S

abemos que estudar Medicina não é fácil, e estudar para as provas de Residência Médica é menos ainda. A rotina intensa da faculdade, do internato, dos plantões e até mesmo dos cursinhos tradicionais, gera um nível de ansiedade muito grande, fazendo com que o estudante se sinta sempre atrasado ou com sentimento de culpa e vergonha. A sociedade classifica o médico como um herói e, o autocuidado, muitas vezes, é negligenciado até mesmo entre os colegas de profissão.

Você, como médico ou estudante de Medicina, já deve ter presenciado casos próximos de pessoas com crises de ansiedade ou até mesmo Burnout, que muito provavelmente foram desencadeados devido à pressão da intensa rotina de estudos ou por longas jornadas de trabalho. E é o que queremos alertar você nesse artigo: a se cuidar melhor e permitir uma qualidade de vida satisfatória, sem comprometer a sua saúde mental.  

Leia mais: Burnout no ambiente de trabalho: tudo que médicos precisam saber

Mas a pergunta que nós deixamos aqui é: o que você tem feito para a sua saúde mental?

A sobrecarga de atividade daqueles que estudam 20 horas ou mais ao dia, sem o mínimo de descanso possível, pode trazer sérios riscos a sua saúde mental, causando impacto no desenvolvimento da vida pessoal e profissional. A prática de estudos realizada repetidas vezes, sem equilíbrio emocional, pode acender uma luz de alerta, em que é preciso mudar de hábito, pois, antes de cuidar do outro, é preciso cuidar de si mesmo.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para você praticar o autocuidado durante a preparação para as provas de Residência Médica:  

Dica 1 – Aprenda a fazer pausas e descubra um melhor ritmo de estudos, principalmente na reta final dos concursos de Residência Médica.  

Dica 2 – Estude em grupo e compartilhe suas dificuldades com um colega que esteja na mesma fase que você. Assim, é possível dividir e complementar os conteúdos de estudo.

Dica 3 – Pratique uma atividade preferida. Os hobbies ajudam e muito na saúde mental, ainda mais se praticados entre duas ou mais vezes na semana.

Dica 4 – Permita-se não fazer nada de vez em quando. Segundo a psicóloga Michelle Lage, “o ócio cumpre não apenas uma função psicológica, como também social. Isso porque ele ajuda na nossa reposição física e mental, permitindo não apenas uma conexão melhor com nós mesmos, como também nos auxilia a equilibrar a nossa vida”.

Dica 5 – Priorize seu sono. O sono é reparador. Dormir bem reduz o estresse, melhora o humor, a disposição e o raciocínio, que nós sabemos que nesta fase pré-prova é fundamental.

Priorize-se!

Não espere chegar no esgotamento emocional para começar a praticar o autocuidado, porque esse hábito é fundamental para o resto da sua vida. Insira esses e outros cuidados de saúde mental na sua rotina e certamente você terá sucesso na preparação para as provas de Residência Médica, deixando o processo muito mais leve. E, lembre-se: você não está sozinho! Se precisar de ajuda, converse com alguém de confiança ou procure a ajuda de um colega profissional.  

Assista à live Setembro Amarelo: precisamos falar sobre saúde mental com o convidado Vitor Henrique Oliveira, médico ginecologista.

Gostou deste artigo? Saiba sobre os temas mais cobrados na Residência Médica da UERJ aqui!

Compartilhe com seus amigos e cadastre-se na nossa newsletter para receber os posts em primeira mão.

Para mais dicas, siga a Medcel nas redes sociais pelos links ao lado ou abaixo.

Leia também sobre Residência Médica em Pediatria.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
21/9/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo