o nosso site e teste gratuitamente a nossa ferramenta. Não perca mais tempo, e inicie conosco a sua preparação em busca de seu sonho!     


Conteúdos exclusivos

Tudo sobre a prova prática do Revalida

Tudo sobre a prova prática do Revalida

Faça o login para baixarBaixar

Você sabe a resposta dessa questão?

Alternativa incorreta...

Quer saber a resposta?

Faça seu login ou cadastre-se e continue a treinar seu conhecimento

Faça o seu cadastro

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos Medcel

Ver política de privacidade
Coach de Aprovação

Mais vistos