Q

ue tal aprender Medicina assistindo a uma série? Aposto que você pensou em Grey’s Anatomy, mas, nada disso. Com a Medcel você aprende com uma série produzida especialmente para estudantes de Medicina que estão passando pela Residência Médica e desejam aprender de forma leve e descontraída. Neste post, vamos contar todos os detalhes sobre a série Residência Médica criada pela Medcel para facilitar os seus estudos e contribuir com a sua carreira em Medicina através do entretenimento. Quer saber mais? Continue a leitura!

Os desafios da Residência Médica

A faculdade de Medicina exige esforço e dedicação que também se estende para o período de Residência Médica. Um dos grandes desafios é se preparar e estudar para as provas.

A Residência Médica proporciona mais experiência, a oportunidade de conquistar o título desejado, além de melhores oportunidades de trabalho e remuneração.

Contudo, para se sair bem nas provas é preciso se garantir nos estudos.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Residência Médica.

Como são as provas?

Normalmente, as provas de Residência Médica são dividas entre prova teórica, prática e uma entrevista. A prova teórica é a que possui maior peso para a nota final e apesar de não ter em todos os programas de Residência Médica, a prova prática pode ser decisiva em alguns processos.

Já a entrevista serve para conhecer o candidato em si, como acontece em entrevistas de emprego em que é preciso que o profissional esteja de acordo com as políticas e valores da instituição. Nesse momento, é hora de falar sobre suas expectativas, experiências e o motivo da escolha na área.

O nível de dificuldade das provas varia de acordo com a instituição e a especialidade. A preparação para as provas, no entanto, é primordial. Além dos estudos, é importante se preparar emocional e psicologicamente e contar com uma rotina de estudos equilibrada pode ajudar muito.

Formas diferentes de aprendizado

Será possível estudar enquanto se entretém com uma série? Sim, é possível! Os estudos podem ser muito desgastantes e cansativos, por isso, ter pausas e descansar o corpo é essencial para que seu rendimento não seja prejudicado.

Do mesmo modo, é válido ter formas diferentes de estudo que não envolvem apenas assistir aulas ou fazer exercícios, por exemplo. É claro que ambos são fundamentais para que você se saia bem na prova de Residência Médica, mas há outras formas de estudar.

Sabemos que nem todo mundo aprende da mesma forma, existem diferentes estilos de aprendizagem e ter autoconhecimento para identificar isso pode facilitar muito os seus estudos. Por exemplo, se você é mais expressivo e gosta de usar as palavras, explicar os conteúdos para si mesmo ou para outro pode ser uma forma melhor de absorver.

Leia também: Descubra o seu perfil de estudante

O mesmo vale se você entende melhor quando está estudando acompanhado ou sozinho. Seja como for, mesclar os diferentes estilos de estudo podem ajudar a manter o ritmo e garantir que você se prepare bem para as provas.

É pensando nisso que a Medcel disponibiliza os conteúdos de formas diferenciadas e dinâmicas com acesso a videoaulas, exercícios, podcasts e aulas ao vivo com interação. Para testar a plataforma de estudos sem pagar nada, é só clicar aqui e navegar por 7 dias.

Também há possibilidade de montar a própria rotina de estudos com o auxílio de um Orientador de Estudos. Porém, não é só isso, viu? A Medcel preparou uma série para que os estudos sejam aliados com um momento de entretenimento.

Como a série Residência Médica ajuda nos estudos?

A série Residência Médica conta com duas temporadas que acompanham o dia a dia dos médicos residentes. À medida que os episódios retratam casos reais e muito comuns na rotina de atendimento médico, você pode clicar na aba “Professor Explica” e acompanhar uma breve descrição sobre o que está acontecendo.

No primeiro episódio, por exemplo, temos uma paciente com suspeita de apendicite e o professor de Cirurgia Geral, Fábio Barbosa, relembra os sintomas e o diagnóstico dessa enfermidade. Assim, você pode se envolver na história, com os personagens que estão vivenciando uma realidade similar a sua e, com isso, aprender no processo.

Vale destacar que o aprendizado não é só a respeito dos diagnósticos e o que pode cair na prova, mas há muito a aprender sobre a relação médico-paciente, as dificuldades do sistema de saúde e dores, inseguranças e dramas pessoais de quem atua na Medicina.

Em resumo a série Residência Médica traz os seguintes benefícios:

  • Situações reais: Abordagens de casos intensos, representando o cotidiano médico.
  • Reforço teórico: Suporte teórico para as abordagens por meio de vídeos que ajudam a entender o diagnóstico.
  • Estudo e entretenimento: Aprenda com os desafios dos personagens, enquanto se envolve em uma trama intensa, em busca da resolução dos casos.
  • Focado na sua aprovação: 51 casos abordados sob a orientação de 17 professores.

Você irá acompanhar a resolução de 51 casos representando a realidade médica, enquanto mergulha nos desafios enfrentados pelos personagens que estão em busca de irem além dos diagnósticos.

Como assistir à série Residência Médica?

Para assistir à série Residência Médica você só precisa fazer o cadastro na plataforma para acessar. É simples e rápido, tudo o que precisa ser informado são seu nome, e-mail, celular e ano de formação. Depois de confirmar o código por SMS você já consegue assistir as duas temporadas disponíveis.

Ao realizar o cadastro na plataforma para assistir à série Residência Médica você ainda tem acesso a:

  • Webinars sobre os estudos e a carreira médica
  • E-books da Medcel
  • Quiz para treinar seu conhecimento
  • Material complementar
  • Área de comentários

Assista ao primeiro episódio agora mesmo!

Gostou desse conteúdo? Aproveite para compartilhar sobre a série Residência Médica com seus amigos e continue acompanhando os conteúdos do blog da Medcel para se atualizar sobre a carreira médica e ter ajuda nos seus estudos.

Postado em
24/3/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo