Hey, tudo bem?

A Incontinência Urinária (IU) é definida como qualquer tipo de perda involuntária da urina. Os principais tipos são incontinência por esforço, incontinência por urgência e incontinência mista. Pode ser encontrada na maior parte das mulheres com mais de 60 anos de idade e é muito comum na prática. É bom ficar de olho em tipos, fatores de risco, quadro clínico, exame físico, exames complementares e tratamentos. Então bora saber mais sobre esse assunto!

Tipos de incontinência urinária

Para que não ocorra perda de urina, deve haver uma pressão intrauretral superior à pressão intravesical (PIV) junto com uma estabilidade de contração do músculo detrusor. Os principais tipos de IU são: IU por esforço, por urgência e mista.

Leia também: Insuficiência Renal: entenda mais detalhes da doença e o tratamento indicado

Incontinência urinária por esforço

A IU por esforço é a perda de urina pelo meato uretral que ocorre quando a PIV excede a pressão máxima de fechamento uretral na ausência de contração do músculo detrusor. Ocorre durante um aumento da pressão abdominal — como em exercício físico ou ao tossir. Outro exemplo é o enfraquecimento do esfíncter uretral intrínseco por menopausa.

Incontinência urinária por urgência — Bexiga hiperativa

A IU por urgência, também conhecida como bexiga hiperativa, é caracterizada pela necessidade súbita e intensa de urinar, seguida de perda involuntária ou não de urina. Pode estar associada a contrações involuntárias e incontroláveis da bexiga. A fisiopatologia não é muito clara, representando um grupo heterogêneo de pacientes. É geralmente associada a outros sintomas urinários, como noctúria e polaciúria.

Incontinência urinária mista

A IU mista é a associação dos dois tipos de incontinência urinária.

Fatores de risco para IU:

Fonte: acervo Medcel.

Quadro clínico

O quadro clínico pode ser dividido em sintomas de esforço e sintomas de urgência. Os sintomas de esforço ocorrem após qualquer manobra de aumento da pressão abdominal (tossir, rir, espirrar etc.). Os sintomas de urgência são caracterizados pelo desejo repentino de urinar que pode ou não ser seguido de perda urinária. O sintoma é a perda urinária involuntária. O sinal é a perda efetiva de urina.

No exame físico, deve-se investigar prolapsos genitais, rotura perineal, avulsão do elevador do ânus e reflexos nervosos. Para avaliar a IU propriamente dita, pode-se solicitar que o paciente realize a manobra de Valsalva para verificar perda urinária, embora possa não ocorrer.

Após anamnese completa e exame físico, deve ser pedida urina tipo 1 com urocultura para excluir o principal diagnóstico diferencial — Infecção do Trato Urinário (ITU) . Após a exclusão, deve ser solicitado ou pode ser necessário realizar o estudo urodinâmico (EUD), que avaliará a atividade detrusora e do fluxo urinário durante o enchimento e esvaziamento vesical. Esse teste é necessário para distinguir a IU de esforço da IU de urgência.

Causas e diagnósticos diferenciais

As principais causas e diagnósticos diferenciais são:

Tratamentos

Com relação aos tratamentos, na IU de esforço, deve-se realizar fisioterapia, estrogênio, terapia — tópica ou sistêmica, nas mulheres pós-menopáusicas —, duloxetina via oral em doses altas ou tratamento cirúrgico em últimos casos. Na IU de urgência, são feitos dieta, treinamento vesical e anticolinérgicos — oxibutinina, tolterodina, darifenacina e solifenacina.

Bons estudos!

Leia mais:
O que faz um urologista?

Como abordar infecção do trato urinário de repetição em mulheres? - PEBMED
Infecção Urinária em Crianças: Diagnóstico

Estude para as provas com a Medcel!

A MEDCEL tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente. 

Referências:

ASHMEAD, Julee. Types of Incontinence medical health vector illustration. [20--?]. 1 ilustração. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/types-incontinence-medical-health-vector-illustration-2317482181. Acesso em: 12 jun. 2024.

PATTARAWIMONCHAI, Orawan. Bladder with urine illustration on female body against gray background. Woman have bladder problems include urinary tract infections, urinary incontinence or urinary retention. Human urinary system. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/bladder-urine-illustration-on-female-body-2291099805. Acesso em: 12 jun. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
18/6/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo