Hey, tudo certo aí?

O lipedema é uma doença crônica pouco conhecida que tem como característica o acúmulo anormal de tecido adiposo, geralmente nas pernas e ocasionalmente nos braços. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo, aproximadamente 11% das mulheres são acometidas pelo lipedema. Cuidado para não o confundir com o linfedema, que não é a mesma coisa. Este ano, tem sido cobrado em algumas provas, então bora ver esse assunto e detonar!

O que é lipedema e suas causas

O lipedema é mais comum em mulheres do que em homens e, muitas vezes, desenvolve-se durante períodos hormonais significativos, como a puberdade ou a gravidez. O lipedema tende a afetar bilateralmente e simetricamente, resultando em um padrão específico de acúmulo de gordura que pode causar dor e sensibilidade nas áreas afetadas.

Embora as causas exatas do lipedema não sejam totalmente compreendidas, acredita-se que fatores genéticos e hormonais desempenhem papel importante em sua etiologia. Além disso, a influência do sistema linfático pode contribuir para o desenvolvimento e a progressão da condição. Pode ser confundido com obesidade, porém a gordura do lipedema é diferente, pois forma nodulações no subcutâneo com fibrose em volta, com componentes inflamatórios e vasculares — por isso dói e rompe os vasos sanguíneos, causando hematomas.

Leia mais: Acidente Vascular Encefálico: principais tópicos para as provas

Sintomas e diagnóstico do lipedema

Os sintomas típicos do lipedema incluem aumento progressivo do volume de gordura nas pernas, sensibilidade ao toque, sensação de peso nas extremidades afetadas e, em alguns casos, desenvolvimento de hematomas espontâneos. À medida que a condição progride, pode levar a complicações como distúrbios circulatórios, infecções cutâneas recorrentes e redução da mobilidade. O diagnóstico é clínico.

Estágios do lipedema

Conforme a progressão da doença, o lipedema é classificado em quatro estágios:

Tratamento do lipedema

O tratamento do lipedema visa, principalmente, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Isso pode incluir uma combinação de medidas conservadoras, como terapia de compressão, exercícios específicos, dieta balanceada e cuidados com a pele. Em casos mais graves ou quando as medidas conservadoras não são eficazes, procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração tumescente, podem ser considerados para remover o excesso de gordura e melhorar a aparência estética das áreas afetadas. É importante ressaltar que o lipedema é uma condição crônica e não tem cura definitiva.

Diagnósticos diferenciais: lipedema e linfedema

Com relação aos diagnósticos diferenciais, há o linfedema, uma doença na qual o fluido linfático não é drenado adequadamente, levando ao acúmulo de líquido nos tecidos. Isso geralmente resulta em inchaço, mais comumente nas pernas e nos braços. O quadro clínico é semelhante, mas o linfedema costuma ser unilateral. O sinal clínico que mais diferencia o linfedema do lipedema de membros inferiores é a ausência de pregueamento digital no linfedema.

Bons estudos!

Leia mais:‍ Especialidade em Angiologia: o que é na Medicina

Ainda dá tempo de se preparar para as provas! 

Prepare-se para as provas com a Medcel! Nosso conteúdo é 100% focado nos assuntos mais quentes dos concursos médicos. Além disso, temos um Dashboard de desempenho que indica a sua evolução individual, um banco de questões atualizado, lives periódicas para tirar suas dúvidas, simulados na íntegra ou personalizáveis e muito mais!

Entre em nosso site e teste a nova plataforma por 7 dias grátis!

Referências:

CINI, Angela. Lipedema Silhouette Illustration with Woman with Normal and Lipedema Stages. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/lipedema-silhouette-illustration-woman-normal-stages-2369765219. Acesso em: 5 jun. 2024.

PEPERMPRON. Leg lipedema weight loss for Oedema and lipoedema cellulitis. [20--?]. 1 fotografia. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/leg-lipedema-weight-loss-oedema-lipoedema-2245432561. Acesso em: 5 jun. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
6/6/24
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo