Atualizado em 16/11/2022

Gabarito UERJ 2023

Aconteceu na terça-feira, 15/11, a prova para o programa de Residência Médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e o gabarito preliminar já está disponível!  

Quer saber como foi seu desempenho? Acesse aqui o gabarito na íntegra!  

O edital da UERJ 2023 foi divulgado em setembro deste ano, e conta com 116 vagas de acesso direto. Se você fez a prova da UERJ e quer saber quais serão os próximos passos, reunimos neste post as principais datas sobre o processo seletivo da UERJ 2022/2023:

Gabarito Preliminar: 15/11/2022

Recursos: 15/11 a 17/11/2022

Resultado final: 13/12/2022 às 18h

Matrículas: a definir

Início do programa: 03/2023

Recursos UERJ 2023

De acordo com o edital, o recurso deverá ser unitário por questão, constando a indicação precisa daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, tomando por base apenas as referências bibliográficas constantes no anexo II do edital, com indicação obrigatória dos títulos, das referências, dos capítulos e das páginas onde couber o recurso.

Este serviço pode ser realizado pela internet, por meio do site da Cepuerj, ou presencialmente, conforme item 8.1 do edital. Não serão aceitos recursos por via postal, telegrama, fax, e-mail ou qualquer outro meio que não seja o especificado no edital, que não seja o site do Cepuerj.

Passo a passo:

a) Acessar o endereço eletrônico do concurso;  

b) Digitar o CPF, senha, código captcha e clicar em enviar;  

c) Escolher a opção Solicitação de Recurso e clicar em enviar;  

d) Preencher corretamente todos os campos do Formulário de Solicitação de Recurso, discriminando a questão objeto de recurso e enviá-lo através do comando específico (ENVIAR).

Tem dúvida se alguma questão é passível de recurso? Assista, hoje, à live de correção de prova da UERJ 2023 no nosso canal oficial no Youtube ou aqui no blog:  

Sobre a UERJ 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ nasceu em 1950, com a fundação da Universidade do Distrito Federal (UDF). Aos poucos, a UERJ foi crescendo, ganhando destaque, e tornou-se uma das principais instituições públicas do País, em que é destaque pela qualidade na formação de ensino superior, pelos projetos de extensão e pelos serviços prestados à população. 

O programa de Residência Médica da UERJ está vinculado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM), sendo oferecido em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), em regime especial de treinamento em serviço de 60 horas semanais, totalizando 2.880 horas anuais. A instância deliberativa é a COREME, assessorada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (CDA/HUPE). 

Leia também: Residência Médica UFRJ 2023: tudo sobre a prova

Processo seletivo UERJ 

O processo seletivo para prova de Residência Médica da UERJ é constituído de uma avaliação de conhecimentos específicos, medidos por meio da aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva, este ano, foi composta por 100 questões de múltipla escolha, com 4 opções de resposta, dividida em 20 questões para cada área da Medicina (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade), todas valendo 1 ponto cada. E não foi só a quantidade de questões que aumentou, a duração também, este ano foi de 5 horas, realizada presencialmente no Campus Maracanã da UERJ.

Especialidades com mais vagas na UERJ 

Conforme o edital deste ano, as especialidades com mais vagas no programa de Residência Médica da UERJ são: 

  • Medicina da Família e Comunidade 
  • Clínica Médica 
  • Pediatria 

Especialidades com menos vagas na UERJ 

E as especialidades com menos vagas são: 

  • Cirurgia Cardiovascular 
  • Medicina do Trabalho 
  • Medicina Física e Reabilitação
  • Neurocirurgia

Todas com duas vagas, apenas.  

Temas mais recorrentes na prova da UERJ

 Fizemos um levantamento das provas de 2018 a 2022 e chegamos a um estudo em que aponta os temas mais cobrados na UERJ. Confira o top 10 assuntos: 

  • Medicina de Família e Comunidade 
  • Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família 
  • Assistência ao pré-natal 
  • Neonatologia 
  • Doença do refluxo gastroesofágico 
  • Abdome agudo 
  • Doenças infecciosas 
  • Diabetes mellitus — tratamento 
  • O parto 
  • Vitalidade Fetal

Confira também: UERJ: Temas mais cobrados na prova de Residência Médica

Assista: Revisão UERJ: Clínica Médica e Pediatria

Resultados e sistema de pontuação UERJ 2023

Sobre o resultado: é aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% da média aritmética das cinco maiores notas da prova, no respectivo programa, mesmo que estas sejam iguais, e reprovado o candidato que obtiver um percentual de acertos inferior a 50%.

Em caso de empate, os critérios para desempate são:

  • Ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Clínica Médica;
  • Ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Cirurgia Geral;
  • Ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Pediatria;
  • Ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Medicina de Família e Comunidade;
  • Ter maior idade, considerando-se ano, mês e dia do nascimento;
  • Sorteio público para empates persistentes.

No caso de empate envolvendo pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o primeiro critério de desempate será o da idade, tendo preferência o candidato com maior idade.

Pontuação adicional

Fica a critério do candidato utilizar a pontuação adicional na nota final por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica PROVAB ou pelo Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade/ Medicina Geral de Família e Comunidade PRMGFC. A solicitação para receber a pontuação extra deverá ser efetuada pelo próprio candidato no ato de sua inscrição no link do processo seletivo.

*A pontuação adicional não poderá elevar a nota final do candidato para além da nota máxima prevista no edital.

Comece a estudar hoje para a prova de Residência Médica na UERJ 

Com uma metodologia de estudo eficaz, você estuda, por meio de questões, os temas mais incidentes na prova da UERJ Residência Médica. O curso Reta Final UERJ 2023 reúne lives comandadas por respeitosos docentes atuantes no mercado de Medicina, que estão 100% disponíveis para tirar suas dúvidas ao vivo. Além de simulados, aulas resumo, mapas mentais, gráfico de desempenho, cronograma de estudos, e muito mais. Prepare-se para a sua aprovação com a Medcel! 

Gostou do conteúdo?

Acompanhe esse Blog para ficar por dentro de novidades! Aproveite e siga também a Medcel nas redes sociais.  

Siga nossas redes sociais pelos links abaixo. 

REFERÊNCIAS 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro 
Disponível em: https://www.uerj.br/a-uerj/a-universidade/   

Edital Nº 13/2022 UERJ
Disponível em: https://www.cepuerj.uerj.br/uploads/concursos/166205760221348874d0b8391f5e5029ba80cbee78e7ee39a/640185622.pdf  

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
16/11/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo