Residência Médica da FAMEMA: saiba mais sobre a instituição e o processo

Por André Massarotti


O ano está passando e provavelmente você que quer prestar uma Residência Médica já começou a sua rotina de estudos, não é mesmo?

Além de todo o conteúdo a ser visto e pesquisas a serem feitas, é importante incluir um tempo para conhecer as instituições que oferecem programas de Residência Médica para entender o que cada uma delas oferta e como funciona o processo.

Por isso, desta vez, resolvemos falar um pouco sobre o processo seletivo da Residência Médica da FAMEMA, a Faculdade de Medicina de Marília. Consideramos os últimos anos para trazer um compilado de informações que podem te ajudar a entender o grau de dificuldade e qual a melhor forma de se preparar para fazer a prova. Vamos lá? 

Edital da Famema 

Como todas as instituições, o edital traz as informações de como o processo irá funcionar. Geralmente, a FAMEMA libera o seu edital no fim do ano.

Em 2020, ele foi disponibilizado no começo de novembro, por exemplo. É importante ler o edital para saber quais são os documentos necessários, por exemplo, ou até mesmo a taxa de inscrição. No último concurso, cada candidato precisou pagar R$ 510,00 para poder fazer a prova. 

Inscrições da Famema 

São feitas por meio da CEBRASPE, instituição que cuida dos concursos da FAMEMA. No último ano, a inscrição foi feita totalmente online, pelo site da CEBRASPE, tendo início em novembro com fim em dezembro de 2020. As provas aconteceram no começo de janeiro e os resultados saíram em março deste ano. É importante ficar de olho pois o tempo de inscrição é, de fato, curto. 

Processo Seletivo da FAMEMA

É feito de forma única – independentemente do tipo de prova. Seja para uma residência de área básica, de acesso direto ou de acesso com exigência de pré-requisito, os candidatos farão uma única prova objetiva.

A diferença entre os programas será na quantidade de questões e, claro, temática da prova. Para os cursos de área básica e acesso direto, é uma prova de 100 questões, com 20 questões de cada uma das seguintes disciplinas: cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, medicina preventiva e social e pediatria. Agora, para os outros programas, muda-se as disciplinas exigidas e, também, a quantidade de questões de cada prova.

É importante entender que, dependendo da prova, a duração para realizá-la também é diferente. São consideradas 5 horas para os exames de 100 questões, 3 horas para os exames de 60 e 2 horas para os de 40. Todas as questões valem 1 ponto, independentemente do número de questões, tendo como nota máxima o número de questões proposto na prova. 

Existem alguns pontos que podem dar o candidato uma bonificação em sua pontuação. É necessário ver o edital do ano em que você participará se você tem esse direito. No ano passado, existiram três situações em que poderia ser solicitado um acréscimo de 10% na nota, em que o candidato precisava provar a participação em um dos três seguintes programas: PROVAB, PRMGFC ou Brasil conta comigo.   

Pretende prestar a prova da FAMEMA neste ano? 

São muitas informações que precisamos nos atentar e é normal ficar com receio de perder qualquer detalhe sobre o processo, achando que não dará conta de estudar e se programar com datas. Por isso, te dou uma dica: ao se matricular em qualquer um dos nossos ursos, você terá direito ao Coach de Aprovação.

Ele te ajuda durante todo o processo, inclusive lembrando datas importantes, como a saída do Edital da FAMEMA e a data de inscrição. Assim, você tem mais tempo para focar nos seus estudos. Está na dúvida? Então, fica esse presente para você de 7 dias grátis da nossa plataforma. Vamos juntos? 

Coach de Aprovação

Mais vistos