Hello, galera!

Você já deve ter escutado que crianças não são adultos em miniatura. Em outras palavras, o organismo infantil é extremamente diferente do de adultos, e é aqui que entra a Pediatria. Mas, o que estuda a Pediatria? É uma das especialidades mais procuradas e uma das grandes áreas da Medicina, que previne e trata desde o recém-nascido (RN) até o adolescente.  

A especialidade também tem a função de orientar os responsáveis sobre aleitamento, alimentação, imunizações e cuidados. E o mais importante: sempre assunto das provas de acesso direto. Então, se você vai fazer prova para R1, eu trouxe os temas quentíssimos dessa área que você não pode deixar de estudar.  

Bora lá!

Estrutura da prova de residência médica de acesso direto

Lembre-se que, dependendo da instituição, a primeira etapa das provas de residência médica de acesso direto é composta por uma prova objetiva de 100 questões (ENARE, USP, AMRIGS, UERJ, UFRJ). Já a Unicamp, por exemplo, possui 80 questões. Mas, independente disso, você deve contar com aproximadamente 20% das questões serem de Pediatria e alguns assuntos podem cair em mais de uma área.  

Dentre os assuntos que mais aparecem, os seguintes são os que não podem faltar no seu estudo: neonatologia, doenças infecciosas, imunizações, doença infecciosa respiratória e aleitamento materno. Então, vamos conversar um pouquinho sobre cada um deles.

Top 5 assuntos de Pediatria – Banco de dados Medcel de 2017 a 2022

Neonatologia

A neonatologia corresponde aos primeiros 28 dias do bebê, mas aqui, apesar de poucos dias, há um mundo de coisas para se estudar. Então, foque no mais importantes, se liga só: avaliação da vitalidade ao nascer; necessidade ou não de reanimação neonatal (lembrar do passo-a-passo nas diferentes situações); icterícia e incompatibilidade RH e ABO (mecanismos, diagnósticos e condutas frente às diferentes situações). Outros assuntos que aparecem com frequência: sífilis congênita, tuberculose no RN, sepse neonatal, triagem neonatal com as respectivas condutas (teste do pezinho, da orelhinha, do coraçãozinho, da linguinha, do reflexo vermelho e triagem auditiva).  

Leia mais: Quais os temas que mais caem na prova de Neonatologia?

Leia também: As atualizações mais importantes em Pediatria para as provas de residência

Doenças infecciosas

Aqui, entra as principais doenças exantemáticas: varicela (catapora), sarampo, rubéola e escarlatina. É bom saber bem a idade que abrange, características do exantema, período de encubação, pródromos, complicações, prevenções com as vacinas e tratamento. Há também outras doenças infecciosas no geral — mononucleose, caxumba, coqueluche, meningite (virais e bacterianas) e poliomielite. Ah, e claro, dengue (classificação dos grupos de risco e respectivos tratamento) e zika (microcefalia). Lembrando que várias dessas podem aparecer em preventiva também.

Imunizações

O calendário do Programa Nacional de Imunização deve estar na ponta da língua. E também: tipo de vacinas virais (vírus vivo atenuado ou morto), bacterianas (vivas atenuadas, mortas, anatoxinas, polissacarídeos), intervalos e contraindicações à vacinação. Uma super dica: separe cada vacina e faça um esquema com sua composição, esquema vacinal, indicações, contraindicações específicas e efeitos adversos. Fica a dica também dar uma olhada em vacinação de adultos e as mudanças nos calendários de vacinação.  

Leia mais: O que mais cai na prova do IAMSPE Residência Médica?

Doença infecciosa respiratória

As infecções respiratórias agudas são importantes causa de morbidade e mortalidade em menores de cinco anos. A campeã das questões é a bronquiolite viral (etiologia, quadro clínico, critérios de gravidade, diagnóstico e tratamento). Vale dar uma boa conferida em pneumonia adquirida na comunidade (agentes, diagnóstico, antibióticos de escolha), amigdalite (etiologia, tratamento, complicações supurativas e não-supurativas), tuberculose (tratamentos, sistema de pontuação para o diagnóstico em crianças e adolescentes com baciloscopia negativa ou TRM-TB não detectado), sinusite e laringite (essas duas últimas não costumam aparecer tanto). Verificar a sazonalidade de cada doença também. Das doenças que são somente inflamatórias, é bom ter atenção na asma, combinado?!  

Para fixar melhor o assunto sobre doenças respiratórias do recém-nascido, acesse aqui o Mapa Mental, exclusivo para leitores do blog.  

Aleitamento materno

Por fim, o aleitamento materno, com questões mais tranquilas, geralmente. Você deve ficar ligado em ordenhar, como é uma boa pega (posição correta), recomendações, armazenamento correto do leite, principais dificuldades na amamentação (e como manejar) e contraindicações do aleitamento materno (relativas à mãe e à criança — fique de olho, pois tem muita pegadinha). Vale a pena revisar também mastite, ingurgitamento e alimentação complementar (introdução alimentar e aleitamento artificial).

Leia mais: Aleitamento Materno: os principais tópicos que caem na prova

E, se você está pensando em fazer a Residência em Pediatria, não deixe de ler: Residência Médica em Pediatria: por que fazer essa especialidade?

É isso, pessoal, bora detonar nas provas!

Estude com a Medcel!

Com uma metodologia assertiva, você vai encontrar muito conteúdo e dicas baseadas nas estatísticas de incidência dos temas que mais caem nas provas. E, o melhor, ter ao seu lado professores especialistas das principais instituições médicas do país. 

Clique aqui e conheça os cursos preparatórios de Residência Médica!

Por Julia da Silveira Gross

Graduada em Medicina pela Universidad del Norte (2021), revalidado pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), especialização em Fisiologia do Exercício (2013) e graduação em Educação Física pela UFRGS (2011).

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e cadastre-se na nossa newsletter para receber os posts em primeira mão.

Para mais dicas, siga a Medcel nas redes sociais pelos links disponibilizados.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
31/10/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo