A

Medicina cresce cada vez mais em número de profissionais. Apesar de algumas especialidades se destacarem em relação a outras, pode-se dizer que o crescimento é uma característica comum entre elas, com cada área desempenhando papéis importantes em diferentes contextos de saúde.

Neste texto, exploraremos as 5 especialidades médicas com maior número de profissionais, ou seja, aquelas que atraíram nos últimos anos (e ainda atraem) um número significativo de médicos recém-formados e profissionais em busca de especialização. Conhecê-las é fundamental para entender as tendências e demandas do mercado de trabalho, além de obter informações úteis para o planejamento da sua carreira médica.  

Aperte os cintos e boa leitura!

Leia também: Top 10 especialidades médicas com melhores salários

O aumento do número de médicos

Segundo dados da última Demografia Médica no Brasil, nos últimos 13 anos, o número de médicos mais do que dobrou, ao passo que a população geral do país cresceu cerca de 27%. Em janeiro de 2023, contávamos com 562.229 médicos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Medicina, o que correspondia a uma taxa nacional de 2,60 médicos a cada 1.000 habitantes.

Além disso, em 2022, 62,5% do total desses profissionais atuantes no país possuíam um ou mais de um título de especialista; os demais (ou 37,5%) eram generalistas.

Especialidades com maior número de profissionais

Em um cenário de avanço da profissão, algumas especialidades médicas se destacam e despertam interesse dos profissionais. Dentre os fatores que levam ao aumento do número de especialistas, podemos citar: oportunidades do mercado de trabalho, avanços na área, flexibilidade, características da rotina, possibilidades de atuação, salários, dentre tantos outros.  

Dessa forma, confira abaixo quais foram as 5 áreas de maior destaque.

TOP 5: Anestesiologia

Atualmente, há 29.358 registros médicos na especialidade de Anestesiologia.

Os anestesiologistas possuem um amplo campo de atuação, atendendo pacientes em hospitais, clínicas e centros cirúrgicos. Além da anestesia geral, eles podem utilizar técnicas regionais, como bloqueios nervosos, e analgesia controlada para dor pós-operatória.  

Esses especialistas também desempenham um papel fundamental em unidades de terapia intensiva (UTIs), onde oferecem suporte aos pacientes em estado crítico. Devido à importância e necessidade da Anestesiologia em diversas intervenções médicas, essa especialidade é altamente procurada, com uma demanda constante por profissionais qualificados.

Leia também: Residência em anestesiologia: perfil, a Residência e o mercado de trabalho

TOP 4: Ginecologia e Obstetrícia

São 37.327 registros médicos na especialidade de GO.

Os profissionais dessa área estão envolvidos no diagnóstico e tratamento de condições ginecológicas, como doenças do sistema reprodutivo, distúrbios hormonais e câncer de mama, além de oferecerem acompanhamento pré-natal e assistência durante o parto.

O crescente interesse nessa área está muito relacionado às diversas possibilidades de atuação e ao significativo impacto que esses profissionais têm na saúde e na qualidade de vida das mulheres em todas as etapas de suas vidas, desde a adolescência até a gestação e a menopausa. Além disso, mais de 60% dos especialistas em GO também são mulheres.

Confira o vídeo abaixo em que a professora Simone Vidotti conta um pouco mais sobre essa relação médico-paciente na GO!

Saiba mais em: Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia: tudo o que você precisa saber

TOP 3: Cirurgia Geral

Hoje, no Brasil, existem 41.547 registros de especialistas na área.

Cirurgia Geral é uma especialidade médica que abrange uma ampla variedade de procedimentos cirúrgicos. Os cirurgiões gerais estão envolvidos em intervenções cirúrgicas eletivas e emergenciais, incluindo cirurgias abdominais, procedimentos laparoscópicos, cirurgias de vesícula biliar, hérnias, entre outras. Além disso, podem atuar em áreas específicas, como Cirurgia Oncológica, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Vascular e Cirurgia do Trauma.  

Ou seja, ser especialista em Cirurgia Geral é um pré-requisito para seguir em outras áreas cirúrgicas. Então, além de ser uma das principais especialidades médicas é, também, uma porta de entrada que atrai centenas de profissionais todos os anos.

Aproveite para saber tudo da especialidade! Leia: Residência em Cirurgia Geral: Tudo sobre a Residência Médica em Cirurgia Geral

TOP 2: Pediatria

Cerca de 48.654 pediatras são registrados atualmente no Brasil.

A Pediatria é especialidade médica voltada para o cuidado da saúde de crianças, desde o nascimento até a adolescência. O campo de atuação é amplo, incluindo consultas de rotina, imunizações, cuidados neonatais, tratamento de doenças, atendimento em unidades de emergência pediátrica e acompanhamento de pacientes com necessidades especiais.  

A Pediatria é uma especialidade altamente valorizada e popular entre os médicos e, por isso, está com a medalha de prata no nosso ranking. A procura por especializações nessa área é alta, especialmente por ter uma ampla área de atuação e equilibrar bem entre a clínica e a cirurgia.

Está na dúvida de qual especialidade escolher? Saiba mais sobre a Residência de Pediatria: Residência Médica em Pediatria: por que fazer essa especialidade?

TOP 1: Clínica Médica

No nosso Top 1, com a medalha de ouro, está ela: a Clínica Médica, com mais de 56.970 médicos com registro de especialista e uma taxa de crescimento de mais de 160% em 10 anos.

A Clínica Médica tem o campo de atuação mais diversificado da Medicina. Oferecendo cuidados abrangentes e integrados a pacientes hospitalizados e ambulatoriais, abordando condições médicas comuns, como diabetes, hipertensão e doenças respiratórias, bem como diagnósticos mais desafiadores e casos clínicos complexos. A Clínica Médica é uma especialidade altamente valorizada e requisitada, uma vez que esses profissionais desempenham um papel crucial na coordenação dos cuidados de saúde e na abordagem global dos pacientes.

Além disso, assim como a Cirurgia Geral, a Clínica Médica é pré-requisito para um leque de outras especialidades médicas. Com exceção da Dermatologia e da Neurologia, para seguir em outra área clínica é preciso ser especialista em Clínica Médica.

Leia também: Por que fazer Residência em Clínica Médica?

O crescimento das TOP 5 especialidades

Confira abaixo o comparativo do número de profissionais em 2012 e em 2022, de cada umas das 5 especialidades com mais especialistas.  

Alcance a sua especialidade dos sonhos com a Medcel!

Que tal entrar ainda esse ano na Residência Médica?

Pode ter muitos profissionais, pode ser concorrido, mas com aquele “empurrãozinho” você chega lá! Com a Nova Medcel, você conta com uma metodologia desenhada de forma única, com conteúdo sempre atualizado e direcionado. Além disso, você tem acesso a um cronograma de estudos personalizável, simulados, dashboard de desempenho e orientadores de estudo para acompanhá-lo em toda a sua jornada.  

Clique aqui e teste agora mesmo a plataforma por 7 dias grátis!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  

Leia também:
Residência em Clínica Médica: lista das instituições mais concorridas
Pediatria: saiba como é a concorrência dos programas de Residência Médica

Residência em Cirurgia Geral: confira os programas mais concorridos

REFERÊNCIAS:

SCHEFFER, M. et al. Demografia Médica no Brasil 2023. São Paulo, SP: FMUSP, AMB, 2023. ISBN: 978-65-00-60986-8. Disponível em:
https://amb.org.br/wp-content/uploads/2023/02/DemografiaMedica2023_8fev-1.pdf Acesso em: 19 jul. 2023
Shutterstock. Blue Planet Studio. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/healthcare-people-group-professional-doctor-working-1356838898. Acesso em: 20 de jul. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
21/7/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo