U

m dos temas que mais estiveram em evidência no último ano foram os problemas relacionados à saúde mental. Com a chegada da pandemia por Covid-19, houve um aumento considerável de quadros como o de ansiedade e depressão em nossa sociedade, o que contribuiu para que esta temática tivesse mais visibilidade. O assunto por muitos anos foi tratado como tabu. A saúde mental foi - e ainda é - muito negligenciada.

Quantas vezes você já não ouviu falar que sintomas de tristeza não passavam de frescura? Ou então devemos dar conta de uma carga alta de demandas, e que o cansaço e estresse não passam de preguiça? São frases pesadas, mas que refletem a forma com que as pessoas por muito tempo encararam os sintomas emocionais que refletem, inclusive, no nosso físico, e podem trazer danos sérios a nossa saúde como um todo.

Pensando nisso, trouxemos o assunto à tona para falar, mais especificamente, sobre a saúde mental dos médicos que sonham com a Revalidação do Diploma no Brasil e como a ajuda de um Orientador de Estudos pode ser fundamental neste processo.

Leia também: Qual é o melhor curso preparatório para o Revalida?

A saúde mental no contexto médico  

É sabido que a Medicina é uma das carreiras com maior desgaste emocional existente. A pressão começa desde a preparação para o vestibular, com uma concorrência expressiva e provas que demandam um excelente nível de preparo dos estudantes, contribuindo para já iniciarem a caminhada acadêmica expostos a um alto grau de estresse.

Ao longo da graduação a pressão sobre os estudantes aumenta. A carga horária intensa, matérias densas, atividades complementares, internato, incertezas do futuro e a preparação para a Residência Médica ou a Revalidação dão sequência ao acúmulo de demandas exaustivas.

Após formado, desafios mais complexos entram na rotina do médico. Lidar com plantões, a vida dos pacientes sob sua responsabilidade, a exposição a doenças contagiosas e de risco, privação de sono, a conciliação entre trabalho e estudos e a sensação de solidão, são parte da rotina.

A saúde mental dos estudantes em números

O estudo “Global Student Survey”, realizado entre outubro e novembro de 2020 pela Chegg.org, entrevistou 16,8 mil estudantes em 21 países, e trouxe dados alarmantes relacionados à saúde mental dos estudantes. De acordo com o estudo, 76% dos brasileiros entrevistados relataram que tiveram sua saúde mental afetada durante a pandemia.

O resultado foi o maior dentre os países entrevistados. Os dados são realmente preocupantes, já que apenas 21% dos entrevistados informaram que buscaram ajuda, e 17% declararam ter pensamentos suicidas.

Quais os problemas mais comuns?

Fatores pessoais e institucionais são responsáveis por afetar a vida de quem está inserido na área médica. Desde a competitividade entre colegas, jornadas de trabalho com escalas de horário exaustivas, privação de sono para dar conta da demanda acadêmica e dificuldades financeiras têm contribuído para o aumento de problemas psicológicos, como por exemplo as crises de ansiedade, a depressão ou a síndrome de burnout.

E médicos que precisam passar pelo Revalida?

E em se tratando de estresse dos estudantes de Medicina, nossos olhares precisam estar ainda mais atentos aos brasileiros que escolheram estudar fora do País. A grande maioria dos médicos brasileiros formados no exterior desejam voltar para o país para trabalhar, e para tanto precisam revalidar o seu diploma. Porém, é necessário passar pelo programa de Revalidação do Diploma.

A prova, que habitualmente conta com duas etapas, possui um grau elevado de dificuldade e exige uma dedicação extra para que se consiga obter êxito. A porcentagem de aprovação no Revalida é baixa, o que contribui com o aumento dos casos de ansiedade e depressão dos médicos durante o preparo para a prova. De acordo com um levantamento realizado entre os anos de 2011 a 2017, a taxa média de aprovação ficou em 18,4%.

Ainda, a insegurança também é um fator muito presente na vida desses médicos, posto que a realização da prova do Revalida ainda é instável no Brasil. Apesar de terem sido retomadas em 2020, o último certame havia sido somente em 2017, ou seja, não havia garantia de que o médico conseguiria voltar para o Brasil.  

Leia também: Qual o caminho para atuar como médico no Brasil?

Cuide de você. Busque ajuda!

Como apontado na pesquisa mencionada acima, somente 21% dos estudantes entrevistados procuraram ajuda quando identificaram os sintomas de ansiedade ou depressão. Esses dados nos preocupam, afinal, é uma grande pressão para que você lide sozinho com isso.

A tarefa de equilibrar os cuidados com a sua saúde física e mental, trabalho, os estudos da graduação e os estudos para a prova de Revalidação do Diploma é árdua e optar por seguir esse caminho sem ajuda pode contribuir para um esgotamento emocional. Portanto, antes de pensar em cuidar do próximo, você precisa cuidar de você e buscar formas de deixar o processo de preparação para as provas mais leve.  

O Revalida Medcel pode te ajudar

A nossa equipe está preparada para te ajudar nessa árdua caminhada. Contamos com profissionais preparados para te oferecer um suporte humanizado para alcançar a aprovação, além de um Orientador de Estudos.

Utilizamos de recursos tecnológicos que facilitam a sua rotina de estudos. Nossos cronogramas são personalizados, e contamos com um extenso banco de questões atualizadas, que focam nos principais temas das últimas provas, garantindo assim um estudo mais eficaz. Além disso, nossa multiplataforma permite que você acesse seu material de estudo de qualquer lugar, possibilitando assim, que você consiga, por exemplo, ouvir um podcast ou acessar uma aula gravada, enquanto faz uma caminhada ou no caminho do trabalho para a casa.

O Anderson Pereira Sousa, nosso aluno do curso Revalida intensivo, reforça a ideia de que a nossa plataforma pode otimizar os seus estudos:

“A plataforma de estudo da Medcel foi de suma importância para minha aprovação. Através dela, tive acesso a um conteúdo organizado, atualizado e bem direcionado para o Revalida-INEP, além das questões comentadas, que me ajudaram na resolução de questões”.

Portanto, nessa etapa tão importante da sua vida, conte conosco para te ajudar. A caminhada conjunta é mais leve. Acesse o Site da Medcel e saiba mais sobre os nossos cursos.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
12/11/21
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo