A

tecnologia já faz parte da rotina de praticamente todos os médicos. Hoje, além de resolver problemas à distância do consultório, o smartphone se tornou um poderoso aliado na hora de cuidar da saúde dos pacientes. Esse cenário levou muitos desenvolvedores a investirem na criação de apps voltados para a Medicina. Neste artigo, mostraremos alguns aplicativos indispensáveis para médicos e que estão disponíveis para Android e IOS.

Leia também: Arduino na medicina: confira algumas aplicações

Whitebook

Ferramenta completa com informações confiáveis para auxiliar o profissional a tomar decisões acertadas em relação a condutas diagnósticas e terapêuticas. Criado por uma equipe médica, o Whitebook possui todo o conteúdo off-line, o que salvaguarda o acesso a ele em caso de problemas com a internet. Todos esses benefícios fazem do app um dos mais importantes para o plantão médico.

MedScape

Um dos melhores e mais conhecidos apps médicos, o MedScape foi desenvolvido a partir de uma antiga base eletrônica de dados criada em 1995. Constantemente atualizado desde então, o aplicativo é um dos mais completos. Nele é possível encontrar informações sobre cada patologia, além de artigos de uma equipe criteriosamente selecionada.

Figure 1

O app permite que os profissionais postem fotos e exames dos seus pacientes e discutam o caso com especialistas do mundo inteiro. O aplicativo possui um layout que lembra o Instagram, porém, antes da imagem aparecer para os outros usuários, uma equipe verifica se a publicação respeita a privacidade do paciente, a ética e a responsabilidade médica.

O Figure 1 ainda conta com duas funcionalidades interessantes: o Grand Rounds, para discussão de casos cirúrgicos em tempo real, e o Paging, que funciona como uma telemedicina entre médicos de todo o mundo.

Read by QxMD

Esse app dá acesso a publicações das principais revistas científicas do mundo. Embora ele seja um aplicativo médico gratuito, muitos estudos estão restritos à área premium do aplicativo. No entanto, se você possui um acesso de universidades federais, é possível liberar o conteúdo sem a necessidade de realizar a assinatura.

Calculate by QxMD

Favorito da maior parte dos médicos ao redor do mundo, o que se deve ao fato dele ser o mais rápido e leve entre as opções no mercado, o app reúne praticamente tudo que é necessário para o trabalho na urgência e emergência ou na UTI. Os resultados trazidos pelos Calculate by QxMD são suportados por evidências científicas e referências bibliográficas.

Touch Surgery

Com uma representação gráfica que impressiona, esse é um aplicativo indispensável para o internato e residentes em cirurgia. Com o Touch Surgery, é possível acompanhar o passo a passo de procedimentos cirúrgicos, como colectomia, apendicectomia, colecistectomia e implante de próteses mamárias.

Leia também: Aplicações da realidade virtual na medicina

Medcel Plus e Medcel Book

Com o Medcel Plus, você conta com um sistema de treinamento de resolução de simulados e decisões clínicas com apoio de imagens e recursos para avaliação de cada caso. Outro benefício interessante, é a personalização do simulado, que permite escolher as questões de acordo com a especialidades, instituições e ano da prova.

Já o Medcel Book garante acesso a e-Books médicos, cujo conteúdo foi desenvolvido com base nos principais temas de Residência e Atualizações Médicas do país. Ambos são disponíveis para Android e IOS e fazem parte do material didático disponibilizado ao adquirir um dos nossos cursos de preparação.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
22/8/17
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo