Atualizado em 12/12/2023.

O processo seletivo do programa de Residência Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo chegou ao fim. A USP divulgou nesta terça-feira, 12 de dezembro, o resultado final com a lista dos aprovados no concurso. O documento com os aprovados está neste link.

Os aprovados devem realizar a matrícula online no site do processo seletivo entre os dias 14 e 28 de fevereiro. O início do programa de Residência Médica será em 1 de março de 2024.

Os candidatos passaram por três etapas no processo seletivo, sendo a primeira composta por uma prova composta por 100 questões, distribuídas em 20 questões objetivas para cada uma das grandes áreas da medicina: Cirurgia, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social, e Pediatria.

Os aprovados na primeira etapa foram submetidos a uma prova prática, com peso de 0,4. A avaliação ocorreu em ambientes sucessivos montados no Ambulatório Geral do HCFMRP. Cada candidato passou por 5 estações.

Por fim, houve a análise curricular, com peso de 0,1 e conduzida pela banca examinadora dos programas de residência médica da instituição O edital para o processo seletivo do programa de Residência Médica para o ingresso no primeiro semestre de 2024 previa 380 vagas disponíveis, sendo 204 delas de acesso direto divididas em 22 especialidades.

Leia mais: ENARE: tudo sobre a banca do maior processo seletivo de Residência Médica

Leia mais: Residência Médica USP-SP 2024: edital divulgado e mudanças na prova!

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP-USP

Primeiro, é importante saber um pouco mais sobre a USP-RP.

Inaugurada em 1952, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP) que se dedica ao ensino, pesquisa e extensão universitária na área da Medicina e está localizada em Ribeirão Preto, uma cidade do interior de São Paulo.  

A principal atividade de extensão da FMRP-USP, oferecida à comunidade local, é a prestação de cuidados de saúde, realizada por meio de um complexo que engloba diversos níveis de atendimento e estabelece parcerias com os governos municipais e estaduais. Nesse contexto, a faculdade oferece 44 programas de Residência Médica e 11 programas de Residência Multiprofissional.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), que faz parte desse complexo, é um dos hospitais de referência mais importantes do país desde 1956, contando com 815 leitos gerais, 105 leitos de UTI, 68 salas de aula e 569 salas de atendimento. Somente em 2019, o HCFMRP-USP realizou mais de 730 mil consultas médicas.

Como será o processo seletivo para Residência Médica na USP-RP?

A prova para a Residência Médica da USP-RP 2024 conta com três etapas, sendo a primeira delas formada por uma prova teórica, a segunda formada por uma prova prática e a terceira, pela análise curricular.

1ª etapa – Prova objetiva

A prova escrita foi realizada no dia 15 de novembro e teve duração de 4 (quatro) horas. Essa fase contou com 100 questões de múltipla escolha, com igual número de questões para cada área básica:

  • Cirurgia
  • Clínica Médica
  • Obstetrícia e Ginecologia
  • Medicina Preventiva e Social
  • Pediatria

A prova terá peso 0,5 na composição da nota final.

2ª etapa – Prova Prática

Para as especialidades que compreendem as três etapas do processo seletivo, a prova prática teve um peso de 0,4. Aplicada no dia 02 de dezembro, essa etapa abordou cenários relacionados às cinco áreas fundamentais da medicina: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Preventiva e Social, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria.

Essa avaliação ocorreu em ambientes sucessivos montados no Ambulatório Geral do HCFMRP, situado no Campus Universitário. A prova foi aplicada de maneira uniforme a todos os candidatos aprovados na primeira fase, independentemente da área em que tenham se inscrito.

Cada candidato passou por 5 (cinco) estações, garantindo a inclusão de pelo menos uma de cada área básica mencionada anteriormente. É relevante ressaltar que as cinco estações tiveram o mesmo formato para todos os candidatos, não havendo diferenças significativas na aplicação do exame. Além disso, cada candidato passou por apenas uma estação em cada ambiente.

3ª etapa – Análise Curricular

A avaliação curricular terá um peso de 0,1 e será conduzida pela banca examinadora dos programas de residência médica da instituição. Os candidatos aprovados na primeira fase deverão enviar o currículo por meio do site do HCRP, entre os dias 23 e 27 de novembro em formato PDF.

A avaliação curricular terá a seguinte pontuação:

Exames de duas fases (exame escrito, prova prática) para as seguintes áreas: 

  • Anestesiologia; 
  • Medicina de Família e Comunidade; 
  • Neurocirurgia; 
  • Oftalmologia; 
  • Patologia. 

Exames de três fases (exame escrito, prova prática e arguição curricular) para as seguintes áreas: 

  • Cirurgia Geral; 
  • Clínica Médica; 
  • Dermatologia; 
  • Genética Médica; 
  • Infectologia; 
  • Medicina de Emergência; 
  • Medicina Física e Reabilitação; 
  • Medicina Intensiva; 
  • Neurologia; 
  • Obstetrícia e Ginecologia; 
  • Ortopedia e Traumatologia; 
  • Otorrinolaringologia; 
  • Pediatria; 
  • Psiquiatria; 
  • Radiologia e Diagnóstico por Imagem; 
  • Radioterapia. 

Empate no processo seletivo de Residência Médica USP-RP 2024

Em caso de empate, os critérios para decisão do melhor colocado são os seguintes:

· Maior nota da prova escrita

· Maior nota da prova prática

· Maior nota da análise curricular

· Maior idade.

Bonificação nas notas – USP-RP

Foi concedida uma pontuação adicional de 10% (dez por cento) aos candidatos que iniciaram sua formação a partir de 2015 e a tenham concluído até 29 de fevereiro de 2024 em Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade/Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC).

Leia mais:  Residência Médica: a preparação para a temporada de provas e o estudo por bancas

Número de vagas ofertadas na USP-RP 2023

Leia mais: Residência Médica: confira as especialidades de acesso direto

Como é a Residência Médica na USP-RP?

A USP-RP é reconhecida como uma das melhores instituições para realizar a Residência Médica no Brasil, assim como a USP-SP. Com um hospital próprio, a USP-RP oferece programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com uma carga horária de 60 horas semanais.

A seleção dos candidatos é realizada por meio de um concurso, que permite o ingresso em especialidades de Acesso Direto e com pré-requisito. No último ano, o processo seletivo para a prova de Residência Médica da USP-RP foi adaptado para algumas especialidades, permitindo uma análise mais detalhada dos candidatos.

A USP-RP tem atualmente 867 médicos residentes distribuídos em diversas especialidades. O programa de Residência Médica vai de 1 a 5 anos, podendo ser prorrogado em anos adicionais.

Especialidades mais concorridas na USP-RP  

Pra gente entender como será o processo seletivo da USP-RP 2024, vale relembrar como foi a concorrência para o programa de Residência Médica da USP-RP 2022/2023. Na última edição houve um total de 2.057 inscritos competindo por 185 vagas de acesso-direto. Ou seja, uma relação candidato-vaga geral de 11,12.

Separamos a seguir, a lista das especialidades mais e menos concorridas de acesso direto da USP-RP 2023. para te ajudar na escolha da sua área de atuação:

Aproveite para ler também:  
Relação candidato/vaga: confira as 5 instituições de R1 mais concorridas
Top 5 especialidades médicas com maior número de profissionais

Nota de corte USP-RP 2023

Em 2022, Neurocirurgia obteve a maior nota de corte na USP-RP, atingindo 7,6. Em seguida, Dermatologia ficou com 7,3 e Pediatria com 7,1.  

As especialidades de Pediatria e Genética Médica apresentaram variações significativas nas notas de corte em comparação a 2022. Pediatria teve um aumento de 1,3, enquanto Genética Médica registrou uma redução de 1,1.

Será que o próximo processo seletivo da USP-RP terá aumento ou redução na nota de corte?

Assine a nossa newsletter para ficar por dentro dessa e outras novidades quando sair o edital da USP-RP 2024, e leia os artigos do universo sa Medicina em primeira mão!

Como ser aprovado na Residência Médica da USP-RP 2024?

1. Conheça a prova e estude pelos temas prevalentes

Estude com antecedência e dedique tempo diariamente para revisar e aprofundar seus conhecimentos nas áreas relevantes do programa. Separamos aqui 10 temas que mais caíram nas últimas edições:

Leia também: quais são os temas mais incidentes da USP-RP e o que pode ser cobrados no próximo processo seletivo.

2. Crie um cronograma de estudos

Depois de definidos os temas, estabeleça metas realistas para cada sessão de estudo, focando na quantidade de conteúdo a ser revisado ou no número de exercícios a serem resolvidos. Divida o tempo disponível em blocos de estudo, intercalando diferentes disciplinas e tópicos para evitar monotonia.

3. Acompanhe seu desempenho

Acompanhar seu desempenho durante a preparação é essencial para identificar pontos fortes e fracos, bem como monitorar seu progresso. Utilize aplicativos, planilhas ou sistemas de gestão de estudos para monitorar seu progresso, registrar seu desempenho em simulados e manter um histórico de suas conquistas.

Aproveite para assistir: Correção USP-RP: de olho nas questões difíceis e possíveis recursos!

Prepare-se para a Residência Médica da USP-RP 2024 com a Medcel!

Na Medcel você encontra todos esses recursos disponíveis e muito mais! Além do cronograma de estudos e do dashboard de desempenho, aqui você estuda por meio de lives periódicas focadas nos temas mais recorrentes para você tirar suas dúvidas com o professor ao vivo e uma equipe de Orientadores de Estudos para te acompanhar até o final na sua jornada de preparação para as provas.  

Quer ter acesso a esses e outros conteúdos focados na sua aprovação? Teste a nova plataforma da Medcel por 7 dias grátis e seja o mais novo residente USP-RP em 2024!


Gostou desse artigo?

Compartilhe com seus amigos e siga a gente nas redes sociais oficiais @medcel.  

REFERÊNCIAS

USP - Residência Médica.Disponível em: https://extranet.hcrp.usp.br/novorh/ListaArquivos.aspx?s=3&edital=2560&area=0. Acesso em: 3 out. 2023  

Hospital das Clínicas da FMRP - USP no Instagram: "Datas para a seleção de residências HCFMRP-USP 2024. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CsbCo1huvEy/?__coig_restricted=1. Acesso em: 02 jun 2023.

Notas de Corte Programas de Residência Médica de Acesso Direto (R1) - 2022.2023. Disponível em: https://extranet.hcrp.usp.br/novorh/arquivos/2321/E232121112022162339.pdf. Acesso em: 02 jun 2023.  

RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA - ACESSO DIRETO (R1) - 2022/2023. Disponível em: https://extranet.hcrp.usp.br/novorh/arquivos/2321/E232191120228215.pdf. Acesso em: 02 jun

RELAÇÃO DE MÉDICOS RESIDENTES, ESPECIALIZAÇÃO E RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE 2022. Disponível em: https://site.hcrp.usp.br/wp-content/uploads/2022/05/Residentes-2022-ordem-afabetica.pdf. Acesso em: 02 jun 2023.

Shutterstock - Gorodenkof . Disponível em https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/moving-footage-row-multi-ethnic-students-1077839468. Acesso em: 02 jun 2023.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
12/12/23
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo