V

ocê já pensou em ser Ginecologista e Obstetra? Se a resposta é sim, essa matéria foi feita para você. Listamos algumas dúvidas que sempre recebemos de nossos alunos para oferecer um panorama geral da profissão.

A especialidade de Ginecologia e Obstetrícia é de acesso direto?

É, sim! Você não precisa ter uma especialização anterior para começar.

A área é bastante ampla e cuida da promoção da saúde da mulher em todas as suas esferas, desde a adolescência, durante o período reprodutivo, durante a gravidez, até o período do climatério e todas as outras possíveis intercorrências que podem envolver este ciclo da vida da mulher.

A especialidade envolve clínica, cirurgia, psiquiatria; um conhecimento amplo de várias especialidades da medicina, o que acaba contemplando quem gosta de várias especialidades ao mesmo tempo.  

Onde um Ginecologista e Obstetra pode atuar?

É possível atuar em diversos campos, desde consultório privado até atendimento em hospitais públicos e privados, atendimento em rede básica de saúde, plantões, feitura de exames (radiológicos, de imagens).  

Como é o atendimento ao paciente?

O tempo de atendimento varia muito com o tipo de consulta e tipo de demanda que é trazida pela paciente. A agenda acaba sendo otimizada, por ter consultas de diferentes tempos, o que facilita o ajuste de acordo com as demandas trazidas.

Como é a telemedicina?

Orientações contraceptivas e orientações em relação a algumas queixas de Mastologia podem ser resolvidas pela telemedicina. Porém algumas queixas precisam do exame físico, como as vulvovaginites, que precisam desse exame para um diagnóstico confiável e indicação de conduta correta.

Como é o mercado de trabalho do Ginecologista e Obstetra?

Muito vasto e sempre com vaga, já que muito necessária para a população. A remuneração é muito variável e costuma ser muito dependente de um trabalho benfeito.  

Quais são as subespecialidades de Ginecologia e Obstetrícia?

As principais são: ginecologia endócrina; reprodução humana; estática pélvica; uroginecologia; mastologia; oncologia pélvica; medicina fetal; e sexologia.  

Qual é o futuro dessa área de atuação médica?

Há uma grande chance de ter uma entrada cada vez mais incisiva da robótica, que serão cada vez mais praticadas, entrando na G.O. de uma forma bem importante, principalmente nas cirurgias pélvicas.

Outra mudança é na área de anticoncepção, por conta das mudanças da sociedade em si que não quer que a mulher fique dependente de um medicamento para tal.

Os cânceres ginecológicos também deverão ter avanços cada vez maiores, com cirurgias cada vez menores, que causem menos danos para as pacientes.

A obstetrícia já está passando por uma mudança, caminhando cada vez mais para a humanização do atendimento e colocando em destaque vários conceitos antigos que, hoje, não fazem mais sentido.

É uma especialidade que tem se beneficiado muito com as mudanças do mundo e o futuro é um caminho convergente entre a tecnologia e a humanização.

Leia também: As especialidades médicas em alta e que são tendência para o futuro

Que tal começar a estudar para a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia?

Aqui na Medcel já ajudamos mais de 36 mil alunos a conquistarem a tão sonhada aprovação na Residência Médica. Clique aqui e comece a estudar gratuitamente.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
19/10/21
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo