Doenças do quadril: 4 tópicos que você precisa saber

Doenças do quadril: 4 tópicos que você precisa saber

por André Massarotti

Para fazer a prova de Residência Médica ou Revalidação, é necessário estudar muitos tópicos diferentes. Quando falamos de ortopedia, os assuntos parecem se multiplicar. Doença do punho, lesão no ombro, coluna, quadril, joelho e etc. Com tantos assuntos, é natural ficar um pouco confuso por onde começar. Neste artigo, vamos falar sobre quatro tópicos importantes sobre doenças do quadril que costumam cair nas provas relacionados à artrose e necrose avascular da cabeça do fêmur, que estão no topo das principais questões de prova relacionadas ao quadril.   Caso queira se aprofundar, e ainda ter um material completo sobre os desafios para a prova dentro da cadeira médica de Ortopedia, é só baixar esse e-book assinado pelo Dr. e Prof. da Medcel, Noel Foni. Leia também: Tudo sobre residência em Ortopedia e Traumologia

1) Doenças no quadril: quais são as causas de artrose?

Artrose é um processo degenerativo da cartilagem, em que ela começa a degenerar e um osso entra em atrito com outro osso. É associado à idade e seus fatores de risco são: obesidade, sexo feminino, histórico familiar e cirurgias malsucedidas.  Sinais radiográficos clássicos da artrose, que podem cair em uma questão de Residência Médica:
  • Diminuição do espaço articular; 
  • Cistos metafisários;
  • Osteofitose;
  • Pela cartilagem, pode-se ter uma esclerose subcondral.

2) Qual é o tratamento para casos de artrose?

O melhor tratamento é o conservador, com fisioterapia e fortalecimento para amenizar o problema e ganhar musculatura. Caso esta não seja efetiva, deve-se considerar cirurgias clássicas na Ortopedia, como cirurgias de artroplastia.  

3) Doenças no quadril: o que é necrose avascular da cabeça do fêmur? 

Costuma acatar pacientes entre os 30 e 50 anos, tabagista e/ou elitista, podendo também ser uma doença idiopática. O fêmur é irrigado de uma maneira muito rica, mas a necrose avascular é quando essa irrigação diminui. Assim, o tratamento cirúrgico mais precocemente pode ser indicado, mesmo que o paciente tenha apenas 30 anos. 

4) Como dar o diagnóstico de necrose avascular da cabeça do fêmur e qual é o tratamento?

O diagnóstico é feito por radiografias. O paciente se queixará de dor, aflexão do quadril e limitação à rotação interna. Neste contexto, cirurgias osteotomias podem ser indicadas, para que o desvio da articulação seja efetuado. Para diminuir a carga da região que está necrosada, pode-se indicar descompressões ou quando se tem uma lesão muito grande, pode-se optar pela cirurgia clássica da Ortopedia, que é artroplasia total do quadril, que costuma dar bons resultados.  Saiba mais: Necrose avascular da cabeça femoral (tratamento pela técnica de descompressão cirúrgica  

Como faço para me aprofundar nos temas de Ortopedia que caem na prova?

Isso é só um pouco do que você vai encontrar no e-book de Ortopedia Adulto. Estamos sempre disponibilizando e-books com temas variados para você. Aproveite e experimente o curso preparatório da Medcel por 7 dias gratuitos e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. 


Conteúdos exclusivos

TPP - Treinamento para prova prática: Revalide o seu diploma de Medicina no Brasil

TPP - Treinamento para prova prática: Revalide o seu diploma de Medicina no Brasil

Faça o login para baixarBaixar

Você sabe a resposta dessa questão?

Alternativa incorreta...

Quer saber a resposta?

Faça seu login ou cadastre-se e continue a treinar seu conhecimento

Faça o seu cadastro

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos Medcel

Ver política de privacidade
Coach de Aprovação

Mais vistos