H

ipócrates uma vez disse: 

“Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre”.

Essa famosa frase, do considerado “pai da medicina”, reflete o sentimento no coração de todos que escolheram como profissão trazer a saúde de volta para a vida das pessoas. Nada mais justo que homenagear esse profissional nessa data tão especial. Por isso, antes de continuar, gostaríamos de agradecer pelo empenho e desejar um feliz dia do médico para todos os profissionais do país.

Como homenagem, nesse artigo, iremos elucidar dúvidas sobre a data, como: quais as origens do dia do médico e por que ele é comemorado em 18 de outubro.

Consagrados a São Lucas

Antes de se converter ao cristianismo e ser batizado por São Paulo, Lucas, que havia estudado medicina em Antioquia (que hoje faz parte do que é a Turquia), exercia a profissão por onde passava, o que o levou a ser chamado de médico em citações bíblicas. São Lucas foi um dos seguidores de Jesus, acompanhando-o enquanto realizava curas e milagres, histórias que retratou em seu evangelho.

Foi em homenagem a esse santo médico que a data de seu nascimento, 18 de outubro, foi consagrada como o dia do médico em vários países, como Bélgica, Espanha, Itália, Polônia, Portugal e Brasil.

Dia do médico em outros países

Os países que não adotaram o nascimento de São Lucas como dia do médico costumam escolher realizações ou profissionais importantes no mundo da medicina. Nos Estados Unidos, por exemplo, a data é comemorada em 30 de março, quando a anestesia foi administrada pela primeira vez em um paciente.

Parte da América Latina escolheu dia 03 de dezembro, aniversário do Dr. Carlos Finlay, responsável por confirmar que a febre amarela era transmitida pelo Aedes Aegypti, como dia do médico. No Irã, a homenagem foi à Avicena, responsável por influenciar toda a literatura médica ao escrever tratados de medicina que foram adotados por universidades medievais da Ásia e Europa.

Reflexão e cuidados

Mais do que apenas receber os louros, a data é utilizada por muitas organizações médicas para trazer reflexões sobre a profissão, procurando formas de driblar os problemas cotidianos que os profissionais enfrentam diariamente. Já outras organizações e hospitais aproveitam a data para levar atendimento médico de qualidade à população mais carente, realizando mutirões de atendimento, que vão desde consultas mais básicas até exames complexos.

Por fim, mais uma vez, o nosso muito obrigado a todos os médicos!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
24/10/17
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo