A

prova de título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia - mais conhecida como TEGO - é uma certificação profissional organizada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).A certificação garante ao médico o  aval de uma entidade de classe e a possibilidade de atuar em diferentes hospitais no Brasil. Em 2021, a prova do TEGO será realizada em 17 de outubro. Clique aqui para conferir o Edital do TEGO na íntegra.

Para falar sobre a importância do Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, conversamos com Jader Burtet, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Jader tem Residência Médica em Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É graduado pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), preceptor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, de Porto Alegre/RS e professor na Medcel. Confira nossa entrevista completa com o Prof. Jader e fique por dentro das melhores dicas para se preparar para o TEGO.

Por que fazer a prova do TEGO?

Prof. Jader Burtet: A prova de título garante ao médico uma chancela profissional emitida pela FEBRASGO.

Sempre fui estimulado pelo serviço em que realizei Residência Médica a prestar esta prova, além de ser exigência de muitos hospitais renomados do país para credenciamento junto ao corpo clínico.

Quais os principais desafios nessa jornada?

Prof. Jader Burtet: A preparação para a prova envolve equilibrar a atuação profissional com o estudo. É um momento em que precisava dar plantões e trabalhar em vários lugares para alavancar a minha carreira profissional. E, ainda, precisa revisar todos os temas usando o tempo livre e os momentos sem pacientes nos plantões. Acredito que esse é o grande desafio. Com determinação e foco é possível equacionar ambas as frentes.

Como compreender no edital o que é importante para a prova do TEGO?

Prof. Jader Burtet: A prova do TEGO costuma ser fiel ao edital e à bibliografia sugerida. A sugestão é verificar os temas no edital e seguir o estudo de acordo com a ordem. Vale a pena também revisar alguns temas nas bibliografias mais consonantes com a instituição como o tratado da FEBRASGO, artigos de consenso da entidade e publicações em periódicos.

#DicaMedcel: A Medcel oferece um curso preparatório para o exame do Tego. Você terá acesso a diferentes conteúdos para estudar os temas que mais caem na prova.

Quais são os pré-requisitos importantes para fazer a prova do TEGO?

Prof. Jader Burtet: Para prestar a prova é necessário ter concluído Residência Médica na especialidade (três anos para quem finalizou após 2006 ou três anos para quem finalizou até este ano) ou comprovar atuação profissional na especialidade por pelo menos 3 anos.

Quais dicas você daria para se preparar para a prova?

Prof. Jader Burtet: Considero importante revisar os principais temas elencados no edital, fazer testes de concursos anteriores, revisar imagens (a prova do TEGO é muito colorida, apresenta muitas questões com interpretação de imagens) e lembrar que muitas vezes os "vícios" da prática podem atrapalhar nas respostas das questões teóricas. Por conta desse último motivo, é importante sempre rever questões teóricas e responder de forma alinhada com a literatura. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o TEGO, que tal começar a sua preparação para a prova de 2021? Clique aqui para saber mais sobre o curso.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
5/7/21
na categoria
Títulos

Mais sobre 

Títulos

ver tudo