Q

uanto mais se aproximam as datas das provas de Residência Médica, mais bate a ansiedade, o famoso frio na barriga e uma série de questionamentos, como: “será que eu fiz tudo que podia?”, ou então “será que ainda dá tempo de me preparar ainda mais?”.

Nós sabemos o quão desafiador é o caminho até o ingresso no tão sonhado programa de Residência e, por isso, trouxemos 10 dicas importantes para você chegar preparado no seu dia de prova. Boa leitura!  

1. Organize-se

Essa primeira dica é uma das bases de todo o processo de preparação para uma prova: a organização.  

A organização foi muito importante ao longo da sua jornada de estudos até aqui, afinal, você já precisou conciliar horários, atividades e conteúdo dentro da sua rotina. Agora, mais do que nunca, é preciso deixar suas ações alinhadas e otimizadas.

Já tenha todas as informações sobre o dia, horário e local de prova — aproveite para planejar como será a sua ida até lá. Organize também como serão os seus próximos dias, equilibrando momentos de revisão e de relaxamento.  

2. Olho no que está em alta!

Na reta final para a prova de Residência, é hora de olhar para o conteúdo de forma ainda mais assertiva. Lembre-se que o tempo é curto, então, esse é o momento para conferir os resumos e esquemas, se atentando aos assuntos que tendem a cair mais nas provas, de acordo com cada área da Medicina.

Na Medcel, nós analisamos as provas de todos os anos e avaliamos estatisticamente quais são os temas mais abordados. Entender esse histórico e sua correlação com os acontecimentos da atualidade, é uma ferramenta valiosa para projetarmos os temas mais quentes para as próximas avaliações. Acompanhe nossas redes sociais e assista às lives para estar sempre atualizado!

Precisando fazer uma Revisão Matadora? Clique aqui e aproveite para conferir as dicas da professora e endocrinologista, Karina Hatano.

3. Avalie seu tempo e a forma de estudar

Quanto tempo hábil você tem para se dedicar aos estudos antes da prova?

Ler resumos, utilizar mnemônicos, assistir vídeos-pílulas de conteúdo, ler flashcards — por exemplo, são alguns dos métodos de estudo rápido, muito válidos quando se está próximo à data da prova ou há pouco tempo entre as atividades cotidianas. Aqui, é pertinente ressaltar a importância de focar nos temas de maior incidência.

Além do tempo, avalie quais são os formatos audiovisuais que te favorecem. Por exemplo, se você passa muito tempo locomovendo-se entre um local e outro, pode ser interessante absorver o conteúdo através de podcasts.

4. Saiba a lógica da sua prova

Além de ficar por dentro dos assuntos que estão em alta, é muito importante estar familiarizado com o estilo da prova que você irá fazer. Faça as questões, entenda a dinâmica da prova, distribuição de temas, tempo para realizá-la e etc.  

Algumas instituições tendem a ter questões mais interdisciplinares, outras abordam mais conceitos, outras trazem estudos de caso de forma mais complexa. Nesse sentido, saber o que te espera trará mais confiança.

Leia também: Enare Residência Médica: como é a prova?

5. Um bom desempenho está atrelado à saúde

O seu corpo é o protagonista no dia da prova, portanto, cuide-se. Fazer uma boa prova está totalmente associado à sua saúde e bem-estar.

Tenha uma alimentação balanceada, busque boas horas de sono e beba bastante água. Você vai perceber que só há benefícios em manter hábitos de vida saudáveis!

6. Pratique atividades físicas

A prática de atividade física é muito importante para manter o nosso corpo saudável. Além disso, incluir essa prática no dia a dia é um teste de disciplina, que pode reverberar para a construção de outros hábitos.

Para entender melhor a relação da Atividade Física com a sua aprovação, assista à live da professora Lícia de Oliveira com a médica Luciana Haddad:

7. Acolha e trabalhe o seu nervosismo pré-prova

A realidade médica é recheada de desafios e é totalmente compreensível ficar ansioso ou inseguro diante deles. No caso da prova de Residência, por exemplo, sabemos que vêm à tona expectativas e sonhos de carreira.

Nesse sentido, algumas técnicas de relaxamento e imersão podem ser benéficas, como as que focam na respiração, na concentração e na meditação. Exercícios físicos também são positivos para canalizar a atenção, assim como esportes e demais hobbies.

Mas, lembre-se, caso a ansiedade te impeça de realizar atividades cotidianas, pode ser importante buscar ajuda profissional.

Aproveite para assistir: A importância da serenidade para a sua aprovação

8. Relaxe!

Preparar-se para uma prova envolve uma série de etapas e estudar é apenas uma delas. Portanto, não deixe de relaxar e de ter momentos de lazer e descontração.  

Aproveite para fazer algo que gosta, como encontrar amigos ou ver um bom filme. Evite estudar na véspera da prova! Isso pode te gerar mais ansiedade, especialmente se você esbarrar em um assunto que tenha um conteúdo denso.  

9. Foque na hora da prova

Ao chegar o momento da prova, confie em todo o seu processo até aqui.  

  • Organize o seu tempo de prova;
  • Inicie com as questões que você tem maior afinidade;
  • Leia primeiro o comando da questão e, quando forem curtas, as respostas (isso pode te ajudar a interpretar o enunciado de forma mais direcionada);
  • Faça pausas estratégicas.

10.Tenha ferramentas que te aprovam!

A Medcel conta com cursos preparatórios completos e direcionados por instituição. Você terá acesso a livros digitais, temas incidentes, formatos variados de conteúdo, muitas questões para praticar e, claro, todo apoio ao longo da sua jornada para entrar na Residência Médica.

Clique aqui para aproveitar 7 dias grátis com início imediato!

Gostou deste post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
21/11/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo