A

s provas de Residência Médica estão chegando, e nós sabemos que esse é o momento daquele frio na barriga! Mas, calma, apesar de ser uma fase que envolve muita pressão e expectativas, estamos aqui para te lembrar que é possível passar por essa reta final de forma eficiente.

Exatamente! Para passar em Residência Médica, tão importante quanto estudar todo o conteúdo, é fazer uma revisão ativa, que se encaixe na sua rotina e retome pontos realmente importantes.  

Nesse post, você vai ter várias dicas valiosas de como fazer uma revisão matadora. Vamos lá?

Aproveite e leia também: Residência Médica: como me preparar para a temporada de provas?

Por que revisar?

Você já ouviu falar na Teoria de Ebbinghaus e na curva do esquecimento? Hermann Ebbinghaus foi um filósofo alemão e pioneiro nos estudos sobre a memória. No século XIX, ele realizou uma série de experimentos e percebeu que, conforme o tempo passa, há uma maior tendência em esquecermos o que foi estudado.  

Por exemplo, um assunto que você tenha estudado agora, você vai acabar esquecendo cerca de metade dele depois de 20 minutos. Um dia depois, quase 70%! Ou seja, revisar é uma etapa de muita importância no aprendizado e não deve ser negligenciada.  

Qual é o melhor método para fazer revisão?

Facilidades e dificuldades são questões muito particulares. Ou seja, um método que foi muito positivo para a Cláudia, pode não ter sido tão bom assim para o Marcos. Nesse sentido, nós fizemos um compilado das melhores técnicas de revisão para que você decida qual delas se encaixa melhor no seu cotidiano.

DICA 1: Revisão por artigos e atualidades

Em uma de nossas lives, a professora da Medcel, Karina Hatano, comenta como é importante que o aluno esteja inserido no universo da Medicina para assimilar ainda mais o conteúdo. Quando passar por algum assunto, em especial os que você tem mais dificuldade, pegue para ler uma diretriz recente que tenha saído ou uma notícia. Ver aquele tema sob outro ângulo, pode ajudar o seu cérebro a interpretá-lo de uma forma diferente, facilitando a memorização.

E essa imersão em atualidades não precisa ser algo pesado, viu? Um bom exemplo é assistir a Série de Residência Médica da Medcel, produzida especialmente para alunos da Medcel que queiram passar por temas que são comuns, tanto nas provas, quanto no cotidiano médico de forma leve e descontraída.

DICA 2: Resumo por tópicos

O resumo é um amigo de longa data dos estudantes, mas, cuidado: o resumo para a prova de Residência Médica não deve seguir a mesma linha dos resumos que você fez ao longo da graduação — cheios de texto e de informação.

É importante que o seu resumo siga os seguintes pontos:

DICA 3: Revisão por questões

A revisão por questão é um método muito valioso, isso porque, além de revisar o assunto, você também está testando os seus conhecimentos na prática. Essa é uma maneira excelente para colocar o cérebro para funcionar e consolidar o conhecimento.

Nos cursos preparatórios da Medcel, você tem acesso a simulados e banco de questões para treinar para a prova da sua instituição de preferência. Você pode determinar a quantidade de questões que deseja fazer, fazer provas anteriores ou fazer nossos simulados exclusivos — que te mostram como foram suas estatísticas de desempenho. Incrível, né?

DICA 4: Caderno de erros e feedbacks

O “caderno de erros” é uma metodologia muitas vezes deixada de lado, mas ajuda (e muito) na assimilação do conteúdo. Aqui, você separa todas as questões que ficou em dúvida ou não soube responder e as transfere corrigidas para um caderno (físico ou digital). Isso evidencia os temas que você tem maior dificuldade e facilita a compreensão.

DICA 5: A Técnica de Feynman

A Técnica de Feynman consiste em uma metodologia para ajudar na memorização. Resumidamente, ela segue os seguintes passos:

  • Escolha um tema que você esteja estudando e aprofunde-se nele;
  • Finja que você está explicando esse tema para uma criança — de maneira simples e direta para que ela possa entender tudo;
  • Identifique os pontos que você travou durante a explicação. Revise esses pontos até conseguir fazer a explicação com sucesso;
  • Reorganize as informações e anote apenas os pontos fundamentais.

Essa técnica é uma boa prática para se preparar para a rotina da Residência Médica, afinal, um médico precisa saber fazer uma boa comunicação com seus pacientes, levando informação de forma acessível para todos os públicos.  

Quer conferir essas e outras dicas, assista a live “Revisão Matadora” da professora Karina Hatano:

E, qual o melhor formato de conteúdo para a reta final?

Um vídeo curto para aquele intervalo no Internato ou uma aula de 30 minutos ao chegar em casa, ou fazer simulados de provas de Residência Médica, enquanto está indo para faculdade... Esses são alguns formatos de conteúdo disponíveis e você encontra todos eles na Medcel. Entre no nosso site e comece sua jornada com a gente!

Gostou deste post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba nossos artigos em primeira mão. Siga a Medcel nas redes sociais!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
8/11/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo