N

este artigo, vamos falar dos temas e das especialidades mais incidentes na prova de Residência Médica da AMP. Mas, antes, você sabe por que é importante conhecer o modelo de prova da instituição que irá prestar?  

Um dos métodos mais indicados por especialistas quando você vai fazer uma prova é resolver as questões de edições anteriores para conhecer o estilo adotado pela banca. 

As provas de concurso, no geral, são muito singulares. Cada uma tem sua característica, e dificilmente os assuntos cobrados sofrem alterações. As bancas têm um estilo próprio que são seguidos anualmente, sendo quase possível prever os temas futuros.  

Quanto mais você treinar questões da instituição, mais você irá entender o que o avaliador está exigindo do candidato durante a prova.  

Então vamos entender como funciona a prevalência dos temas na prova de Residência Médica da AMP

Perceba que Pediatria é a especialidade que lidera o ranking, seguido por Saúde Coletiva, Ginecologia e Obstetrícia e por fim Gastroenterologia.

Leia também: Pediatria: especialidade e desafios

  1. Doenças Infecciosas 

Em Pediatria, os temas mais cobrados na prova de Residência Médica da AMP são Doenças infecciosas, Doença infecciosa respiratória e IVAS - Infecções das Vias Aéreas Superiores, elas praticamente dominaram em edições anteriores

  1. Histórico do Brasil 

Em Saúde Coletiva, com certeza Histórico do Brasil, APS e ESF e Sistema Único de Saúde – SUS vão aparecer na prova de Residência Médica da AMP. 

Em Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família, atente-se para: Atributos essenciais, Atributos derivados e Política Nacional de Atenção Básica – PNAB 

  1. Câncer de Mama 

Já em Ginecologia, o tema mais incidente nas provas de Residência Médica AMP é Doenças Malignas da Mama ou Câncer de Mama. Baixe aqui o mapa mental e domine esse assunto recorrente nos processos seletivos de R1.

  1. Assistência ao pré-natal 

Em Obstetrícia, muita atenção para o tema: Assistência ao pré-natal. Desse assunto podem cobrar condição física e histórico da paciente, idade gestacional; exame físico geral e específico; exames complementares e condutas preventivas.

  1. Doença do refluxo gastroesofágico 

Por fim, em Gastroenterologia, o tema que mais surgiu nas provas de residência da AMP nos últimos anos foi: Doença do refluxo gastroesofágico. O que é importante você saber desse assunto: Etiologia multifatorial, alterações de motilidade/fisiológicas, fatores associados, diagnóstico, quadro clínico e tratamentos. Saiba mais sobre o assunto aqui

Vai fazer a prova da AMP este ano?

O Reta Final AMP Residência Médica 2022 foi pensado para você! Um curso focado em te ajudar a conquistar a provação na Associação Médica do Paraná.  A metodologia escolhida é a de estudo reverso: primeiro, resolve-se questões da instituição e, por meio do seu desempenho, o seu estudo é adaptado!

Gostou desse artigo? Veja mais sobre o Edital Residência Médica da AMP aqui!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
1/9/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo