U

ma das coisas mais importantes que o aluno de Medicina deve levar em consideração é o lugar onde irá fazer Residência Médica. Esse é o segundo período mais longo da vida do médico, depois da faculdade, e é por isso que a escolha da instituição é tão importante quanto a escolha da especialidade.

Segundo pesquisa de Demografia Médica no Brasil de 2020, a maioria das instituições com programas de residência estão localizadas na região sudeste do país. São tantas opções, o que torna normal a dificuldade de escolha do candidato.

Escolher o lugar em que irá fazer Residência Médica vai muito além da influência de terceiros, como familiares e amigos, por exemplo, pois esse é um momento fundamental na carreira do recém-formado e fatores como moradia, localização, especialidade, networking, também contam. E é sobre esses fatores que vamos falar um pouquinho mais a seguir, para não ter dúvidas quando tiver que escolher a melhor opção.  

Aproveite e leia também: Guia prático: as maiores dúvidas sobre como funciona a Residência médica

O que levar em consideração ao escolher a instituição de Residência Médica?

  1. Especialidade

Sem dúvida a especialidade é um fator determinante para a escolha da instituição, pois existem hospitais que são referências em uma determinada especialidade e que dará ao médico status e legitimidade da área escolhida como, por exemplo, Pediatria.  

Os hospitais referência dessa especialidade são a USP-SP — por conta do Instituto da Criança e do Adolescente (ICR) —, a Unifesp e Sírio Libanês, que em 2021 teve 32 candidatos por vaga, tornando a instituição mais concorrida para essa especialidade.

  1. Relação Candidato/Vaga

Já que tocamos no assunto candidato/vaga, esse é outro fator a ser levado em consideração. Pois a cada ano a concorrência aumenta e é preciso ficar atendo a quantidade de vagas disponibilizadas pelas instituições, para que a sua escolha seja consciente em relação à disputa acirrada.

  1. Localização

Lembre-se que você passará, no mínimo, dois anos nesse lugar e ele precisa ser de fácil acesso e locomoção, com transportes e comércios próximos. Atente-se para esse fator e faça uma sondagem no local ou fale com os residentes das instituições, se possível. Essa é uma boa maneira de conhecer o lugar e fazer networking.

  1. Moradia

De acordo com os dados divulgados pelo Censo de Demografia Médica no Brasil, em 2020, 67,9% dos médicos residentes se concentram nas capitais, enquanto 36,1% estão em programas de Residência Médica no interior dos estados.  

A moradia é um fator importante na escolha da instituição. O local escolhido faz toda diferença no rendimento do médico. Há quem prefira morar sozinho ou dividir uma pensão com amigos ou morar em uma república.

Ao escolher a Residência Médica em outra região, estado ou cidade que não é a sua de origem, considere um lugar bem localizado e que facilite o seu dia a dia.

  1. Networking

Lembra do primeiro fator, a especialidade? Ele tem a ver com o networking, pois ao escolher a instituição de Residência Médica, é preciso considerar também as relações que serão construídas durante o programa.  

Ao escolher a especialidade, automaticamente as suas futuras relações terão ligação com a sua área de atuação, pois, no futuro, vocês serão colegas de profissão. Portanto, prepare-se para conhecer novas pessoas, novas culturas, novos desafios e permita-se escolher uma instituição que te deixe a vontade em relação a isso.  

Já conhece o videocast “Por trás do Jaleco”? No segundo episódio, os professores Vinicius Moreira e José Américo batem um papo descontraído sobre a escolha da especialidade, confira:

E aí, já sabe qual instituição irá fazer?

Se você já escolheu, parabéns! Siga estudando e foque na sua preparação, pois certamente a sua aprovação chegará.  

Agora, se ainda está em dúvida, coloque na balança os fatores mencionados acima, faça uma escolha consciente e continue estudando até ser aprovado.  

A Medcel está com você em todos os momentos até a sua aprovação!

Mesmo não tendo certeza sobre qual residência irá fazer, o importante é se preparar para as provas o quanto antes. Acesse nossa plataforma 7 dias grátis e descubra uma maneira diferente de estudar para a Residência Médica. Acesse aqui e saiba mais!  

Gostou deste post?

Compartilhe com um amigo e siga a Medcel nas redes sociais. Para lives e vídeos exclusivos acesse o nosso canal oficial no YouTube.  

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/12/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo