Principais causas da infertilidade masculina e o tratamento no SUS

07 de outubro, 2019
8
0

Antigamente, quando um casal tentava engravidar, era comum fazer exames e procurar possíveis problemas de infertilidade somente nas mulheres, ou, pelo menos, começar a busca somente nela.

Hoje, existem diversas pesquisas que mostram que a infertilidade masculina também é uma grande causa da infertilidade entre casais.

Saiba mais: O que faz um urologista?

Quando um casal está tentando ter filhos e não consegue, o ideal é que os dois procurem ajuda médica. A mulher deve procurar um médico ginecologista, enquanto o homem deve procurar um médico urologista, que investigará possíveis problemas de ereção, ejaculação e, também, pedirá exames, como o de contagem de espermatozoides: o espermograma – para avaliar tanto a quantidade de espermatozoides como, também, a qualidade deles.

Principais fatores

infertilidade_MASCULINA

A idade

A idade do homem é um fator que deve ser considerado. Apesar de sabermos que se o homem conseguir uma ereção, independentemente da idade, ele pode ter filhos, com o tempo, a produção de espermatozoides diminui.

Existem casos de homens que já tiveram filhos mais jovens e, em pouco tempo, já experienciam uma queda de produção e qualidade em seus espermatozoides. Mas também é importante mencionar que o fator idade deve ser bem menos considerado nos homens no que nas mulheres.

Inseminação no SUS:

Existem nove unidades hospitalares no Brasil que oferecem tratamento para infertilidade através do SUS (Sistema Único de Saúde): Uma no Distrito Federal, três no estado de São Paulo, uma no estado de Minas Gerais, duas no estado do Rio Grande do Sul, uma no estado de Pernambuco e uma no estado de Rio Grande do Norte.

O tempo de espera e número de tentativas autorizadas irá depender de cada serviço, definidas pelo gestor local.

Para ser considerado digno de tratamento, o casal deve obter o diagnóstico depois de ter relações sexuais sem utilização de método contraceptivo durante o período de 1 a 2 anos, sem resultar em gravidez. Exames serão solicitados e, assim, o casal poderá entrar na fila.

Leia mais: Infertilidade não é empecilho para quem quer ser pai.

 

 

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa