A

Residência Médica é uma etapa de grandes desafios na carreira médica, sendo que o primeiro deles é o processo seletivo para entrar no programa. Afinal, passar em uma prova de Residência exige muita preparação, constância, uma rotina focada no conteúdo e uma boa metodologia de estudos.

Mas, e aí, o que fazer quando chega o tão esperado dia da prova? Como lidar com aquele turbilhão de emoções e expectativas?  

Nós sabemos que esse é um momento que muitas coisas passam pela cabeça e, por isso, separamos 5 dicas para você se sentir mais confiante e mandar bem no dia da sua prova de Residência. Já prepare o papel e a caneta!

Leia também:  Residência Médica: como me preparar para a temporada de provas?

1. Evite estudar na véspera da prova

A psiquiatra e professora da Medcel, Licia de Oliveira, comenta como é importante seguir o cronograma de estudos e dar uma olhada na matéria até, no máximo, a antevéspera da prova. Estudar na véspera pode gerar ainda mais ansiedade, principalmente se o aluno esbarrar em um assunto que tenha um conteúdo denso, que não seja possível abordar em poucas horas.  

Então, agora é hora de descansar. Aproveite para fazer algo que gosta, assistir uma série, focar em um hobby, encontrar uma pessoa querida e relaxar.

2. Confirme local e horário de prova

Nos dias anteriores, aproveite para confirmar as informações sobre local e horários de prova, ou ainda planejar melhor o trajeto até lá, caso precise se deslocar para outra cidade para realizar o exame.

No dia em si, programe-se para chegar com antecedência. Isso te deixará mais tranquilo, além do mais, caso aconteça qualquer empecilho, você conseguirá chegar a tempo da prova.

3. Cuide do seu corpo

Além de aproveitar os últimos momentos antes da prova para relaxar, é primordial dar um foco na saúde. Lembre-se que o seu corpo é o seu principal instrumento, então, confira alguns cuidados que não podem ser deixados de lado:

  • Tenha boas horas de sono;
  • Foque em uma alimentação balanceada;
  • Faça exercícios físicos (ótimos para a saúde em todos os aspectos, além de ajudarem a canalizar o nervosismo pré-prova);
  • E, claro, beba bastante água!

A alimentação é um dos pontos-chave para garantir uma boa performance nas atividades diárias, o que não seria diferente na hora da sua prova. Portanto, dê preferência às refeições balanceadas em macro e micronutrientes; evite refeições pesadas, que demandarão muita energia para serem digeridas — essa energia fará falta no momento de concentração.  

Além disso, como as provas costumam ter um longo período de duração, mesmo tendo uma alimentação adequada antes de ir, é válido levar alimentos para comer durante o exame como, por exemplo, frutas e barrinhas de cereal.

Em uma das nossas lives, a professora Licia convidou a nutricionista Flávia Sgavioli para falar sobre como a rotina alimentar pode ser sua parceira nos estudos. Venha conferir!

4. A hora da prova

Manter-se sereno no momento da prova é fundamental para conseguir focar e resolver as questões. Algumas técnicas de concentração e meditação podem te deixar mais tranquilo como, por exemplo, focar em controlar a sua respiração, deixando-a espaçada e com longos movimentos de inspiração e expiração.  

Aproveite para assistir: A importância da serenidade para a sua aprovação

  1. Organize-se com o tempo

Na prova teórica, folheie as páginas e calcule, em média, quanto tempo você teria para responder cada questão. Considere um prazo extra no final, como 30 a 40 minutos, para o preenchimento do cartão de respostas de múltipla escolha.  

  1. Comece pelas questões que você tem maior afinidade

Ao fazer essa primeira “geral” na prova, já separe quais são as questões que aparentam ser as mais fáceis para você e comece por elas. Não se abale com aquelas mais difíceis que podem estar no começo da prova, iniciar pelos temas que você domina vai te dar mais autoconfiança e ritmo para seguir posteriormente com os mais complexos.

Lembre-se que as 5 especialidades mais citadas nas provas teóricas de Residência são:

  • Pediatria;
  • Cirurgia geral;
  • Ginecologia e Obstetrícia;
  • Clínica Médica;
  • Saúde Coletiva.
  1. Comece lendo o comando da questão

Ler o comando antes do enunciado da questão é muito importante. Sabendo o que a questão pede, você pode fazer uma leitura mais atenta do enunciado, grifando as informações que são relevantes e indo para as alternativas de uma forma mais objetiva e sem perder tanto tempo. Aliás, ler as alternativas antes também pode ajudar a direcionar melhor a resposta.

  1. Cuidado com respostas muito categóricas

Fique atento e desconfie de alternativas que contém expressões categóricas e generalistas, como “sempre”, “nunca”, “em todos os casos”.  

  1. Pausas estratégicas

Em alguns momentos da prova pode bater o cansaço, seja mental ou postural. Aproveite para pegar aquela barrinha de cereal e tomar uma água; com certeza, vai te dar uma energia extra para retomar a concentração.

  1. E se a prova for prática?

Algumas instituições também aplicam prova prática, que pode representar até 50% no total da nota para ingresso no programa de Residência.

Se esse for o seu caso, diferentemente do que muitos imaginam, nela costumam ser cobrados os procedimentos mais simples. Então, respire, foque em uma boa execução e em uma postura adequada.  

Para saber mais, leia também: Como funciona a prova prática de Residência Médica?

5. Acredite no seu processo

A vida é feita de etapas e você está passando por uma delas com tudo que está ao seu alcance. Confie em você e no seu processo! Boa prova!

Ainda está se preparando para prestar a prova de Residência Médica? Conte com a Medcel!  

Nossa equipe é especializada em garantir a sua aprovação. Entre no nosso site (https://www.medcel.com.br/) e comece sua jornada com a gente.

Gostou desse post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
28/11/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo