A

carreira em Medicina é uma das mais desejadas e concorridas no Brasil. Os motivos que levam a escolha da profissão são variados, desde o desejo em ajudar o próximo aos altos salários oferecidos. Como em qualquer área, a Medicina também tem os seus desafios, o que deve ser considerado na hora de escolher seguir ou não essa carreira.

O processo de entrada e formação na faculdade de medicina é longo e exige muito estudo e dedicação. Nesse sentido, quem quer seguir por esse caminho precisa entender o que esperar ao final do curso. Neste artigo separamos algumas vantagens e desafios da carreira em Medicina para te ajudar a avaliar.

Continue a leitura e saiba mais!

Vantagens da carreira em Medicina

No ano de 2021, milhares de estudantes disputaram as 4.200 vagas de medicina disponíveis nas universidades do país pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A concorrência pode ser um fator desanimador, mas quem escolhe a Medicina como profissão poderá se deparar com diversas vantagens para usufruir ao final da graduação.

Isso significa que é possível ser recompensado após tantos anos de estudo e se deparar com um mercado aberto e promissor. Dito isso, vamos conhecer algumas das principais vantagens que torna o curso de Medicina tão concorrido.

1. Bom retorno financeiro

Um dos aspectos que leva tantas pessoas a desejarem a carreira em Medicina está na boa remuneração. De fato, os médicos costumam ter salários mais atrativos que outras profissões, sendo um ponto positivo para quem segue a carreira.

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) estabelece o piso salarial de R$15.274,34 para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. Além do bom retorno financeiro, há a vantagem da alta taxa de empregabilidade, ou seja, sempre há vagas disponíveis na área de Medicina, com variações de salário de acordo com a localidade e a especialização.

2. Impacto positivo e realização profissional

O desejo de cuidar do outro e salvar vidas é um dos motivadores para a carreira em Medicina. O árduo caminho para tornar-se médico é retribuído na emoção em poder realizar um sonho e estar apto a oferecer atendimento médico para a população.

Apesar de todo o medo e a imprevisibilidade da pandemia do coronavírus, por exemplo, os profissionais da saúde atuaram na linha de frente e comemoram cada alta médica, uma representação do esforço e da qualidade do atendimento.

Ter a capacidade de promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas é uma grande responsabilidade, mas capaz de uma satisfação sem igual, com um impacto positivo na vida dos pacientes e de si mesmo.

3. Diversas áreas de atuação

Outro benefício da carreira em Medicina está na diversidade de atuação. Além de Clínico Geral, é possível atuar como Pediatra, Psiquiatra, Otorrinolaringologista, Gastroenterologista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Ortopedista, entre diversas outras especialidades.

Baixe agora: Infográficos com as principais dúvidas sobre as especialidades médicas.

Não só isso, também há a opção de se tornar gestor, professor ou pesquisador da área. Em todos esses casos é necessário garantir a continuidade dos estudos para conquistar a especialização desejada e a melhor forma de fazer isso é se preparando para as provas de Residência Médica após a graduação.

Desafios da carreira em Medicina

A carreira em Medicina é tradicionalmente muito valorizada, afinal, são profissionais responsáveis por cuidar da vida, com um papel fundamental na sociedade. O prestígio e a grande importância da profissão é o que leva muitos pais a desejarem a carreira em Medicina para seus filhos.

Contudo, quem quer se formar em Medicina precisa conhecer os seus desafios para compreender o que pode precisar abrir mão e enfrentar ao longo da carreira. Confira a seguir os principais desafios e formas de contorná-los.

1. Longas jornadas de trabalho

Em contraponto aos altos salários e a boa empregabilidade, o médico pode ter que lidar com uma carga de trabalho pesada e extensa. Muitas horas de atuação com a necessidade de fazer plantão pode ser a realidade que o espera, mas em muitos casos isso pode ser negociado com variações no salário.

Uma forma de enxergar esse desafio é perceber a flexibilidade de horários, na maioria das vezes você poderá definir os melhores horários de trabalho e adequar a sua rotina profissional a sua vida pessoal.

2. Necessidade constante de atualização

Finalizando a graduação em Medicina, vêm a Residência Médica, ou ainda a pós-graduação, a especialização, o mestrado ou o doutorado. Enfim, são diversas opções para que você se mantenha atualizado e tenha destaque no mercado.

Quem quer atingir os altos salários da carreira de Medicina precisa estar preparado para continuar estudando e se atualizando, o que demanda tempo, dedicação e investimento financeiro, fatores importantes a serem analisados já que vão impactar a sua vida após a formatura.

Leia também: Quais as diferenças entre especialização e residência médica?

3. Pressão e estresse

Apesar de prestigiados, os médicos sofrem com uma grande pressão que vêm dos pacientes, familiares e da sociedade em geral. É comum que haja estresses decorrentes de problemáticas que são do sistema de saúde e não do profissional em si, o que nem sempre é claro para os pacientes.

Nos últimos dois anos, com a pandemia do coronavírus, o esgotamento mental no ambiente de trabalho, também conhecido como burnout, se intensificou entre os profissionais da saúde.

Apesar do cenário atípico, o estresse entre os profissionais da saúde pode acontecer devido às longas jornadas de trabalho, o grau de responsabilidade e a sensação de desvalorização da profissão. Por isso, é deveras importante cuidar da própria saúde física e mental para estar apto a atender os pacientes.

Afinal, vale a pena fazer Medicina?

Como vimos, a carreira em Medicina pode ser bastante recompensadora, mas também possui alguns desafios, como qualquer profissão. Com isso, saber se vale a pena ou não, depende de você e das suas expectativas.

Cabe a você ponderar todos os prós e contras e decidir o que faz mais sentido para a sua realidade. Para fazer essa escolha o ideal é continuar as pesquisas, conversar com profissionais da área para conhecer as possibilidades e garantir que tenha todo o conhecimento que precisa para fazer uma escolha segura.

Entender como está o cenário atualmente e como é o período após a graduação pode ser útil para tomar uma decisão. A jornada de estudo desafiadora exige foco e motivação para não desanimar e é exatamente isso que a Medcel quer fazer por você durante a jornada até a aprovação na Residência Médica.

Aqui na Medcel você conta com formatos de conteúdo que se adaptam à sua rotina de estudos, professores médicos atuantes e altamente renovamos e um Orientador de Estudos que dá todo o suporte no desenvolvimento de cronogramas, metas e objetivos.

Portanto, se a Medicina for a sua escolha, saiba que a Medcel está aqui para te ajudar e oferecer os melhores cursos para você ingressar na Residência Médica e consolidar a sua carreira.

Gostou do post? Para saber mais sobre os estudos e a carreira em Medicina acompanhe o nosso blog e o nosso Instagram para saber de todas as atualizações.

Postado em
3/2/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo