Quem é recém-formado ou pretende fazer uma nova prova de título deve considerar as oportunidades da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). O edital para a obtenção do título de especialista em Medicina do Trabalho está aberto até o início de junho.
Neste material, você vai saber o que é esse exame, como funciona e a importância de atuar em uma das especialidades médicas que mais crescem no país. Confira as informações mais relevantes do Processo Seletivo e impulsione a sua trajetória profissional.
O Título de Especialista em Medicina do Trabalho
O Título de Especialista em Medicina do Trabalho, emitido pela Associação Médica Brasileira em parceria com a ANAMT, é considerado uma das melhores maneiras de melhorar a performance profissional. Quem se dedica a essa área, certamente será treinado para desenvolver habilidades e competências necessárias no contexto de Saúde e Segurança do Trabalho.
Além do mais, o médico que é aprovado na prova de título de especialista em Medicina do Trabalho também alcança o reconhecimento de entidades nobres da área médica nacional. Entre eles é possível destacar o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (COREME).
Todos os anos, a prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho é realizada pela ANAMT, a instituição responsável pela emissão do título de especialista nesse campo médico. Logo, quem tem interesse em se projetar nessa especialidade pode se inscrever e participar da seleção. As oportunidades são extensivas para quem fez Medicina no exterior e foi aprovado no Revalida.
O Processo Seletivo
Assim como nos anos anteriores, a avaliação para a obtenção do Título de Especialista em Medicina do Trabalho será composto por três fases consecutivas. Primeiramente, o médico interessado deverá se inscrever e enviar a documentação exigida inicialmente para o site oficial da ANAM, a organizadora do certame.
Em seguida, o inscrito deverá observar as seguintes etapas.
Avaliação de requisitos para a participação
Nesta fase inicial, a organizadora vai analisar se o candidato atende aos pré-requisitos estabelecidos pelo Edital de 2025. As exigências poderão ser conferidas no item 3.2.2.
Somente poderão seguir com o processo seletivo os candidatos aprovados nessa primeira etapa.
Apreciação do currículo
No certame, a pontuação do currículo corresponderá a até 10% da nota final, o que faz toda a diferença para a classificação do candidato.
O objetivo desta etapa é avaliar a experiência profissional e acadêmica do médico que almeja atuar no campo de Medicina do Trabalho.
Realização das provas objetivas
Conforme o Edital ANAMT 2025, as provas objetivas serão divididas em etapas subsequentes e classificatórias. Ambas as avaliações serão aplicadas conjuntamente, em um único dia. Porém, a prova teórica será aplicada primeiro. Em seguida, os candidatos farão a prova prática. A classificação será a soma das duas avaliações, o que corresponde a 90% da nota final.


Os critérios para participar do Processo Seletivo
Segundo a Comissão Organizadora da ANAMT, a participação na prova de título de especialista em Medicina do Trabalho impõe o cumprimento de alguns requisitos obrigatórios. Listamos os mais relevantes. Confira!
Inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM)
Para se inscrever no pleito, o candidato deverá ter registro válido e inscrição definitivo no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Comprovação de formação ou experiência profissional
Quanto à comprovação profissional, o candidato poderá ser habilitado se atender a um dos requisitos abaixo descritos:
- ter certificado de conclusão de Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho, em instituição aprovada pelo MEC;
- comprovar Treinamento Teórico-Prático com matriz curricular equivalente à Residência Médica nessa área;
- comprovar atuação na área por quatro anos, no mínimo.
As normativas exigidas pela ANAMT, COREME e CFM
Destacamos, na íntegra, as exigências da ANAMT, conforme a regulamentação vigente do COREME e do CFM. Confira o que é exposto no Edital ANAMT 2025, em consonância com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho:
"3.1.1. Legislação e regulamentações vigentes da Resolução do Conselho Federal de Medicina - CFM no 2148/2016, artigos quinto e sétimo:
3.1.1.1. Art. 5º. A CME somente reconhecerá especialidade médica com tempo de formação mínimo de dois anos e área de atuação com tempo de formação mínimo de um ano, sendo obrigatória carga horária anual mínima de 2.880 horas.
§2º A matriz de competência, da qual decorre o tempo de formação de especialidade médica ou área de atuação para a AMB, em programas de formação credenciados por sociedades de especialidade, será aprovada pela CME e deverá manter similaridade com a matriz de competência aprovada pela CNRM, respeitados os pré-requisitos necessários.
3.1.1.2. Art. 7º. A AMB, nos editais de titulação das suas associações filiadas, deverá prever a participação de médicos que não realizaram programas de especialização ou residência médica. Nesses casos, deverá exigir como único pré-requisito, de forma fundamentada, comprovação de atuação na área pelo dobro do tempo de formação do programa de residência médica, ficando vedada a cobrança de cumprimento de cursos ou treinamentos adicionais.
A data limite para contagem do tempo de experiência é a do encerramento das inscrições."
O resumo do Edital ANAMT 2025
- inscrições: 07/05 a 05/06/2025;
- taxa de inscrição: R$ 3.000,00 ou R$ 1.500,00;
- período para envio de documentos: 01/07 a 15/07/2025;
- provas objetivas e práticas: 30/09/2025;
- divulgação do Gabarito: 03/10/2025;
- resultado final: 01/12/2025.
A importância do título de especialista da ANAMT
Em todas as profissões, um dos pilares essenciais para construir e demonstrar expertise é ter um título que demonstre o domínio na área de atuação. Na Medicina, isso segue a mesma premissa: o título de especialista é um documento concreto e que comprova todas as suas vivências e experiências curriculares.
Somado a isso, a obtenção desse título ajuda em seu reconhecimento profissional e coloca você em destaque entre os profissionais que atuam nesse ramo. Atualmente, a facilidade de acesso a informações faz com que os pacientes procurem dados sobre a qualificação sobre os especialistas de áreas de interesse.
Portanto, alcançar a aprovação na seleção da ANAMT e obter o título de especialista em Medicina do Trabalho é uma conquista grandiosa e repleta de oportunidades para o crescimento profissional. Conte com a Medcel e se prepare para esse Processo Seletivo!
Agora é com você: inscreva-se na nossa newsletter e receba mais conteúdos médicos diretamente em seu e-mail!