É recém-formado e está em busca de instruções para fidelizar pacientes no início da carreira médica? A Afya Medcel te ajuda com isso!
Hoje, vamos te explicar como utilizar as melhores práticas para fidelizar pacientes no início da sua carreira médica. Você vai saber sobre a importância da fidelização e como um bom atendimento pode gerar indicações e a atração de mais pacientes para o seu consultório.
Ainda, saiba como superar os principais desafios dessa investida e tornar-se um médico de referência. Conheça, também, algumas estratégias que fazem a diferença na conquista dos pacientes e no reconhecimento de sua marca no mercado.
O que é e qual a importância da fidelização de pacientes?
Fidelizar pacientes refere-se à prática de manter pacientes satisfeitos e leais à sua clínica ou consultório médico. Isso, convém destacar, vai além do conhecimento técnico adquirido na faculdade de Medicina ou Residência Médica. É algo que envolve fornecer atendimento de alta qualidade, construir relacionamentos de confiança, garantindo que os pacientes se sintam valorizados e cuidados.
Para médicos recém-formados, investir em fidelização é crucial. Afinal, pacientes leais são mais propensos a seguir tratamentos recomendados, retornar para consultas futuras e recomendar seus serviços a outros. Tudo isso contribui para o crescimento e a sustentabilidade financeira da prática médica. A seguir, apresentamos algumas razões que justificam o investimento em ações focadas na fidelização dos pacientes. Confira!
Continuidade da assistência
Pacientes fidelizados tendem a retornar, com mais frequência, para consultas de acompanhamento e tratamento regularmente. Isso é crucial porque possibilita um melhor monitoramento da saúde do paciente ao longo do tempo.
Ademais, esse processo é fundamental no controle diagnóstico, detecção precoce de problemas e para uma gestão contínua de condições crônicas.
Construção de confiança
Assim como em todas as áreas da vida, na Medicina, a manutenção de bons relacionamentos também é essencial. Quando estes são duradouros e baseados na confiança, ajudam a melhorar a comunicação entre médico e paciente.
Logo, trabalhar ações em prol da construção da confiança do paciente é fundamental. Pacientes que confiam em seus médicos são mais propensos à continuidade do tratamento e dão mais atenção às recomendações desses profissionais.
Eficiência no tratamento
Os profissionais que conhecem o histórico clínico e os padrões de saúde de um paciente têm maior competência na hora de oferecer tratamentos mais eficazes. Além de otimizar resultados, isso reduz a necessidade de repetir testes ou de realizar procedimentos desnecessários.
Reputação e satisfação profissional
Independentemente da especialidade médica, o relacionamento sólido com os pacientes contribui na fidelização e construção de uma reputação positiva como profissional de saúde. Para os médicos, é muito satisfatório acompanhar o progresso dos pacientes e perceber a evolução da saúde deles.
Sustentabilidade financeira
Pacientes fiéis retornam para consultas regulares, seguem tratamentos e recomendam novos pacientes. Isso assegura um fluxo contínuo de receita, diminuindo os custos com marketing e aquisição.
Além disso, fidelizar pacientes melhora a eficiência operacional e fortalece a reputação da prática, proporcionando um crescimento financeiro estável e previsível.
Quais estratégias de marketing ajudam a fidelizar pacientes?
Em geral, o avanço tecnológico influenciou todos os nichos de trabalho. Na Medicina, isso não é diferente. Por tal motivo, os médicos podem explorar as diferentes estratégias de marketing para fidelizar pacientes na rotina clínica.
Listamos aquelas que podem ser implementadas para ajudar nesse objetivo. Veja quais são!
Comunicação personalizada
Manter uma comunicação regular e personalizada por meio dos recursos tecnológicos pode fazer a diferença. Explore recursos como e-mails, newsletters ou mensagens de texto para fortalecer a comunicação entre médico e paciente.
Uso estratégico de site e mídias sociais
Para serem vistos e lembrados, os médicos devem manter um site informativo. Este deve estar sempre atualizado e com uma presença ativa nas redes sociais, onde as pessoas possam interagir e obter informações úteis. Porém, é preciso fugir do senso comum, manter a privacidade e compartilhar conteúdos de fato relevantes sobre saúde. Certamente, seus pacientes terão uma impressão mais positiva, o que ajudará a construir uma comunidade mais fiel em torno de seu trabalho.
Como fidelizar pacientes no consultório médico, em todas as etapas do atendimento?
Ter em mente a importância da fidelização de pacientes é um dos passos mais relevantes para conquistar o reconhecimento da marca. Nesse sentido, prestar um bom atendimento em todas as fases do processo é crucial.
Para tanto, confira as sugestões que elencamos para estabelecer uma relação positiva desde o primeiro contato.
Priorize um atendimento eficiente
Treine a equipe para responder chamadas telefônicas ou e-mails usando de cortesia, praticidade e eficiência. Como diz a antiga premissa: “a primeira impressão é a que fica”.
Reduza o tempo de espera
Desenvolva o hábito de otimizar o tempo. Por isso, tente ser pontual nas consultas, a fim de evitar longos tempos de espera. Certamente, seus pacientes vão perceber isso e valorizar uma experiência eficiente e qualificada em seu consultório.
Envie lembretes de confirmação da consulta
Reforce com a sua equipe a necessidade de enviar lembretes de consulta. Faça isso com antecedência de alguns dias utilizando e-mail, mensagem de texto ou ligação telefônica. Tais práticas reduzem as taxas de cancelamento e demonstram ao paciente a sua dedicação a ele.
Peça feedback pós-consulta
Após a consulta inicial, solicite que seus pacientes respondam uma pesquisa de satisfação. Deixe claro que você e sua equipe precisam saber como foi a experiência dele em seu estabelecimento, pois isso ajuda a manter um atendimento de excelência.
Como forma de estimular a adesão, explique que essa é uma oportunidade de expressar as impressões do atendimento. Tal conduta demonstra que você valoriza a opinião deles e que está interessado em melhorar a relação médico-paciente e seus serviços.
Como driblar os desafios que envolvem a fidelização de pacientes?
Selecionamos mais algumas dicas sobre o relacionamento com os pacientes. No pré atendimento, oriente seus colaboradores para as seguintes ações:
- informar os pontos mais relevantes do funcionamento de seu estabelecimento;
- priorizar ações que otimizem o tempo do cliente;
- facilitar o agendamento da consulta por diversos meios de comunicação;
- cuidar do ambiente e da aparência do consultório;
- tratar os pacientes com educação, gentileza e simpatia, tanto nos meios de comunicação e na recepção.
Durante o atendimento, você, médico, deve se concentrar nos seguintes pontos:
- fazer uma anamnese objetiva e explicar com clareza a sua impressão diagnóstica;
- priorizar gentileza, atenção, cordialidade, sinceridade e boa comunicação;
- tratar o paciente com respeito e empatia;
- usar de humanização com a dor do paciente e demonstrar comprometimento em ajudá-lo.
Por fim, no pós atendimento, as melhores estratégias são:
- informar sobre facilidade de pagamento da consulta realizada;
- deixar claro sobre a disponibilidade para acompanhamento após a consulta;
- aplicar pesquisa de satisfação e feedback;
- manter suas redes sociais ativa.
Vale destacar, por fim, que a arte de fidelizar pacientes envolve diversos fatores. Entre eles, os de maior relevância têm como base a construção de relacionamentos sólidos e confiáveis. Isso inclui práticas essenciais em toda a carreira em Medicina: altruísmo, gentileza e a manutenção de uma comunicação aberta e eficaz.
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