Pensando em fazer Residência Médica em Hematologia? Esclareça as suas dúvidas e saiba como se preparar para conquistar a tão sonhada aprovação!

Hoje, vamos te explicar como funciona a carreira de Hematologia. Saiba o que faz esse médico, de quais formas ele pode atuar e as projeções salariais. Vamos esclarecer, ainda, como funciona a Residência Médica para essa especialidade e as razões para investir nessa carreira.

Quer saber mais? Veja, também, quais são as principais vantagens dessa profissão, as oportunidades de crescimento disponíveis no mercado de trabalho e as possibilidades de áreas de atuação. Aproveite a leitura!

Afinal, como funciona a Residência em Hematologia?

A Residência em Hematologia é voltada para o estudo e o tratamento de doenças relacionadas ao sangue, medula óssea e ainda inclui os órgãos hematopoiéticos.

Para ingressar na Residência Médica em Hematologia é necessário passar pela graduação em Medicina, com duração de 6 anos e Residência em Clínica Médica, ou seja, esta é uma especialidade com pré-requisito. Alguns programas de certas universidades ou hospitais credenciados podem exigir experiência prévia em Clínica Médica.

Essa relação com a Clínica Médica é importante para a carreira do hematologista. Afinal, quem atua como clínico geral precisa saber quando encaminhar para um hematologista.

Além de condições como a hemofilia, disfunções hormonais e até mesmo aspectos ligados à gravidez podem ter relação com alterações sanguíneas. A especialização em Hematologia tem duração de 2 anos, em média. Porém, a duração do curso pode variar de acordo com o programa, a instituição e o país.

Na grade curricular estão incluídas as seguintes temáticas:

  • manejo de coagulopatias e os principais distúrbios de coagulação;
  • diagnóstico e tratamento de distúrbios hematológicos;
  • transfusão sanguínea e terapia celular hematopoiética;
  • estudo de doenças da medula óssea;
  • oncologia hematológica;
  • hematologia pediátrica.

Quais são as áreas de atuação da Hematologia?

A Hematologia é uma especialidade médica que possibilita atuar em diversas áreas. Essas áreas são centradas em aspectos específicos relacionados ao sangue, medula óssea ou aos órgãos hematopoieticos.

Listamos as principais áreas de atuação da Hematologia. Veja quais são:

  • Hematologia clínica geral;
  • Oncologia hematológica;
  • Transplante de medula óssea;
  • Terapia celular;
  • Hematologia pediátrica;
  • Hematologia geriátrica;
  • Hematologia e genética;
  • Hematologia laboratorial.

Como é o mercado de trabalho?

Pela demanda, no país ainda há poucos hematologistas. Além do trabalho em consultórios, clínicas e instituições de grande porte, o médico especialista pode atuar em diversas frentes. Confira!

Oncologia hematológica e terapia celular

Em geral, a Hematologia oferece um mercado de trabalho dinâmico e com várias oportunidades para profissionais qualificados. Na atualidade, há excelentes oportunidades para os profissionais com especialização e interesse em áreas emergentes como a Oncologia.

Pesquisa e desenvolvimento

A pesquisa em Hematologia é ativa, com muitas oportunidades em instituições acadêmicas e na indústria farmacêutica. As ofertas de vagas são destinadas aos profissionais interessados em avançar no conhecimento e em desenvolver novas terapias nesse campo.

Colaboração multidisciplinar

A natureza multidisciplinar da Hematologia requer colaboração com outras especialidades médicas. Por isso, os hematologistas atuam, geralmente, com os profissionais da Oncologia, da Pediatria, da Endocrinologia, da Reumatologia, da Cirurgia e de áreas correlatas.

Educação continuada

A demanda por educação continuada é alta na Hematologia. Como já descrito, os rápidos avanços científicos e tecnológicos nesse campo influenciam diretamente a empregabilidade e promovem a progressão na carreira.

Quantos médicos hematologistas atuam hoje no Brasil?

Dados da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia destacam a quantidade de médicos hematologistas no Brasil atualmente. Além disso, a instituição faz um importante alerta sobre a desigualdade regional na distribuição de médicos no país.

As informações foram extraídas do Relatório Demografia Médica no Brasil 2023. Confira os dados, na íntegra:

O número de médicos mais que dobrou no país em pouco mais de 20 anos, segundo dados da Demografia Médica no Brasil 2023. Em janeiro de 2024 havia 562.229 médicos inscritos nos 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), o que corresponde a uma taxa nacional de 2,6 médicos por mil habitantes.
Nessa perspectiva, deverão ser mais de um milhão de médicos em 2035.
Apenas na área da Hematologia e Hemoterapia, cujos especialistas são responsáveis pelo diagnóstico e tratamento de doenças do sangue e pelo acompanhamento da doação de sangue, eram 3.271 médicos registrados.

Quanto ganha um médico hematologista?

O salário médio de um hematologista pode variar conforme a região, o tipo de vínculo institucional e o grau de especialização do profissional. Segundo o site da Catho, a remuneração média gira em torno de R$ 9.025,78 por 25 horas semanais.

No entanto, esses valores podem ser maiores, já que os médicos hematologistas com formação em áreas específicas ganham muito mais. Um exemplo clássico são os especialistas em leucemia ou tumores hematológicos. Nessas áreas, os hematologistas podem ganhar até R$ 20.000,00 por 25 horas de trabalho semanal.

Por que escolher Residência Médica em Hematologia?

Certamente, a Hematologia é uma das especialidades médicas mais procuradas. Tanto que algumas escolas médicas no país já aumentaram o número de vagas para a Residência em Hematologia.

Em vias gerais, existem outros fatores que tornam essa especialidade médica tão atrativa. Nos últimos anos, o aumento dos recursos tecnológicos disponíveis para a Medicina propiciou melhoria e rapidez nos diagnósticos nessa área. Além disso, estudos e pesquisas nesse campo têm permitido maior conhecimento sobre as doenças hematológicas. Dessa forma, a população está mais aberta quanto à importância de procurar hematologistas.

Por tal razão, na hora de escolher a área médica, convém considerar a possibilidade de fazer especialização em Hematologia, pois além do mercado altamente promissor, esta é uma área médica de grande importância em vários aspectos. Tornar-se um hematologista abre um leque de possibilidades para conquistar um espaço diferenciado no mercado, além de contribuir positivamente para a saúde e o bem-estar da coletividade.

Estude para Residência Médica com a Medcel Afya

Quer chegar mais confiante em sua prova de provas de Residência Médica? Conte com o suporte e materiais da Medcel Afya. Disponibilizamos todos os recursos necessários para que você, estudante ou médico já graduado, alcance seus objetivos acadêmicos e dê um up em sua carreira.

Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/5/24
na categoria
R+

Mais sobre 

R+

ver tudo