Hey, tudo bem?

Assunto recorrente nas provas de Ginecologia e Obstetrícia, o trabalho de parto é a presença de contrações uterinas ritmo-regulares efetivas, resultando no apagamento e dilatação do colo uterino e, junto disso, na descida fetal. Já o conjunto de movimentos passivos, que ocorrem naturalmente, em que o feto executa no canal de parto, é chamado de mecanismo de parto. É bastante coisa, mas você deve ficar ligado nos tempos, quantos são, como se denomina e as características principais de cada um. Dentro desse assunto, o trabalho de parto também tem uma divisão e, ainda, outro tema recorrente é o partograma (esses dois últimos vão ficar para um próximo post). Então, vem comigo para brilhar no assunto!

Leia mais:

Dicas de Ginecologia e Obstetrícia para a prova de Residência
Gestação a termo, pré-termo e pós-termo: Entenda o que é na gravidez

Parto e COVID-19: confira as novas orientações para gestores

Mortalidade materna

Assistência ao pré-natal: dicas quentes para as provas

Obstetra e a Gravidez de Risco

Violência obstétrica: o que é preciso saber sobre esse desafio a ser superado?

Tempos do mecanismo do parto

Tempos do mecanismo do parto é algo totalmente fisiológico, e os partos eutócicos (que não necessitam de intervenção), 96% ocorrem nas apresentações cefálicas fletidas, e é claro que vai ser o mais queridinho das bancas. São 6 tempos: insinuação ou primeiro tempo; descida ou segundo tempo; rotação interna da cabeça ou terceiro tempo; desprendimento da cabeça fetal, extensão ou quarto tempo; e rotação externa da cabeça ou quinto tempo. Cuidado para não confundir com os períodos do trabalho de parto, estes eu vou mostrar no final do texto. Anota aí o que você deve prestar atenção em cada um:  

  • Insinuação ou primeiro tempo

Passagem do diâmetro biparietal (cabeça do feto) pelo estreito superior, quando se “encaixa”. O ápice da cabeça fetal se encontra em nível das espinhas isquiáticas (plano 0 de De Lee). Geralmente, ocorre uma variedade de posição transversa (occipital voltada para o ilíaco direito ou esquerdo).  

  • Descida ou segundo tempo

Progressão do polo cefálico do estreito superior para o inferior. Começa no início do trabalho de parto e termina com expulsão total do feto. Durante a insinuação e descida, ocorre o assinclitismo, que são movimentos de inclinação lateral da apresentação. O sinclitismo é quando a sutura sagital está na equidistante do promontório e da sínfise púbica.  O assinclitismo posterior (mais comum) é quando a sutura sagital está mais próxima do pube, o anterior é quando a sutura sagital está mais próxima do sacro. Geralmente, o assinclitismo se corrige espontaneamente, mas, se não corrige, é considerado uma distócia.  

  • Rotação interna da cabeça ou terceiro tempo

Quando polo cefálico entra em contato com o assoalho pélvico, a circunferência máxima da cabeça fetal se encontra no plano 0 de De Lee. Tem como objetivo colocar a linha de orientação no diâmetro anteroposterior do estreito inferior da bacia materna. No geral, há rotação para a posição occipitopúbica, sempre no sentido da menor circunferência a percorrer.  

  • Desprendimento da cabeça fetal ou extensão ou quarto tempo

Quando a cabeça fetal chega a nível do períneo, ela desprende com auxílio da retropulsão o cóccix, o movimento é por deflexão. É mais rápido na occípito pública. Muito cuidado nesse tempo com a laceração perineal posterior.  

  • Rotação externa da cabeça ou quinto tempo

Esse é o período que não requer intervenção do obstetra. É a volta do occipício à orientação observada antes da rotação interna. Geralmente, o ombro anterior fica voltado para o pube.  

  • Desprendimento das espáduas

Desprendimento da cintura escapular e do polo pélvico. A liberação do ombro anterior ocorre primeiro, após o posterior e liberação do feto. Nessa fase, pode ocorrer distocia de ombro (1 a 4% dos partos).  

Outro ponto desse assunto que você deve saber são as manobras nas distocias de parto. Confira esse resumo do livro de Obstetrícia da Medcel:

Quadro 1.1 - Resumo das manobras nas distocias de parto. Fonte: Extensivo R1 — Obstetrícia, 2022.

Assistência clínica ao parto

Como falei anteriormente, o trabalho de parto consiste na presença de contrações uterinas ritmo-regulares efetivas, dolorosas, de 50 a 60 minutos cada, em frequência maior ou igual a duas contrações a cada 15 minutos e dois ou mais dos seguintes:

E, fique de olho, duas contrações a cada 10 minutos é sinal de trabalho de parto ou iminência de trabalho de parto. Após isso, começamos a dividi-las em períodos e é necessário tomar muito cuidado para não confundir com os tempos do mecanismo de parto. São eles:  

  • Dilatação ou primeiro período de trabalho de parto;
  • Período expulsivo ou segundo período de trabalho de parto;
  • Dequitação ou terceiro período de trabalho de parto; e  
  • Período de Greenberg ou quarto período.

Os detalhes veremos em um próximo post.

Leia mais:

Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia: tudo o que você precisa saber
Ginecologista e Obstetra: saiba mais sobre a carreira médica

Saiba a diferença entre Obstetriz, Obstetra e Enfermeiro Obstetra

A Medcel tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

REFERÊNCIAS

ZAMARIAN, Ana Cristina Perez. et al. Obstetrícia. São Paulo: Medcel, 2022. 496 p. (Extensivo R1).

Shutterstock - Natalia Deriabina. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/mother-newborn-child-birth-maternity-hospital-1936891387. Acesso em: 05 jun. 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
5/6/23
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo