A

história da Psiquiatria é muito, mas muito antiga. Foram séculos (até milênios!) decorridos até chegarmos à essa área da Medicina como a conhecemos atualmente. Afinal, estudar a mente humana sempre foi algo fascinante.

A Psiquiatria é uma especialidade que vem ganhando cada vez mais destaque entre os estudantes de Medicina e, também, nas provas de Residência. Mas, apesar da visibilidade e do aumento nas possibilidades de atuação, essa é uma área que ainda conta com muitos desafios.

Se você, futuro médico, está pensando em se tornar um residente em Psiquiatria, continue a leitura que vamos te contar tudo sobre essa especialidade.

Leia também: Residência Médica em Pediatria: por que fazer essa especialidade?

Afinal, quando surgiu a Psiquiatria?

Os primeiros registros de patologias psiquiátricas foram feitos na História Antiga, em cerca de 2.000 anos antes de Cristo, mas o destaque, de fato, da Psiquiatria, foi no final do século XVIII, com os estudos do médico francês Phillippe Pinel. Outros nomes importantes como Emil Kraepelin, Karl Jaspers, Sigmund Freud e tantos outros também tiveram notoriedade por realizar estudos influentes.

No Brasil, o dia do Psiquiatra é em 13 de agosto, quando também foi criada a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no ano de 1966.

O que faz um especialista em Psiquiatria?

A Psiquiatria é o campo da Medicina dedicado a estudar e cuidar de patologias que alteram o comportamento humano, impactando em suas funções cotidianas e causando prejuízo ao bem-estar do indivíduo.

Nesse sentido, o psiquiatra é um profissional que deve ser paciente, acolhedor e ter uma boa capacidade de escuta ativa. É comum, por exemplo, que as consultas psiquiátricas sejam mais demoradas que as de outras especialidades clínicas, justamente porque demandam uma análise criteriosa e uma capacidade humanizada de lidar com pessoas em sofrimento mental.  

Além disso, como é uma área multidisciplinar, é importante ter uma visão integral do paciente, com amplo conhecimento em Psicofarmacologia, Clínica Médica e diagnósticos diferenciais.

Como é a Residência Médica em Psiquiatria?

A Residência Médica em Psiquiatria é uma das que possuem acesso-direto, ou seja, depois que o aluno de Medicina passar pelos 6 anos da graduação, ele poderá realizar a prova para entrar no programa de Residência, sem a necessidade de ter cursado outra especialidade como pré-requisito.

No edital Enare 2023, um dos mais importantes do país, publicado este ano, estão sendo oferecidas 82 vagas de Psiquiatria, distribuídas entre os 77 hospitais participantes do Exame Nacional de Residência Médica. Apesar da concorrência, ela é a sétima especialidade com o maior número de vagas.  

Leia também: Editais de Residência Médica 2023: inscrições, taxas e número de vagas  

O programa de Residência Médica em Psiquiatria é de 3 anos, com carga horária de 60 horas semanais. Dê uma olhada em como são divididos esses anos de acordo com o Programa Mínimo para Residência Médica em Psiquiatria da ABP:

Saiba quais são os Programas de Residência Médica em Psiquiatria creditados pela ABP: https://www.abp.org.br/residencias-medicas-psiquiatria

Áreas de atuação em Psiquiatria

Após concluir os 3 anos do programa de Residência Médica, o médico Psiquiatra tem a possibilidade de fazer 1 ano adicional e se subespecializar em uma das quatro grandes áreas, são elas:  

  • Psiquiatria da Infância e Adolescência;
  • Psicogeriatria;
  • Psicoterapia;
  • Psiquiatria Forense.  

Perfil dos especialistas em Psiquiatria no Brasil

Segundo dados da Demografia Médica no Brasil, publicada em 2020, a taxa de crescimento no número de residentes em Psiquiatria aumentou, em média, 6,6% ao ano de 2010 até 2019.

Atualmente, temos:

E como é o mercado de trabalho para o psiquiatra?

Cada vez mais, a Saúde Mental tem ganhado voz e importância na nossa sociedade. Dessa forma, as possibilidades de trabalho para os profissionais que atuam nessa área estão aumentando com o passar dos anos.

A pandemia da COVID-19, por exemplo, evidenciou ainda mais a importância de se abordar as psicopatologias. Toda essa movimentação em conjunto com a redução do preconceito em torno da busca por um atendimento psiquiátrico e da melhor acessibilidade com as teleconsultas, ampliou ainda mais a atuação desses profissionais.

Como principais segmentos de atuação, podemos citar:

  • Ambulatórios, consultórios, clínicas e teleconsulta;
  • Plantões (emergências psiquiátricas ou enfermarias);
  • Interconsultas em hospitais clínicos (para avaliação da Saúde Mental);
  • CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), Clínicas de Saúde da Família e apoio matricial;
  • Área pericial;
  • Área acadêmica.

Qual a média salarial de um psiquiatra?

Tendo como base um levantamento feito pelos principais classificados de empregos (como o Catho, Vagas.com e o Salario.com.br), a média salarial do Psiquiatra, para o contrato de um trabalho, é em torno de R$ 7.442,00. Lembrando que o valor pode variar de acordo com a instituição e com a jornada de horas trabalhadas.

Leia mais: Por que ter um Título de Especialista em Psiquiatria?

Decidido! Eu quero fazer Residência Médica em Psiquiatria

Então, é hora de começar os estudos para passar no seu programa dos sonhos!  Aqui na Medcel, você tem professores feras em questões, dicas imperdíveis, orientadores para ajudá-lo no planejamento do seu cronograma e muito mais.  

E, para começar com o pé direito a sua preparação para a Residência, confira a live com a nossa professora e psiquiatra, Licia de Oliveira. Junto com o professor Jader Burtet, ela deu dicas valiosas para manter a serenidade, seja na prova, na vida profissional ou na vida pessoal.

Acesse nosso site  www.medcel.com.br e comece a sua jornada com a gente!

Gostou deste post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão. Siga a Medcel nas redes sociais!

REFERÊNCIAS

Associação Brasileira de Psiquiatria.

Disponível em: https://www.abp.org.br/  

Demografia Médica Brasileira – Censo 2020

Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

IPEMED

Disponível em: https://www.ipemed.com.br/blog/salario-dos-medicos-especialistas

RESOLUÇÃO CNRM Nº 02 /2006

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao02_2006.pdf  

Programa Mínimo para Residência Médica em Psiquiatria.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6534-psiquiatria-sesu-rm&Itemid=30192

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
28/10/22
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo