Hoje vamos te contar tudo sobre a importante carreira de Mastologia: conheça seus desafios, vantagens e possibilidades!

Conheça as vantagens de ser um médico mastologista, uma especialidade que vem ganhando um reconhecimento significativo entre os nichos da saúde. Saiba, então, como é a rotina de um especialista nesse campo e os benefícios de optar por ele, já que o câncer de mama é uma doença desafiadora e cada vez mais comum.

Ainda, confira porque quem optar pela carreira na Mastologia pode atuar no diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama e de outras doenças de importância similar.

Listaremos também as oportunidades de crescimento disponíveis no mercado de trabalho e possibilidades de plano de carreira em Mastologia.

Como é a rotina do profissional da Mastologia?

O médico mastologista é especializado no diagnóstico e tratamento das doenças da mama, tanto em homens quanto em mulheres. Listamos as principais funções dessa especialidade médica. Confira!

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres. Mesmo que seja raro, ele também pode ocorrer em homens.

Fatores de risco

  • idade: a incidência do câncer de mama é mais comum em mulheres e tende a aumentar com a idade;
  • histórico familiar: ter parentes de primeiro grau, principalmente mãe, irmã e filha com doença aumenta o risco;
  • influência genética: portadores de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 apresentam maior risco para desenvolver o câncer de mama;
  • exposição a estrogênio: início precoce da menstruação ou menopausa tardia elevam o risco;
  • obesidade e estilo de vida: tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, dieta rica em gorduras podem aumentar o risco.

Principais sinais e sintomas que podem indicar câncer mamário

Observe os sinais e sintomas mais cobrados nas provas de residência médica em Mastologia:

  • nódulo ou endurecimento na mama;
  • alterações na cadeia de linfonodos axilares;
  • mudança no tamanho ou forma da mama;
  • secreção mamária anormal;
  • inchaço, vermelhidão na pele da mama ou retração do mamilo.

Diagnóstico e tratamento

Sobre o diagnóstico e tratamentos do câncer de mama, veja nosso resumo com as melhores alternativas:

  • o principal método de rastreamento é a mamografia;
  • o diagnóstico pode ser confirmado pela biópsia;
  • os tratamentos mais indicados são cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal e imunoterapia.

Medidas de prevenção do câncer de mama

Se diagnosticado no início, as chances de tratamento e de remissão da doença são bastantes significativas. Por isso, o ideal é incentivar a realização regular de exames de rastreamento conforme recomendações médicas, sobretudo em mulheres que se enquadram nos fatores de risco.

Além dessa medida, outras práticas preventivas relevantes são a realização do autoexame mensal das mamas e adotar um estilo de vida saudável.

Doenças benignas da mama

Referem-se a condições não cancerosas, mas que exigem atenção e cuidado profissional. Mesmo que não sejam cancerosas, essas doenças podem causar sintomas e preocupações nas mulheres.

Destacamos os quadros mais comuns. Observe!

Fibroadenoma

É caracterizado por um tumor sólido, móvel e bem definido. Não apresenta malignidade e é mais comum em mulheres jovens. Uma das particularidades dessa doença é que ela pode crescer durante a gestação.

Cistos mamários

Os cistos mamários são sacos cheios de líquido que podem se formar nas mamas. Eles são sensíveis, podem ser dolorosos ao toque e variam de tamanho com o ciclo menstrual.

Mastalgia

Popularmente conhecida por dor na mama, é uma queixa comum e pode indicar alterações nas taxas hormonais. Mesmo sendo benigna, a mastalgia é desconfortável e requer avaliação e monitoramento médico.

Intervenções cirúrgicas na Mastologia

Nessa carreira, além dos tratamentos medicamentosos, o médico mastologista está apto para realizar procedimentos mais invasivos, tais como biópsias e cirurgias. As mais comuns são a remoção de tumores, lumpectomias ou mastectomias. O primeiro caso refere-se à retirada parcial da mama, enquanto a segunda, à excisão total.

Quais são as principais vantagens de ser mastologista?

Quem atuar nessa área poderá desfrutar de uma série de vantagens profissionais e pessoais. Conheça as 8 mais relevantes!

  1. Esse profissional desempenha um papel crucial na saúde das mulheres, auxiliando no diagnóstico e tratamento de diversas condições mamárias, inclusive o câncer de mama;
  2. Assim como um ginecologista, um médico mastologista consegue obter uma sensação de realização, ao contribuir para melhorar a qualidade de vida e bem-estar;
  3. Nessa área, o profissional se envolve com uma variedade de casos e procedimentos, desde consultas de rotina até cirurgias especializadas;
  4. O mastologista tem a oportunidade de desenvolver relacionamentos mais sólidos, o que favorece o vínculo mais positivo na relação médico-paciente;
  5. A área da Mastologia está em constante evolução e está sempre alinhada a avanços tecnológicos em diagnóstico por imagem e terapias direcionadas à melhor conduta;
  6. Os mastologistas contribuem para pesquisa clínica e educação médica, gerando avanços substanciais no campo da Mastologia;
  7. Essa área possibilita maior flexibilidade na prática, o que permite aos médicos um certo equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  8. Tornar-se especialista em Mastologia confere reconhecimento entre a comunidade médica e os pacientes gerando um impacto positivo na saúde das mulheres.

Atualmente, como é o panorama da Mastologia no Brasil?

Um relatório divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) apontou que houve um aumento significativo nos casos de câncer de mama entre a população. O aumento foi de, aproximadamente, 26% nos casos de câncer de mama. O público-alvo foi pacientes em estágios mais graves da doença.

Segundo matéria divulgada pela Revista Exame, a média salarial de um médico mastologista é de R$ 8.999,42. Esse valor equivale a 30 horas de trabalho semanal.

De acordo com a pesquisa Demografia Médica 2023, atualmente, há cerca de 2.900 mastologistas brasileiros. A classificação por gênero é bem similar, com uma leve preponderância feminina: 54,9% são mulheres e 45,1% são homens.

Agora um dado da mesma pesquisa que mostra uma enorme oportunidade de crescimento é em relação à concentração regional: 51% de todos os mastologistas está concentrado na região Sudeste. Sendo assim, a atuação em Mastologia em outras regiões do Brasil ainda possui pouca concorrência e certamente uma significativa demanda reprimida, por falta de profissionais.

Prepare-se com a Medcel Afya!

A Medcel Afya é a maior e mais completa plataforma preparatória para os processos seletivos de Residência Médica. Ajudamos os nossos alunos a entrarem nas melhores instituições do país.

Gostou deste material? Assine, agora mesmo, a nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos e gratuitos em seu e-mail!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
10/6/24
na categoria
R+

Mais sobre 

R+

ver tudo