Revalida: qual o caminho para atuar como médico no Brasil?

Revalida: qual o caminho para atuar como médico no Brasil?

Você já ouviu falar no exame do Revalida? Pois bem, é crescente o número de brasileiros que se formam em cursos de medicina no exterior, mas que querem atuar no seu país de origem, bem como o número de médicos estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil.  Ocorre que o processo para começar a atuar profissionalmente em nosso país não é tão simples. É necessário passar por um exame complexo, dividido em etapas, de revalidação do diploma, chamado Revalida.   E com o intuito de te ajudar a se preparar para a caminhada, que é longa, rumo à revalidação do seu diploma, separamos aqui as informações mais importantes sobre as provas teórica e prática. 

Revisão para a prova do Revalida: 5 dicas importantes para seguir.

O que é o exame de Revalidação? 

Criado em 2010, e instituído oficialmente em 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida), tem o objetivo de verificar as habilidades, conhecimentos e competências dos médicos com diplomas expedidos por instituições superiores estrangeiras e que queiram atuar no Brasil. O processo se faz necessário para garantir que esses profissionais possuam o nível equivalente ao exigido nas diretrizes curriculares nacionais, do curso de graduação em Medicina no Brasil.   As provas são realizadas em duas etapas, sendo uma teórica e uma prática, e após a aprovação, o candidato deverá validar seu diploma em uma das universidades conveniadas. 

Quem pode aplicar para a prova? 

Podem participar do Revalida todo (a) médico (a) brasileiro (a) ou estrangeiro (a) em situação de residência legal no Brasil, que apresente, no ato da inscrição, imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema.   É necessário também ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil e ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia. 

O Novo Revalida 

A aplicação do exame houve uma pausa em 2017, e diante da grande demanda de profissionais interessados em revalidar seu diploma para atuar no Brasil, bem como a necessidade de ter mais profissionais atuando em nosso país, o exame foi retomado em 2019, com alterações.  A Lei 13.959, sancionada em 18 de dezembro de 2019, regulamenta o novo Revalida com alguns novos destaques importantes.  O exame que anteriormente era previsto para ser realizado somente uma vez ao ano, passou a ser aplicado semestralmente, devendo o edital ser publicado em até 60 dias antes da data de aplicação da primeira etapa. Ainda, com a nova Lei, o candidato que for reprovado na segunda etapa, permanecerá habilitado para realizar a segunda etapa dos dois exames seguintes, sem a necessidade de realizar novamente a primeira etapa.

Como é a prova teórica do Revalida? 

De acordo com o edital de 2021 do INEP, a 1ª Etapa do Revalida conta com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha (P1), e outra discursiva, composta por 5 questões discursivas (P2).  Baixe agora: Guia estatístico das provas do Revalida. Descubra os temas que mais caem no exame. Os assuntos mais recorrentes da prova escrita são aqueles relacionados com as 5 grandes áreas da Medicina e que dizem respeito à rotina de um médico na Atenção Primária à Saúde (APS), ou seja, por se tratar de um exame que reconhece e prepara os médicos formados no exterior para atuação no Brasil, os temas mais frequentes são doenças crônicas, pré-natal, calendário vacinal, puericultura e saúde da família, entre outros. 

Como é a prova prática do Revalida? 

Os requisitos para participação na 2ª Etapa do Revalida é o mesmo da primeira fase, porém o candidato precisa ter sido aprovado na 1ª Etapa do Revalida  A prova prática tem como objetivo avaliar as habilidades clínicas do candidato, e por isso ela é estruturada em um conjunto de 10 (dez) estações, em que o participante passará por uma avaliação que envolverá apresentação de casos e simulação. As cinco grandes áreas de exercício profissional que serão avaliadas nas estações são:  Clínica Médica; Cirurgia; Ginecologia-Obstetrícia; Pediatria; Medicina da Família e Comunidade - Saúde Coletiva.  Clique aqui e conheça o treinamento presencial da Medcel que te prepara para a prova prática do Revalida. 

A Medcel apoia sua jornada rumo à revalidação 

O processo para a revalidação do diploma no Brasil é extenso, mas a Medcel Revalida possui o suporte necessário para facilitar esse processo.  Os nossos cursos preparatórios para a prova teórica, bem como nosso treinamento para a prova prática, abordam os temas mais exigidos de acordo com levantamento de dados dos últimos cinco anos.  Além disso, nossos cursos são apresentados em diversos formatos permitindo a adequação à rotina de cada aluno.  O auxílio da Medcel Revalida tem um peso importante no processo de revalidação dos diplomas médicos, conforme trecho da entrevista concedida pelo professor de Pediatria, Carlos Carlomagno:  “Hoje em dia a Medcel Revalida criou uma atmosfera onde os candidatos não somente têm acesso a conteúdo de qualidade, mas principalmente a uma rede de apoio! E o fato de ter acesso à distância permite que já se familiarize com esses produtos ainda durante a faculdade! Penso na enorme diferença que isso teria tido em meu processo de Revalidação: o desfecho provavelmente teria sido o mesmo (diploma devidamente revalidado), mas o estresse emocional teria sido infinitamente menor!”   Ainda, de acordo com dados dos últimos anos, mais de 53 mil alunos, originários de mais de 14 países diferentes, se prepararam para a revalidação de diploma no Brasil.  Os números de aprovação são expressivos. Dos aprovados na prova da UFMT de 2019, por exemplo, mais de 80% eram alunos da Medcel Revalida. Portanto, venha se preparar para esse processo tão importante com quem realmente tem expertise no assunto.   Acesse nosso site e garanta já a sua inscrição em um de nossos cursos.   


Conteúdos exclusivos

Tudo sobre a prova prática do Revalida

Tudo sobre a prova prática do Revalida

Faça o login para baixarBaixar

Você sabe a resposta dessa questão?

Alternativa incorreta...

Quer saber a resposta?

Faça seu login ou cadastre-se e continue a treinar seu conhecimento

Faça o seu cadastro

Cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos Medcel

Ver política de privacidade
Coach de Aprovação

Mais vistos