De olho nas vantagens que a carreira de nutrólogo pode oferecer? Olhas as dicas que preparamos sobre Residência Médica em Nutrologia!
Hoje vamos te contar como funciona a Residência Médica em Nutrologia e como é essa carreira. Saiba tudo sobre essa especialidade, a rotina de um médico nutrólogo, as possibilidades de carreira e de quais formas ele pode atuar.
Descubra, também, quais são as principais vantagens de escolher essa especialidade, como estão as oportunidades no mercado de trabalho. Conheça as melhores instituições para se especializar e as expectativas de cargos e salários no campo da Nutrologia. Vem com a gente?
Qual a diferença entre nutricionista e médico nutrólogo?
Em linhas gerais, as diferenças se constituem em pontos básicos, tais como os pré-requisitos para a formação, a margem salarial e as possibilidades de atuação. O nutricionista, por exemplo, é um profissional que faz faculdade de Nutrição, com duração de 4 anos.
Como esse nicho permite ter essa formação diretamente, apenas passando pela graduação, o nutricionista pode seguir em alguma das especialidades desse vasto campo.
Já o nutrólogo é um médico, ou seja, precisa ter se graduado em Medicina. Após a graduação, para obter o título de especialista é necessário passar pela Residência Médica em Nutrologia, que não é de acesso direto, ou seja, possui pré-requisito, sendo necessário fazer Residência em Clínica Médica ou em Cirurgia Geral para, só depois, se especializar em Nutrologia. Logo, o tipo de formação já expõe a maior diferença entre um nutricionista e um nutrólogo.
O nutrólogo, formado em Medicina, passou por 6 anos de graduação e obteve conhecimentos gerais de várias áreas médicas, antes de se tornar especialista. Com essa formação, o nutrólogo tem aptidão para prescrever medicações, enquanto o nutricionista prescreve apenas remédios fitoterápicos, além, é claro, do plano alimentar.
Média salarial
Outra diferença entre as duas profissões é o salário básico desses profissionais: pelos dados obtidos no site da Catho, a média salarial do nutricionista é de R$3.000, atuando por 30 horas semanais. Já um médico nutrólogo, que trabalha na mesma carga horária, recebe um salário médio de R$5.000.
Afinal, como é a atuação do médico nutrólogo?
A especialização em Nutrologia se dedica ao estudo dos nutrientes dos alimentos e a sua relação com o corpo humano. O foco é a prevenção e promoção da saúde humana.
Por conta disso, a atuação desse profissional envolve diversas temáticas e atividades. Conheça as mais relevantes!
Avaliação nutricional
Durante a consulta, o médico nutrólogo deve realizar uma avaliação detalhada do estado nutricional do paciente. A abordagem é centrada em aspectos de sua alimentação, história médica, condições de saúde e comorbidades, incluindo o estilo de vida.
Prescrição de dietas específicas
Com base na avaliação nutricional, o nutrólogo elabora planos alimentares individualizados, conforme a necessidade e o perfil do paciente. A meta é promover a saúde por meio de adaptações alimentares aliadas a mudanças do estilo de vida.
Tratamento nutricional
Esse especialista também atua no tratamento e prevenção de diversas condições de saúde relacionadas à nutrição. O nutrólogo orienta e acompanha os casos de obesidade, alterações hormonais, que podem desencadear diabetes, relação entre dieta e doenças cardiovasculares e outras.
Suplementação
Mediante a necessidade, o profissional que passou pela residência médica em Nutrologia pode indicar suplementos nutricionais quando necessário. O objetivo é complementar a dieta e corrigir eventuais deficiências específicas de vitaminas, sais minerais ou outros nutrientes.
Quais são as principais vantagens dessa profissão?
A carreira na Nutrologia se caracteriza por combinar conhecimentos médicos com a aplicação prática da ciência da nutrição. Entre outras metas, esse nicho é focado em medidas para promover a saúde e o bem-estar das pessoas o que, por si só, já é um ponto positivo da profissão.
A Nutrologia não está entre as top 5 especialidades médicas com maior número de profissionais, o que demonstra que ainda há bastante espaço no mercado. Lembrando, ainda, da grande importância de se especializar para se destacar na carreira médica, diante do crescente número de médicos especialistas no Brasil.
Listamos alguns benefícios para o médico que escolher Residência Médica em Nutrologia. Observe!
Variedade na atuação profissional
O médico que opta por esse campo pode trabalhar em diferentes contextos, já que usufrui de flexibilidade e oportunidades de carreira diversificadas. Em geral, os nutrólogos montam seu próprio consultório particular, atuam em hospitais, clínicas de estética ou mesmo em centros de reabilitação e academias.
Desafios científicos
A Nutrologia é uma área bem dinâmica e está em constante evolução. Do ponto de vista científico existem sempre novas descobertas relacionadas à nutrição e saúde. Para quem domina a arte da pesquisa e da inovação, a profissão se torna estimulante e desafiadora.
Impacto social
Atuar num campo que permite a promoção da educação nutricional abre um leque de oportunidade de impactar, de forma positiva, na sociedade. A Nutrologia é uma área que auxilia as pessoas na melhoria de seus hábitos alimentares.
Além de contribuir para a redução dos custos de saúde, esse fator ainda estimula ações que tornam a população mais saudável. Nesse sentido, o médico nutrólogo também atua como um mediador social.
Como é a Residência Médica em Nutrologia?
Esse curso oferece uma formação bem abrangente e especializada para médicos interessados em explorar os benefícios que a nutrição clínica proporciona aos pacientes. Centrada na promoção da saúde por meio da alimentação adequada, o projeto pedagógico também é focado em modelos de tratamentos dos distúrbios nutricionais mais comuns.
Essa especialidade também oferece estágios supervisionados e uma formação cujo foco é a educação continuada. Na Residência, os médicos participam de aulas teóricas, discussões clínicas e seminários de atualização voltada para a Nutrologia e temáticas afins.
Duração do curso
A duração do curso depende do programa, mas a duração padrão da Residência Médica em Nutrologia é de 2 anos – após o cumprimento do pré-requisito. Além da grade curricular centrada nas necessidades da área, esse período é projetado para proporcionar aos médicos residentes uma formação completa e abrangente.
Conheça as opções de especialização da Afya Medcel!
Por fim, vale destacar que essa área se concentra nas necessidades únicas de saúde nutricional de quem necessita de suporte e tratamento continuado. A Nutrologia visa melhorar a qualidade de vida da população e reduzir os impactos das doenças nutricionais e metabólicas mais comuns.
Na Afya Medcel, quem optar pela Residência Médica em Nutrologia terá todo o suporte necessário durante a preparação para o processo seletivo. Os professores são especialistas e experientes em auxiliar a quem almeja passar em exames das instituições mais procuradas para fazer Residência Médica.
Agora que já sabe tudo sobre Residência Médica em Nutrologia, assine a nossa newsletter e acompanhe nossas publicações!