Atualizado em 31/08/2023.

Não, você não leu errado! Neste artigo, iremos te contar quais são os 25 temas que despencam nas provas de Residência Médica da Unicamp.  

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi fundada em 20 de maio de 1963 e é uma referência no Brasil e em todo o mundo, nas diversas áreas do conhecimento em saúde. Está entre as instituições mais buscadas pelos candidatos à Residência Médica e, consequentemente, com um processo seletivo de alto nível técnico de questões e uma concorrência bastante apertada.  

Então, para ser um dos aprovados na Residência Médica da Unicamp 2024, é preciso saber quais são os temas preferidos da banca e estudá-los de maneira assertiva. Vamos lá? Boa leitura!

 

A prova de Residência da Unicamp

Antes de falarmos sobre temas e especialidades, é importante relembrar como é a prova da Unicamp.  

O processo seletivo costuma ser composto por 2 etapas:  

  • 1ª ETAPA - Prova Múltipla Escolha e Prova Dissertativa:  

A prova de múltipla escolha teve 80 questões, e a prova dissertativa teve 60 questões, que pediam respostas curtas. Ambas realizadas no mesmo dia, com 4 horas de duração cada, peso total de 90 e com conteúdo distribuído entre as 5 grandes áreas da Medicina: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria.

  • 2ª ETAPA - Análise Curricular:

O peso total dessa etapa é 10 e considera a análise do curriculum vitae por comissão designada pelo departamento correspondente.  

As especialidades mais incidentes na Unicamp

O primeiro passo para se destacar na prova e estudar de maneira focada nessa reta final é fazendo uma análise retroativa das provas. Essa é uma forma muito eficiente para identificar padrões e temas que a banca tem o hábito de cobrar.  

Nós, da Medcel, fizemos um levantamento dos dados e já trouxemos tudo pronto para você! Analisamos as especialidades e os temas que caíram nas provas dos últimos 5 anos. Confira o TOP 5 abaixo:

Os temas mais incidentes dentro das especialidades

Pediatria

Doenças infecciosas são o carro chefe na Pediatria! Aqui, não podemos esquecer das principais doenças exantemáticas, como a varicela (catapora), sarampo, rubéola e escarlatina. Além de doenças infecciosas no geral — mononucleose, caxumba, coqueluche, meningite (virais e bacterianas) e poliomielite.  

Lembre-se também da dengue (classificação dos grupos de risco e respectivos tratamento) e zika (com associação marcante com a microcefalia).

Medicina Preventiva / Saúde Coletiva

Medicina do Trabalho é um assunto que tem ganhado cada vez mais destaque!

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo pílula no nosso canal:

Ginecologia

HPV e neoplasias intraepiteliais cervicais não tem jeito, precisa estar na ponta da língua! Saiba identificar a JEC (junção escamocolunar), os resultados anormais do Papanicolau, os principais pontos sobre rastreamento e a conduta.

Outro tema que vem marcando presença na Unicamp e em outras provas de Residência são as doenças da mama. É comum o enunciado trazer um exame de imagem com alguma alteração, solicitando ao candidato que indique a conduta diagnóstica ou terapêutica a ser realizada.

Obstetrícia

Em Obstetrícia, o foco das provas foi pré-natal e parto. Neste último, envolvendo tanto os mecanismos em si, quanto a assistência, avaliação da vitalidade do bebê intraparto e complicações. Atenção para as distocias e principais manobras resolutivas.

Cirurgia Geral

Abdome Agudo é a grande estrela da Cirurgia. Mas, cuidado, esse é um tema que envolve diversas fisiopatologias, sendo imprescindível relembrar os conceitos chaves de cada um dos tipos de Abdome Agudo.

Também é preciso ressaltar que o tipo que mais cai é o inflamatório, representado especialmente por apendicite, colecistite, pancreatite aguda e diverticulite.

Aproveite para conferir: Tudo sobre Apendicite aguda para você arrasar nas provas

Domine a prova da Unicamp 2024 com a MEDCEL!  

Venha para MEDCEL e estude com uma metodologia assertiva, conteúdos atualizados e direcionados, cronogramas personalizados e os melhores docentes do universo da Medicina. Afinal, ainda dá tempo de passar na Residência Médica esse ano!

Teste a plataforma por 7 dias grátis, clique aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  

Continue lendo sobre temas quentes nas provas de Residência:
Conheça os temas mais quentes na prova do Enare Residência Médica

Residência Médica USP 2024: o que esperar do próximo processo seletivo?

Top 5 assuntos mais quentes de Pediatria

Referências

Shutterstock. Adriaticfoto. https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/group-doctors-on-seminar-lecture-hall-1672824979

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
31/8/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo