A

s bancas de provas, incluindo a do Revalida, costumam usar várias técnicas para confundir os candidatos e testar as suas habilidades, visto que as competências teóricas e práticas do médico formado no exterior estejam alinhadas às exigências correspondentes ao curso de Medicina do Brasil.

Portanto, é muito importante que o revalidando se familiarize com as regras e os padrões usados pela banca do Revalida INEP para não cair em pegadinhas. Para identificar essas pegadinhas na hora da prova, listamos 5 dicas do que é preciso ser feito. Continue a leitura para descobrir:

Aproveite para ler também: Revalida INEP: tudo sobre prova objetiva, discursiva e prática

1. Leia ao enunciado com atenção

Algumas questões exigem pensamento analítico do candidato. Muitas vezes as bancas gostam de incluir informações extras que são usadas para confundir o candidato, ou nas entrelinhas para dar a sensação de que algo está faltando. A nossa dica é: dobre a atenção aos enunciados mais longos e circule somente as informações mais relevantes.

2. Verifique se a pergunta está pedindo a resposta CORRETA ou a INCORRETA

Por incrível que pareça nosso cérebro tem a capacidade de se enganar muito fácil em situações inversas, como é o caso da resposta INCORRETA. Na maioria das vezes as perguntas são compostas por respostas CORRETAS, e, quando o inverso acontece, as chances de se confundir são maiores. Neste caso, atenção redobradas a essas pegadinhas que poderão surgir no Revalida INEP 2023. Escreva novamente no próprio enunciado qual tipo de resposta é preciso identificar, se é a CORRETA ou a INCORRETA. Isso pode te ajudar a não errar!

3. Atente-se às informações sobre o paciente (idade, etnia, gênero, histórico de doença, etc)

Algumas patologias são identificadas ou diferenciadas pelo perfil do paciente. Como, por exemplo, a Anemia Falciforme, que se manifesta na maioria das vezes em pessoas afrodescendentes, com alteração herdada do pai ou da mãe. Ou Lúpus Eritematoso Sistêmico, que caracteristicamente afeta mais mulheres. Ou Hérnias Inguinais que tem como público-alvo: os homens. Claro, isso não é via de regra, há exceções que podem cair como pegadinhas durante a prova do Revalida. Portanto, toda atenção ao estereótipo do paciente é bem-vinda.

4. Elimine as alternativas menos prováveis

Erros propositais: a banca vai te confundir com as alternativas e isso é estratégico. Distrações são inseridas com respostas bem parecidas para deixar o candidato confuso e incapaz de identificar o erro.  Anote aí essa dica: elimine a resposta menos provável e, depois, escolha a conduta mais assertiva como resposta e, acerte o gabarito. Sabemos que, na prática, não é tão simples, porém, é uma das maneiras de você responder com maior possibilidade de acerto.

5. Esteja atento às atualizações e diretrizes, principalmente do SUS

As pegadinhas surgem nas provas de todas as formas, e uma delas é por meio de condutas quanto às leis e diretrizes. No caso do Revalida INEP, questões ligadas ao SUS podem cair com maior frequência. Atente-se ao período informado no enunciado e esteja atento às atualizações das leis, principalmente do SUS. Se for o caso de erro da banca, é possível pedir recurso para anulação da questão, quando a resposta correta estiver relacionada a algum procedimento antigo ou desatualizado.

Aproveite para assistir à live de recurso do Revalida INEP 2022.2, os nossos docentes estão sempre atentos e auxiliam os alunos nas questões que precisam ser reavaliadas.

E aí, como está a sua preparação para a prova do Revalida INEP 2023?

Ainda não começou? Então acesse www.medcel.com.br e encontre o curso ideal para você ter acesso a mais dicas de como se preparar para prova do Revalida. Experiente 7 dias grátis!

Cadastre-se para receber a nossa newsletter em primeira mão e siga a gente nas redes sociais @MedcelRevalidaBrasil

REFERÊNCIAS

Doença falciforme é um dos distúrbios genéticos mais comuns no Brasil.

Disponível em: https://hospitalsiriolibanes.org.br/blog/hematologia/doenca-falciforme-e-um-dos-disturbios-geneticos-mais-comuns-no-brasil

Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Disponível em: https://reumatologiapr.com.br/lupus-eritematoso-sistemico/

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/2/23
na categoria
Revalida

Mais sobre 

Revalida

ver tudo