mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama. Conhecido como outubro rosa, a ação de marketing já é reproduzida por diversos meios e é acometido, em sua grande maioria, por mulheres – sendo os homens representando apenas 1% do total de casos registrados da doença.
Saiba mais: Residência Médica na prática: Câncer de mama
O que é
A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama, o que gera células anormais que, ao se multiplicarem, formam um tumor. Já sabemos que existem diversos tipos da doença e que ela pode evoluir de formas diferentes, dependendo do tipo de tumor.
Prevenção
Segundo o INCA, os casos de câncer de mama podem ser evitados em até 30% dos casos com a adoção de hábitos saudáveis, como:
Sintomas
O principal sintoma percebido é o nódulo, um caroço que é fixo e, geralmente, indolor. Está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outro sintoma comum é a pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja. Alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e a saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos também são outros sintomas.
Na percepção de qualquer um deles, deve-se procurar imediatamente um médico para realizar os exames necessários para a detecção de possíveis tumores.
Diagnóstico
O exame clínico e de imagem podem ser importantes para o início das investigações, mas é necessário realizar uma biópsia para poder confirmar o diagnóstico. A biopsia é a retirada de um pedaço do nódulo (ou lesão) por meio de punção ou pequena cirurgia. O material é analisado pelo patologista para, então, definir o diagnóstico.
Saiba mais: Câncer de mama
Tratamento
O tratamento irá depender da fase da doença. Essa fase é conhecida como estadiamento. O tipo do tumor também irá ditar o tipo de tratamento. Dentre tantos, podem incluir a cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia e terapia biológica. Caso a doença seja diagnosticada no começo da doença, as chances de cura são bem maiores. Porém, quando já se apresenta casos de metástase, o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.
Veja mais: Estadiamento do Câncer de Mama.