Q

uem aí já ouviu falar do Protocolo SPIKES? Talvez nem todo mundo, mas tenho certeza que ninguém está preparado ou gosta de dar más notícias, não é verdade? E, na Medicina, não tem como fugir, em algum momento você vai precisar dar uma notícia que às vezes não é a que o paciente está esperando, como, por exemplo, viver somente de cuidados paliativos. E é aí que entra em cena um guia para agir neste momento da melhor maneira: são apenas 6 passos e eu te dou, neste post, superdicas para você se lembrar deles. Quer saber como funciona? Vem comigo!  

Protocolo SPIKES: quando e como informar uma má notícia?

Um médico não pode lidar com pacientes de forma fria. Ele deve ter compaixão e se colocar no lugar do paciente ao dar más notícias. É preciso pensar no que vai ser dito, como e em qual ambiente isso será feito, como um local calmo e acolhedor. O médico deve, ainda, ter uma percepção do paciente e entender o quanto ele já sabe sobre o diagnóstico.  

O paciente deve ser convidado para o diálogo. O médico deve sempre dizer a verdade, sem dar falsas esperanças. É muito importante ter cuidado com as emoções e deixar um tempo para que o paciente chore ou desabafe. Por fim, é preciso resumir todas as informações e falar para a paciente o plano terapêutico e que, muitas vezes, a medicina paliativa entra com o objetivo de tratar de forma adequada os sintomas que acometem pacientes com alguma doença avançada, sem possibilidades de cura, por meio de alívio do sofrimento e da dor.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

“cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos espirituais”.  

Agora, você deve estar se perguntando: o que significa esse tal de Protocolo SPIKES? Ele foi desenvolvido para ajudar a comunicar más notícias, e descreve, em seis passos, como o médico deve agir nesses momentos. Vamos lá!

PROTOCOLO SPIKES

E aí, o que achou? Bora com tudo, para cima das provas!

Na Medcel, você encontra um curso perfeito para a sua preparação para as provas de Residência Médica e Revalida. Acesse www.medcel.com.br e confira!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e cadastre-se na nossa newsletter para receber os posts em primeira mão. Para mais dicas, siga a Medcel nas redes sociais.

Por Julia da Silveira Gross

Graduada em Medicina pela Universidad del Norte (2021), revalidado pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), especialização em Fisiologia do Exercício (2013) e graduação em Educação Física pela UFRGS (2011).

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
9/1/23
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo