Hey, tudo bem?

‍A icterícia é uma manifestação frequente no período neonatal e nas provas também. Há alguns tipos principais que você deve conhecer: icterícia fisiológica (após as primeiras 24 horas de vida), icterícia patológica (nas primeiras 24 horas de vida), icterícia do aleitamento materno, icterícia do leite materno, encefalopatia bilirrubínica e icterícia colestática. As quatro primeiras são as campeãs em questões, então bora saber um pouco mais sobre elas? É só continuar a leitura.

Leia mais:
Top 5 assuntos mais quentes de Pediatria
Quais os temas que mais caem na prova de Neonatologia?

Icterícia neonatal

A icterícia neonatal é uma condição comum em Recém-Nascidos (RNs), caracterizada pela coloração amarelada da pele e dos olhos devido a um excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é normalmente eliminada do corpo pelo fígado. No entanto, em recém-nascidos, o fígado ainda está amadurecendo e pode não conseguir processar a bilirrubina tão rapidamente quanto necessário, levando ao acúmulo e à icterícia. Na maioria dos casos, é causada pela Bilirrubina Indireta (BI), não conjugada. Já a icterícia colestática é causada pela Bilirrubina Direta (BD).

A icterícia pode ser vista pela progressão, que começa na face, progride para o abdome e vai até as solas dos pés. Ao exame físico, chamamos as regiões cutâneas de zonas de Kramer:

Fonte: acervo Medcel.

Icterícia fisiológica

A icterícia fisiológica surge após as primeiras 24 horas de vida e é uma resposta normal e temporária ao aumento da produção de BI no período inicial após o nascimento. Esse é o tipo mais comum de icterícia neonatal, ocorrendo em até 60% dos RNs a termo e em uma porcentagem ainda maior de bebês prematuros. A icterícia fisiológica resulta do aumento da produção de bilirrubina durante os primeiros dias de vida, tendo como causa as adaptações fisiológicas ao metabolismo da bilirrubina. Geralmente, é uma condição benigna e autolimitada que desaparece sem tratamento adicional.

Torna-se mais visível a partir do 2º dia de vida, com valor máximo no 3º dia em caso de RN a termo e no 5º dia em RN prematuro. Diminui em torno do 5º ao 7º dia de vida.

Icterícia patológica

A icterícia patológica ocorre nas primeiras 24 horas de vida, com bilirrubina sérica aumentando a uma taxa mais rápida que 0,5 mg/dL/h nas primeiras 24 horas, reticulocitose acima de 10%, anemia, icterícia persistente além de 14 dias de vida, BD acima de 2 mg/dL em qualquer momento e sintomas associados — vômito, letargia, perda de peso, apneia e distermia.  

Icterícia do aleitamento materno e icterícia do leite materno

A icterícia do aleitamento materno ocorre em bebês alimentados exclusivamente com leite materno. Acredita-se que seja causada pela redução da ingestão de leite materno nos primeiros dias de vida, o que pode resultar em menor ingestão de calorias e líquidos. Isso pode levar à desidratação e à redução da excreção de bilirrubina, resultando em acúmulo de bilirrubina no sangue.

Na maioria das vezes, a icterícia do aleitamento materno se desenvolve após os primeiros dias de vida e pode persistir por algumas semanas. Os bebês podem apresentar icterícia leve a moderada, que pode ser mais pronunciada em áreas com menos pigmentação, como a face e o peito. Eles geralmente estão saudáveis e ganhando peso normalmente.

A Icterícia do Leite Materno (ILM) é uma forma rara de icterícia neonatal que ocorre devido a uma substância presente no leite materno que inibe a conjugação da bilirrubina no fígado, reduzindo a sua excreção. A substância específica ainda não foi identificada, mas acredita-se que seja uma proteína ou um hormônio presente no leite materno.

A ILM se desenvolve nas primeiras semanas de vida, geralmente entre a 2ª e a 4ª semana. A icterícia pode ser mais pronunciada em bebês alimentados exclusivamente com leite materno. Os bebês com ILM podem ter icterícia persistente e, em alguns casos, ela pode ser mais grave do que a icterícia do aleitamento materno.  

Encefalopatia bilirrubínica

A encefalopatia bilirrubínica, também conhecida como kernicterus, é uma condição neurológica rara, mas potencialmente grave, que decorre da deposição de bilirrubina indireta nos gânglios da base e no tronco cerebral. Sinais e sintomas aparecem no 2º a 5º dia de vida do RN a termo e após o 7º dia de vida nos prematuros. São eles: letargia, recusa alimentar, perda do reflexo de Moro e convulsões. Se não tratada, pode causar sequelas neurológicas graves e morte.

Icterícia colestática

A icterícia colestática ocorre quando há uma redução ou obstrução do fluxo da bile, o que leva ao acúmulo de bilirrubina no sangue e, consequentemente, à icterícia. É quase sempre patológica e causada pela BD. Clinicamente, ocorre colúria, acolia fecal e hepatomegalia. Com relação aos valores da bilirrubina direta: BD acima de 1 mg/dL quando bilirrubina total (BT) abaixo de 5 mg/dL ou BD acima de 2 mg/dL (ou acima de 20% da BT) quando BT acima de 5 mg/dL.

A icterícia colestática pode ser causada por diversas condições, mas, principalmente nos primeiros meses de vida, é causada por Atresia de Vias Biliares (AVB) e doenças genéticas metabólicas. Nos RNs prematuros, também há maior incidência de icterícia colestática por imaturidade do sistema biliar. A AVB normalmente não é acompanhada por outra malformação, e o exame padrão-ouro é a biópsia hepática, podendo ser guiada por ultrassonografia ou cirurgia. O tratamento é cirúrgico (cirurgia de Kasai) até os 90 dias de vida.  

Bons estudos!

Leia mais:
Temas iniciais em Neonatologia: bossa serossanguínea, céfalo-hematoma e mais
Infecções congênitas em Pediatria: abordagens e tratamentos

As atualizações mais importantes em Pediatria para as provas de residência

Prepare-se com a Medcel!

A Medcel tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis!

CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos, assine nossa newsletter, acompanhe a Medcel nas redes sociais e fique sempre por dentro dos assuntos mais quentes da Medicina.

Referência:

BRICOLAGE. Newborn baby boy under phototherapy lamp. getting treated for jaundice. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/newborn-baby-boy-under-phototherapy-lamp-1387810790. Acesso em: 6 maio 2024.

MEDCEL. Estimativa do valor sérico de bilirrubina, de acordo com as regiões cutâneas acometidas. São Paulo: Medcel, [202-]. 1 quadro. Acervo Medcel.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/5/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo