A

revista The Lancet publicou um relatório que adicionou 3 fatores de risco que podem atrasar e até mesmo prevenir a demência.

Até então, os estudos abordavam 9 fatores que, juntos, eram associados a 33,2% dos casos. Com os novos 3, chegamos a uma estimativa de 12 fatores que podem prevenir, exatamente, 39,7% dos casos de demência.  

O que é a demência?

A demência é uma condição que pode ocorrer em qualquer indivíduo, geralmente afetando idosos a partir dos 65 anos de idade. Ela não é uma doença, mas sim um grupo de sintomas que podem interferir negativamente na vida de quem é afetado pela condição. Algumas doenças, como Alzheimer e Parkinson, são formas comuns de demência.  

Os 9 fatores de risco e prevenção da demência

Os nove fatores de risco foram publicados em estudo em 2017, já com uma porcentagem ponderada de quanto aquilo poderia interferir diretamente na aparição de demência e, se evitada, poderia prevenir a demência. Eles são: baixo grau de instrução (principalmente na infância), perda auditiva, hipertensão, obesidade (IMC superior a 30kg/m²), tabagismo, depressão, isolamento social, sedentarismo e diabetes.  

Os 3 novos fatores de risco e prevenção da demência

Juntaram-se aos fatores de risco mencionados anteriormente: consumo de álcool (quando mais de 21 unidades por semana), poluição atmosférica e traumatismo cranioencefálico.

Os 12 riscos: do que mais afeta para o que menos afeta a demência

Fator de risco Fração Atribuição Populacional 1 Perda auditiva 8,2% 2 Baixo grau de instrução 7,1% 3 Tabagismo 5,2% 4 Depressão 3,9% 5 Isolamento social 3,5% 6 Traumatismo cranioencefálico 3,4% 7 Poluição atmosférica 2,3% 8 Hipertensão 1,9% 9 Sedentarismo 1,6% 10 Diabetes 1,1% 11 Álcool 0,8% 12 Obesidade 0,7%

Fique por dentro de todas as atualizações médicas

Se manter atualizado sobre as novidades na medicina é essencial para todos os médicos e, inclusive, para aqueles que estão se preparando para as provas de Residência. As aulas da Medcel são atualizadas e te preparam para as provas com toda a flexibilidade e suporte que você precisa.

Clique aqui e experimente a plataforma da Medcel gratuitamente!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
17/8/21
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo