Atualizado em 01/02/2023.

Todos aqueles que fazem a graduação em Medicina fora do Brasil e querem exercer a profissão no país, precisam passar pelo processo do Revalida — uma prova aplicada pelo governo federal para entender se o médico consegue atuar na área, considerando as necessidades do povo brasileiro.  

É importante entender que os cursos de Medicina do Brasil já incluem o SUS — Sistema Único de Saúde e as necessidades básicas dos brasileiros no plano de ensino, o que não é garantido nos cursos estrangeiros.  

Por este motivo, é tão importante se preparar para a prova, já que não é garantido que você tenha se aprofundado em questões muito específicas quando fez o curso lá fora. A seguir, confira 5 dicas infalíveis de como estudar para a prova do Revalida INEP e obter um bom desempenho.

Leia mais: PNAB e SUS 2022: tudo sobre sua importância e diretrizes

Caro revalidando, se você ainda não começou a fazer o seu cronograma de estudos, agora é hora de verificar o que está atrasado e organizar a suas tarefas entre o que é ou não urgente.

Faça uma lista do que está acumulado e o que você ainda não começou a revisar, depois, identifique o que é mais provável de cair na prova do Revalida e vai estudando de acordo com essa lista de prioridades.  

É importante conhecer as provas anteriores e entender o que costuma ser cobrado pela banca.  

Uma das formas de conseguir aderir ao conteúdo de maneira efetiva é escrever tudo o que você entendeu. A ideia, aqui, não é fazer o resumo enquanto lê o material de estudo, e sim, fazer isto após a leitura. Se perceber que esqueceu de algo, volte ao material e anote o que ficou faltando. Todas as informações são valiosas e te ajudam a lembrar do conteúdo no futuro.

A criação de mapas mentais pode ajudar você a entender melhor diversos assuntos, e, principalmente, aqueles que têm mais dificuldade. O pulo do gato desse recurso é, justamente, usar em conteúdos que você considera mais complexos.  

Após estudar, faça um resumo apenas com palavras-chaves e use setas, cores, entre outros recursos visuais. Regras mnemônicas também são excelentes e facilitam a memorização do conteúdo, conforme exemplo a seguir:  

Não adianta: uma das maneiras mais eficazes de estudar é fazendo exercícios. É por meio deles que conseguimos entender os assuntos que dominamos e os que faltam dominar. Na internet, as provas antigas são difíceis de serem encontradas. Já na Medcel, as provas antigas ficam disponíveis e com os gabaritos comentados, assim, é possível entender os motivos certos dos erros e dos acertos.  

Leia também‍: Quais situações eliminam um candidato no Revalida?

Sim, para absorver todos os assuntos até o dia da prova do Revalida é preciso fazer pausas entre uma maratona e outra de estudos. Cada vez que você descansa, mesmo que por um curto período, seu cérebro absorve melhor o assunto, fazendo com que você tenha um bom rendimento. Aproveite essas pausas para fazer algo que te dê prazer, cuide da sua saúde mental e tente ocupar a cabeça com atividades que te deixam feliz.  

Quero seguir essas dicas agora!

‍Conheça a nova metodologia da Medcel e conquiste a sua aprovação! Na nossa plataforma, você cria playlists de conteúdo, verifica o desempenho por meio de dashboards, conta com um vasto banco de questões comentadas, além de um acompanhamento exclusivo com time de Orientadores de Estudos, prontos para te auxiliar durante a sua preparação. Quer saber como isso funciona na prática? Acesse o site e teste nossos serviços por 7 dias grátis.

Para ficar por dentro dessas e outras dicas, assine nossa newsletter e receba os posts em primeira mão!  Aproveite e siga, também, a gente nas redes sociais @MedcelRevalidaBrasil

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
1/2/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo