Residência Médica é uma etapa de grandes desafios na carreira médica, sendo que o primeiro deles é o processo seletivo para entrar no programa. Afinal, passar em uma prova de Residência exige muita preparação, constância, uma rotina focada no conteúdo e uma boa metodologia de estudos.
Mas, e aí, o que fazer quando chega o tão esperado dia da prova? Como lidar com aquele turbilhão de emoções e expectativas?
Nós sabemos que esse é um momento que muitas coisas passam pela cabeça e, por isso, separamos 5 dicas para você se sentir mais confiante e mandar bem no dia da sua prova de Residência. Já prepare o papel e a caneta!
Leia também: Residência Médica: como me preparar para a temporada de provas?
1. Evite estudar na véspera da prova
A psiquiatra e professora da Medcel, Licia de Oliveira, comenta como é importante seguir o cronograma de estudos e dar uma olhada na matéria até, no máximo, a antevéspera da prova. Estudar na véspera pode gerar ainda mais ansiedade, principalmente se o aluno esbarrar em um assunto que tenha um conteúdo denso, que não seja possível abordar em poucas horas.
Então, agora é hora de descansar. Aproveite para fazer algo que gosta, assistir uma série, focar em um hobby, encontrar uma pessoa querida e relaxar.
2. Confirme local e horário de prova
Nos dias anteriores, aproveite para confirmar as informações sobre local e horários de prova, ou ainda planejar melhor o trajeto até lá, caso precise se deslocar para outra cidade para realizar o exame.
No dia em si, programe-se para chegar com antecedência. Isso te deixará mais tranquilo, além do mais, caso aconteça qualquer empecilho, você conseguirá chegar a tempo da prova.
3. Cuide do seu corpo
Além de aproveitar os últimos momentos antes da prova para relaxar, é primordial dar um foco na saúde. Lembre-se que o seu corpo é o seu principal instrumento, então, confira alguns cuidados que não podem ser deixados de lado:
- Tenha boas horas de sono;
- Foque em uma alimentação balanceada;
- Faça exercícios físicos (ótimos para a saúde em todos os aspectos, além de ajudarem a canalizar o nervosismo pré-prova);
- E, claro, beba bastante água!
A alimentação é um dos pontos-chave para garantir uma boa performance nas atividades diárias, o que não seria diferente na hora da sua prova. Portanto, dê preferência às refeições balanceadas em macro e micronutrientes; evite refeições pesadas, que demandarão muita energia para serem digeridas — essa energia fará falta no momento de concentração.
Além disso, como as provas costumam ter um longo período de duração, mesmo tendo uma alimentação adequada antes de ir, é válido levar alimentos para comer durante o exame como, por exemplo, frutas e barrinhas de cereal.
Em uma das nossas lives, a professora Licia convidou a nutricionista Flávia Sgavioli para falar sobre como a rotina alimentar pode ser sua parceira nos estudos. Venha conferir!
4. A hora da prova
Manter-se sereno no momento da prova é fundamental para conseguir focar e resolver as questões. Algumas técnicas de concentração e meditação podem te deixar mais tranquilo como, por exemplo, focar em controlar a sua respiração, deixando-a espaçada e com longos movimentos de inspiração e expiração.
Aproveite para assistir: A importância da serenidade para a sua aprovação
- Organize-se com o tempo
Na prova teórica, folheie as páginas e calcule, em média, quanto tempo você teria para responder cada questão. Considere um prazo extra no final, como 30 a 40 minutos, para o preenchimento do cartão de respostas de múltipla escolha.
- Comece pelas questões que você tem maior afinidade
Ao fazer essa primeira “geral” na prova, já separe quais são as questões que aparentam ser as mais fáceis para você e comece por elas. Não se abale com aquelas mais difíceis que podem estar no começo da prova, iniciar pelos temas que você domina vai te dar mais autoconfiança e ritmo para seguir posteriormente com os mais complexos.
Lembre-se que as 5 especialidades mais citadas nas provas teóricas de Residência são:
- Pediatria;
- Cirurgia geral;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Clínica Médica;
- Saúde Coletiva.
- Comece lendo o comando da questão
Ler o comando antes do enunciado da questão é muito importante. Sabendo o que a questão pede, você pode fazer uma leitura mais atenta do enunciado, grifando as informações que são relevantes e indo para as alternativas de uma forma mais objetiva e sem perder tanto tempo. Aliás, ler as alternativas antes também pode ajudar a direcionar melhor a resposta.
- Cuidado com respostas muito categóricas
Fique atento e desconfie de alternativas que contém expressões categóricas e generalistas, como “sempre”, “nunca”, “em todos os casos”.
- Pausas estratégicas
Em alguns momentos da prova pode bater o cansaço, seja mental ou postural. Aproveite para pegar aquela barrinha de cereal e tomar uma água; com certeza, vai te dar uma energia extra para retomar a concentração.
- E se a prova for prática?
Algumas instituições também aplicam prova prática, que pode representar até 50% no total da nota para ingresso no programa de Residência.
Se esse for o seu caso, diferentemente do que muitos imaginam, nela costumam ser cobrados os procedimentos mais simples. Então, respire, foque em uma boa execução e em uma postura adequada.
Para saber mais, leia também: Como funciona a prova prática de Residência Médica?
5. Acredite no seu processo
A vida é feita de etapas e você está passando por uma delas com tudo que está ao seu alcance. Confie em você e no seu processo! Boa prova!
Ainda está se preparando para prestar a prova de Residência Médica? Conte com a Medcel!
Nossa equipe é especializada em garantir a sua aprovação. Entre no nosso site (https://www.medcel.com.br/) e comece sua jornada com a gente.
Gostou desse post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão.